Roma em Dezembro 2017

Roma em Dezembro 2017, prepare-se antes de vir! Saiba sobre a temperatura, o que trazer na mala e o que fazer.

Roma em Dezembro 2017

 Temperatura no Inverno em Roma

Entrando no profundo Outono (é sim, por que o início oficial do inverno é dia 21 de Dezembro), os dias estão ficando sempre mais curtos e portanto escurece cedo, o por do sol acontece em torno às 16:45h! As temperaturas médias são de 11 °C e de noite abaixa bastante, veja o post com a descrição sobre a temperatura em Roma

Praça Navona, chuva, Roma em Dezembro 2017
 
Então, o que usar no outono romano, que para os brasileiros pode ser considerado um inverno? Começamos de baixo para cima: sapatos impermeáveis e com sola bem isolante. Se tiver um sapato que sabe que escorrega na umidade, deixe em casa, pois em Roma tem paralelepípedos e assim você evita de deslizar pelas ruas. Vou em todos os lugares de tênis, mas coloco sapatos para ir aos museus – é o meu jeito, pois obviamente não tem problema ir de tênis a museus!

Roma em Dezembro 2017, Verduras de inverno

Eu sou a adepta número um das roupas de esqui por baixo: meias grossas e camisetas quentes, naturalmente em modalidade cebola, com várias camadas. Relembro que a sensação climática aqui é às vezes mais intensa do que o número indicado no termômetro, pois a cidade é úmida. Calças de lã ou veludo grosso podem ser uma boa pedida. Camisetas, camisas, coletes de lã e malhas quentes é a clássica série para friorentos como eu. 

Roma em Dezembro 2017

Em Dezembro chove, mas menos do que em Novembro – apesar dos meses têm sido bem atípicos... em todo o caso um casacão impermeável liquida o problema do frio e da chuva e deste jeito, ocupa menos espaço na mala. Viaje leve, sinta-se confortável, você vai ver coisas lindas e é importante que se preocupe com o que vai ver, eventualmente mais do que como vai ser visto – claro, cada um cada um.... Pode ser que seus dedinhos fiquem muito frios tirando fotos: traga luvas para não ter que parar de clicar por causa do frio! Mantenha o calor com um bom cachecol e não se esqueça que um chapéu ou gorro, quase obrigatório quando sopra a “tramontana”, um vento gelado que faz com que você esqueça que está num país mediterrâneo!

Roma em Dezembro 2017, COliseu de noite com frio

O que comer em Roma de diferente em dezembro


Duas coisas que amo voltm para as mesas: alcachofras (mesmo quem não gosta, experimente pois aqui é um pouco diferente do que você está acostumado) e chicoria, uma verdura escura da qual aproveitamos as folhas e tem um sabor levemente amargo. Normalemente é servida “ripassata in padella”, isto é refogada com alho e chili. 
 
Chicoria


Uma variação (bem diferente no gosto e na aparência) são as minhas amadas “puntarelle”, uma variedade da chicoria, servida crú com alho e anchovas.

O que ver em Roma em Dezembro 2017


Roma está com uma mega-exposição do grande Bernini (1598-1680). Se sair de Roma sem saber quem é este artista, é como não ter vindo à Roma! Compre seus ingressos com antecedência e visite a expo na Galleria Borghese! Uma outra mostra importante deste período é Arcimboldo (1527-1593), pintor manierista conhecido por fazer aqueles retratos compostos por frutas e verduras; pro pessoal que gosta de pintura e alquimia. Em dezembro também tem o tadicionalissimo mercadinho de Natal da Piazza Navona e o momento de acender o menorah da Praça Barberini. 

Roma em Dezembro 2017, Mostra Galeria Borghese, Bernini em Roma

Dia 08.12 tem o grande feriado da Ascensão de Maria (Museus Vaticanos estarão fechados) e o papa eleva a tradicional coroa de flores em homenagem à Virgem, ajudado pelo corpo de bombeiros – evento que tende a preencher cada centímetro da praça Mignanelli!

Roma é linda e oferece muito em todos os meses do ano, aí estão os eventos principais de Dezembro 2017!

Marcadores: , , ,