quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Clima de Roma

A cidade de Roma está localizada a uma altura média de aproximadamente 20 metros acima do nível do mar, em uma vasta planície, limitada a oeste pela costa do mar Tirreno e ao leste com as primeiras cadeias montanhosas dos Apeninos.

Em geral, podemos dizer que o clima de Roma é temperado, com valores muito suaves no litoral, e moderadamente frio, especialmente no inverno nas áreas internas - Roma é uma cidade muito úmida!


Vamos ver mais ou menos a descrição das estações e o que vestir em cada período:

Primavera:



Primavera em Roma, alcaparra floresce em Maio-Junho
Flor de alcaparra

Esta época em Roma pode ser muito variável. A instabilidade do ar dá origem a fenômenos e locais de intensas trovoadas. Em geral, de manhãzinha é frio, na hora do almoço é quente, temperatura que chega à 20, 21°, mas depois cai com a tarde. É o período onde temos que prestar mais atenção em não nos resfriar!
O início da Primavera traz temperaturas ainda baixas de manhã e ao cair do sol, mas a temperatura aumenta com a ascenção do sol, para depois cair de novo.  

Março é o mês apelidado de "Marzo pazzo" , isto é o Março louco de Roma, pois pode ter chuva de granizo, solzão, ou ser cinza e chuvoso. A temperatura mínima é de 6° e a temperatura máxima de  18°. Temos que nos vestir com várias camadas para nos sentirmos bem ao longo do dia.

O início da Primavera tem muito vento, fazendo com que o clima seja instável, com o avanço da época a temperatura é estabilizada e o clima é ameno.
Em maio, o clima tende a se estabilizar, com ondas de calor possível e tempo claro intercaladas com um friozinho nas horas mais altas da tarde.


Primavera em Roma, como se vestir em Roma - Patricia no Jardim de Nifa
Eu vivo com casacos e malhas penduradas na bolsa no final da Primavera

Passeio nos arredores de Roma, clima em Roma
Aqui com este grupo, estávamos nos lagos, a ~350m sobre o nível do mar; mesmo com sol pode ter um arzinho mais fresco; repare: cada uma sente a mesma temperatura em um modo completamente diferente da outra!


Como vestir-me na Primavera:

Jeans ou uma calça de lã fina podem dar conta do recado. Se forem friorentos, tem que usar uma ceroula e camisetinha embaixo da camisa para esquentar!
Em Abril chove muito, é bom ter uma capa daquelas levinhas que a gente coloca na bolsa; naturalmente sapatos fechados, bons para caminhar são o ideal!

Em Maio as chuvas devem ter parado e as temperaturas na hora do almoço aumentam bastante; a gente tira o casaco, malha e pode ficar de camiseta! Com o passar das horas, lá pelas 16h, 17h, começa a esfriar de novo e a gente veste tudo. De noitinha ainda pode ficar frio, e apesar de já vermos muitas mesinhas de restaurantes na rua, de noite ainda faz frio!

A primeira metade de Junho já é praticamente "verão". O tempo têm estado muito louco, não como era antigamente, mas este período já começa a ser bem quente! Camisetas e até bermudas podem ser necessárias. Aqui a gente caminha muito pela cidade inteira -  por isso aconselho sempre sapatos confortáveis para não cansar nem machucar os pés.

Ah! Sapatos novos em viagens: cuidado ao comprar sapatos novos para a viagem, pois eles podem causar bolhas e darem trabalho em viagem. Se comprar sapatos para a viagem, amacie antes e veja se ele aguenta o tranco!

Verão:

O início do verão é muitas vezes perturbado por freqüentes incursões de ar frio a entrar em contacto com o ar quente perto do Tirreno dar origem a tempestades e violentos que ocorrem principalmente no mês de junho. Apesar desta ocorrência ter sido muito comum no passado, com a mudança climática, Junho e Maio, se apresentam como ótimos meses para visitar a Cidade Eterna. A partir de Julho há uma estabilização da temperatura, com sol e ventos calmos.

A alta pressão que garante um elevado número de horas de luz do dia e, assim, um consequente aumento da temperatura do ar (que entretanto não é diretamente aquecido pela luz solar, mas que é aquecido pelo calor contido no pavimento) provoca um efeito de rotação e compressão ar-se em camadas mais baixas. Em consequência disso, podemos ter um aumento de temperatura, causado também pela umidade; pode ser cansativo ficar muitas horas exposto ao sol e à umidade.


O final de Junho, Julho e Agosto têm tido temperaturas muito quentes, que podem chegar à 37°C e noite também bem quentes.


Como vestir-me no Verão de Roma:

Quando o verãozão chega, bom mesmo é estar de bermuda, shorts ou vestido de alcinha... mas lembrem que você só pode entrar nas igrejas com ombros e joelhos cobertos, isto é, para entrar em 99% do patrimônio cultural do centro-histórico você tem que ter (no caso dos homens) uma camiseta e uma bermuda abaixo dos joelhos, e no caso das mulheres um lenço para cobrir os ombros; minissaia nem pensar! Na verdade, até chinelos de dedo (amados pelos americanos) "não são bem vistos" pelos responsáveis das igrejas; nos lugares muito cheios de gente, como por exemplo a Capela Sistina ou a Basílica de São Pedro, você pode tomar pisões no pé nada agradáveis! Reflita se chinelo é sapato para ir a museus!

Aposte nos tecidos leves, cubra a cabeça e se possível, tenha também um chapéu ou boné para as horas de sol quente, isto é, das 09h às 17h!

Verão em Roma, como se vestir
Com as amigas indo passear nos lagos - olha, direi que aí até falta um chapeuzinho!

Guia de Turismo nos Museus Vaticanos
Evite vestidos com ombros descobertos, poderia ter dado problema na entrada dos Museu Vaticanos!

Outono:

No final da temporada de verão no mês de setembro, a circulação atmosférica assume uma forte instabilidade. Nessas situações, Roma é afetada por uma queda de temperatura, seguida ao longo da temporada por uma diminuição progressiva da pressão e um aumento significativo na precipitação, com um pico em novembro (112 milímetros), o que pode fazer com que as temperaturas mínimas subam poucos graus e haja um leve aumento da temperatura média. À medida que entramos na estação, principalmente no final de novembro e início de dezembro, a cidade é muitas vezes mais exposta à invasões de ar frio, principalmente do Norte / Nordeste, que trazem uma redução considerável na temperatura, ventos fortes e céu claro. Podemos ter dias lindos com sol, apesar do frio.


Como  vestir-me no Outono de Roma:

O Outono aqui em Roma é maravilhoso, pois não faz aqueeele frio - lógico, a temperatura cai, mas uma malha basta para o início e o final do dia, pois na hora do almoço o sol ainda esquenta bem!

passeio de noite em Roma
Passeando por Roma de noite

De noite,  no começo de Outubro, já me vesti errado e passei frio! O pessoal é que se vestiu bem: precisava de uma malhinha, pois apesar da temperatura não estar muito fria, quando venta a gente sente frio, sim!

Olha esta foto que fizemos quando comemoramos o aniversário de Giulia, a minha melhor amiga, nos primeiros dias de Novembro, na área arqueológica da Villa dei Quintilli:

pic nic em Roma
Fazendo um pic nic entre as ruínas

Inverno:

Depressões no início da época são freqüentes e intensas que se originam no Golfo da Ligúria e afetam o clima de Roma. Com o avanço da temporada diminuem gradualmente para um mínimo em Janeiro, que têm um certo nível de pressão alta. E assim foi por muitos anos. O que temos observado é uma estação muito chuvosa. Em 2009 choveram 88 dias durante o inverno!


Não é comum nevar, mas o frio às vezes é como um frio de neve, sentimos o cheiro que chega da regiãos dos lagos!

O mês seguinte, fevereiro é muitas vezes caracterizado pela predominância de alta pressão, resultando em fortes incursões de ar frio da Sibéria, resultando em uma diminuição na temperatura, ventos que limpam o céu da nuvens e proporcionam uma luz particularmente intensa perto das horas em torno ao meio-dia, com possibilidade de ver as montanhas de Frascati do centro de Roma.


Nesta situação, os Apeninos desempenham um papel crucial, uma vez que divide o Tirreno do Adriático, favorecendo um forte vento frio com céu limpo na "metade" do Tirreno e chuva forte e neve na parte "Adriática".


Como vestir-me no Inverno de Roma:

No Inverno tem muita chuva aqui! Sapatos impermeáveis, malhas e capas são normalmente necessários. Às vezes o céu limpa e dá dias lindos, mas a tramontana, uma corrente de vento muito frio que chega do norte, pode atacar a qualquer momento, e aí a gente gela mesmo. Ceroulas "obrigatórias", meias grossas de lã, botas e casacão impermeável por cima de tudo e não tem outro jeito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário