Visitar os Museus
Vaticanos é uma experiência incrível, pois é uma oportunidade de
passear nos palácios dos Papas, conjunto de edifícios que tem a sua
origem no VI século e que adquiriram grande importância a partir do
retorno dos papas de Avignon, em 1377.
Muitos afrescos dos tetos
dos corredores dos papas são a grande surpresa para quem vem pela
primeira vez à Roma para ver a Capela Sistina, ou as
Salas de Rafael.
Na sala dedicada a
Apolo e às Musas (onde está exposto o famoso Torso do
Belvedere), temos várias esculturas em mármore que vêm de
diferentes mansões romanas antigas com representações de Apolo,
diferentes musas inspiradoras e filósofos.
O afresco é de Tommaso Conca, que cresceu na oficina de pintura do tio, considerado um pintor caravaggesco, Sebastião Conca, cujos afrescos vemos em várias igrejas de Roma (Santa Cecilia, São Clemente).
O tema dos afrescos desta sala também se referem à estórias do deus pagão, Mársia e às suas acompanhantes, em clima do Barroco tardio, anunciando o classicismo romano. Essa sala dos museus, por não ser de proporções gigantescas, é a primeira que nos envolve completamente com esculturas de valor inestimável, e dadas às suas dimensões e forma, nos convida à observar o teto com anteção.
O afresco é de Tommaso Conca, que cresceu na oficina de pintura do tio, considerado um pintor caravaggesco, Sebastião Conca, cujos afrescos vemos em várias igrejas de Roma (Santa Cecilia, São Clemente).
O tema dos afrescos desta sala também se referem à estórias do deus pagão, Mársia e às suas acompanhantes, em clima do Barroco tardio, anunciando o classicismo romano. Essa sala dos museus, por não ser de proporções gigantescas, é a primeira que nos envolve completamente com esculturas de valor inestimável, e dadas às suas dimensões e forma, nos convida à observar o teto com anteção.
Uma curiosidade é a
Galeria dos Candelabros, sala dedicada ao Papa Leão XIII,
descrito como “o papa da Revolução Industrial” e o primeiro que
refletiu sobre a função social da instituição Igreja: aqui temos
afrescos de Domenico Torti e Ludovico Seitz que representam este papa
e uma máquina fotográfica, pois ele foi o primeiro papa a ser
fotografado! Ééééé, os papas sempre estiveram a par dos grandes
acontecimentos e não podiam deixar de registrar este fato em maneira
monumental!
Outros afrescos que
impressionam muito o visitante são os falsos relevos da Galeria
das Tapeçarias, que foram realizados por ordem de Pio VI, em
1789, com alegorias do seu pontificado.
E se até aqui estamos já
de boca aberta, a Galeria dos Mapas será responsável por uma
das maiores emoções dos Museus, pois seu teto é decorado por uma
combinação de figuras em gesso e afrescos que representam milagres
que aconteceram em várias regiões da Itália, realizados por Cesare Nebbia e Girolamo Muziano, por ordem do Papa Gregório XIII Buoncompagni.
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Grande Patrícia. Sempre trazendo conhecimento. Parabéns.
ResponderExcluirGrande Patrícia. Sempre trazendo conhecimento. Parabéns.
ResponderExcluirObrigada, Maria! É sempre um prazer saber que você continua acompanhando o blog. Um abraço!
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