Antes de inciar de falar
de uma das maiores preciosidades que o viajante encontra em
Roma, a
c
onstrução das primeiras igrejas cristãs,
gostaria de fazer mais uma observação a respeito da arte encontrada
nas catacumbas, assunto que já foi tratado em alguns outros posts.
A âncora, em lastra sepulcral
A
partir do II século surgiram na península italiana e no norte da
África, em terrenos muitas vezes cedidos à jovem comunidade cristã
por famílias abastadas, os primeiros cimitérios cristãos. Estas
estruturas foram realizadas com pouco planejamento arquitetônico e,
praticamente, as condições do terreno em que se cavava os longos
corredores e loculi
(cavidades onde se depositavam os defuntos) eram o único fator
determinante para a sua reliazação. A soma de todos os longos
corredores das catacumbas em Roma é calculada em aproximadamente 100km.
O peixe, lastra sepulcral de catacumba
Mapa dos corredores de
catacumbas nos arredores da
Via Appia
Nestes
corredores, as paredes das catacumbas são cheias de loculi,
que eram sigilados com uma lastra de pedra ou de cerâmica, decoradas
com inscrições e desenhos rudimentares sobre uma fina camada de
reboco. E é essas iconografia que eu adoro e acho o máximo que você
tenha a oportunidade de ver, numa viagem à Roma.
O "orador", iconografia também muito comum das catacumbas
O
cristianismo encontra um terreno fértil na civilização romana, que
tinha atingido o ápice da sua habilidade e narrativa na escultura e
na pintura em esculturas como o Laooconte, como o arco de Settimio
Severo, representações em sarcófagos, obras como a coluna de
Traiano ou os afrescos da Casa de Lívia e é nesse contexto que a
nova religião vai desenvolver as suas características, junto com a
herança da cultura hebraica. Olha só que interessante e que momento
explosivo
na História da Arte o encontro frontal da cultura judaica com a
cultura pagã!
Cristo entre os doze apóstolos, afresco em catacumba
Os
primeiros símbolos utilizados serão a âncora e o peixe "ICHTYS", "Jesus Cristo Filho do Deus Salvador", do grego Ἰχθύς, Iesùs CHristòs THeù HYiòs Sotèr; a simbologia de algumas corporações e alguns mitos pagãos serão
“adaptados” às histórias do evangelho e servirão de ponte para
esta nova arte e aos poucos serão introduzidas histórias do Antigo
e do Novo Testamento.
Todos as representações destes temas têm
como pano de fundo a salvação e ressureição da alma.
Afresco nas catacumbas e grupo caminhando nos corredores.
Fiel
ou não, éssa é uma das mais fascinantes viagens da sua viagem à
Roma!
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