Assis Medieval

Bate-e-volta Assis, para ver uma cidade medieval com "alguma coisa a mais"

Assis é uma cidade que manteve a estrutura urbanística medieval, as casas e os palácios feitos em pedra, com as sacadas cheias de floreiras, muito bem cuidadas pelos habitantes. Para quem tem mais familiaridade com as cidadezinhas da França, Assis poderia ser comparada com St-Paul-de -Vence: é uma cidadezinha pitoresca, no alto de uma montanha de 450m sobre o nível do mar (bem mais alta que a cidade francesa), circundada por ciprestes, vinhedos e campos cultivados por cereais e grãos.

Bate-e-volta Assis, cidade medieval

Assis, ruas e edifícios medievais


Ir à Assis é uma experiência sempre especial, pois além da cidade ter mantido a estrutura e edifícios medievais, é a cidade onde nasceu São Francisco, que, mesmo para quem não é católico, há de convir que a atmosfera desta cidade é única.

Praça Catedral de São Rufino

Ir de trem
Para ir de trem é muito fácil, apesar da ligação ser feita com um trem Regional direto, e não com um Intercity, que teria facilitado ainda mais a nossa vida, mas partimos com o trem das 07:58h e às 10:07 descemos em Assis! Se pegar o trem das 16.24, vai chegar em Roma às 18.30h e vai ter feito um passeio inesquecível!

Assis, cidade medieval, casas de pedra com flores nas varandas

A  estação fica embaixo, no vale, por isso temos um motorista, o Andrea, que nos leva, comodamente ao centro histórico, no alto dos 450m de altura, passando pelos campos cultivados.

Estação de trem de Assis

Eu acho fundamental dar uma parada na Santa Maria dos Anjos, pois ver a Porciúncola, primeira sede dos "franciscanos", doada pelos beneditinos, é uma grande emoção.
 
Repito, mesmo que você não seja fiel, Francisco foi um homem estraordinário que fez coisas estraordinárias, muito à frente do seu tempo e merece a admiração mesmo de quem não é católico praticante!

Assis medieval é parecida com a St Paul de Vence francesa


Quanto aos bate-e-volta a partir de Roma aconselhamos cidades onde o trajeto não dure mais do que duas horas; o que não queremos, é que você veja horas de asfalto ou trilhos, pois seu tempo aqui é precioso!

Santa Maria dos Anjos, Porciúncola
Porciúncola, "no meio do nada" no XIII século e hoje,
englobada na Santa Maria dos Anjos, do séc. XVI

O nome "Porciúncola" refere-se à uma perquena porção de terreno que foi doada a São Francisco pelos beneditinos, onde tinha uma das três igrejas que São Francisco restaurou, originalmente construída no século VIII .

Para fiéis, logo atrás  da Porciúncola tem a "Capela do Trânsito", onde morreu São Francisco.


O que ver em Assis, além de São Francisco

Já falamos em outros posts do nosso itinerário básico de Assis pelo centro histórico, aqui:
https://guiaderoma.blogspot.it/2014/12/uma-paixao-chamada-assis.html ; e aqui falmos do percurso ligado aos lugares de São Francisco, onde o sant viveu e meditou: 
https://guiaderoma.blogspot.it/2017/04/assis-de-sao-francisco.html. Mas hoje vou falar simplesmente da beleza da Assis medieval, a mais especial das cidades medievais!
 

Catedral de São Rufino, Assis Medieval - UNESCO

Praticamente a inteira cidade e seus monumentos, do mais "baixo" (a Basílica de São Francisco) até à Rocca Maggiore lá no alto, são Patrimônios UNESCO.

A fachada da Catedral de São Rufino (santo mártir e padroeiro da cidade, morto no III século) é considerada uma obraprima do estilo românico umbro, dividida em três partes. A longuíssima construção iniciou no XI século  mas só foi finalizada e consagrada no XIII século.

POrtao principal Catedral de Sao RUfino, Assis

Os portões principais são decorados com grifões e e leões (simbologia  normalmente ligados à tribú de Daví, à qual Jesus pertencia). Na luneta central, tem um baixo relevo com o Cristo no centro, a Virgem amamentando à esquerda e São Rufino à direita.

Detalhe luneta portaão principal Catedral Sao Rufino, Assis

Normalmente as igrejas medievais têm uma rosácea (elemento arquitetônico em cima do portal que filtra a luz, ligado ao Evangelho de João)... mas Sâo Rufino tem três! E a rosácea central é circundada pelos símbolos dos quatro evagelistas. Aqui São Francisco e Santa Clara foram batizados
 

As ruazinhas com suas casas em ótimo estado de consevação são únicas! Passear na cidade medieval, percorrendo-a da Basílica de Santa Clara à Basílica de São Francisco em "zigzag" vai te transportar no tempo, há 800 anos atrás.


Rua São Francisco, Assis

Isso para não dizer que comer ou levar para casa algumas coisinhas aqui, seria um pecado! A gianduia parea os gulosos de chocolate, é uma delícia! Comprei a gianduia na Pasticceria Santa Monica (endereço no final deste post).

Bate e volta Assis - Guia Brasileira em Roma

 Eu também sempre levo molhos com tartufo e azeite, e para quem gosta de lentilha, a desta zona é considerada a melhor da Itália. Desta vez parei na loja Emozioni Francescane e fiquei satisfeira com os produtos (endereço no final deste post).

Doces e café em Assis

Mas não tem jeito, adoro as jóias do Fausto, que já se transformou numa pequena "coleção". O famoso "tau" é a última letra do alfabeto hebraico e é como São Francisco assinava as suas cartas.

Fonte, praça central

O Fausto, ourives de Assis, desenvolveu uma linha toda baseada no Tau de São Francisco que adoro. A última novidade são as rosáceas da Basílica de São Francisco - em ouro rosa (foto) ou prata - e desta vez levarei pra casa também um pedaçinho da Basílica de São Francisco no pescoço!

Rosácea em Ouro da Basílica de São Francisco, Humilis de Assis

O percurso de Assis Medieval conta com as clássicas Basílica de Santa Clara e São Franciso, mas a Catedral de São Rufino, Igreja de Santa Maria Maggiore, Igreja de Sant'Apollinaire


Endereços:

Catedral de São Rufino (centro histórico)
Piazza San Rufino, 1 

Igreja de Santa Maria Maggiore  (centro histórico)
P.ZA VESCOVADO, 2/A

Igreja de Sant'Apollinare (centro histórico)
Capodaqua di Assisi

Porciúncola (Santa Maria dos Anjos, fora docentro histórico)
Via Capitolo dell Stuoie, 23


Doce, café e Gianduia!
Pasticceria Santa Monica, AssisVia Portica, 4

Molhos, azeite, tartufo, pastas, etc
Emozioni Francescane
Via di San Francesco, 12A

Jóias do Fausto, "Humilis"
Via San Francesco, 14 - Assis
ou em Roma:
Vacanze Romane
Via Rusticucci 10, Roma
Tel: 06 68300215

Marcadores: , , , , ,