sábado, 22 de abril de 2017

2770° Aniversário de Roma - parabéns, Amore Mio!

O Natal de Roma (aniversário de Roma)


Hoje vou contar como foram as animadíssimas comemorações do Aniversáriod e Roma em 2017.

Visitar Roma é chegar mais perto da nossa própria cultura, pois Roma é o berço da nossa civilização e da nossa língua, é entrar em contato com uma história apaixonante, preenchida por beleza natural com “B” maiúsculo e beleza criada pelo Homem.

Eu, turistando no Circo Máximo dia 21.04.2017 com o Gruppo Storico Romano 
Gruppo Storico Romano no Circo Máximo, 21.04.2017

No período da sua fundação, não creio que toda esta beleza já se encontrasse aqui: as colinas povoadas na Idade do Ferro às margens do Tibre que deram origem à Roma encontravam-se circundadas por largas extensões de terra pantanosa e com malária. Não deve ter sido um panorama idílico. Populações complexas como os Etruscos, Gregos e Fenícios, navegavam o Mediterrâneo como se fosse um lago, enquanto o que viria a ser o povo romano morava em cabanas de pau-a-pique de forma oval e se vestiam com pele de animais.

Foro ROmano, Templo de Saturno e igreja dos Santos Luca e Martina

Passear no Palatino, no Foro, entrar no Coliseu e visitar os Museus Capitolinos (para ficar em uma área bem delimitada, perto da fundação da cidade) é quase uma experiência alucinante, pois nos deparamos com urbanística, esculturas, arquiteturas, engenharia, direito, medicina, economia e fatos vividos pelo homem num arco de tempo que é amplo demais para quem vive no presente sem se colocar muitas perguntas. Isso sem falar do momento em que o mundo foi dormir pagão e acordou cristão... A partir deste momento muitos edifícios de culto serão destruídos, palácios e casas serão re-utilizadas para a construção de igrejas (veja, por exemplo, a Basílica de Santa Cruz: https://guiaderoma.blogspot.it/2017/04/a-basilica-de-santa-cruz-em-jerusalem.html), rendendo à maior parte dos edifícios que vemos hoje uma história milenar e por muitos ângulos, misteriosa. 

Grupo Storico Romano, roupas típicas da antiguidade
   Gruppo Storico Romano no Circo Máximo, 21.04.2017
A meu ver, os resultados de uma viagem à Roma podem ser, entre muitos outros: entender dinâmicas da nossa própria História, ver aumentada a sensibilidade para materiais nobres de construção (o mármore, sobretudo) e cores, aprender o abc da iconografia cristã e descobrir uma culinária extremamente refinada. 

Cavalos na frente do Circo Máximo - demonstração de adestramento

Vir à Roma abre um espaço dentro de nós que é um prazer conquistar ou re-conquistar. Sejam benvindos à Roma, ela está de braços abertos há 2770 anos.

Obrigada à Christina, Laura, Ornella, Simona, Luisa, Suzan, Claudio, Rudi e todo o mundo do turismo que me acompanhou e acompanha nesta caminhada.

Basilica de Santa Sabina

Nenhum comentário:

Postar um comentário