domingo, 11 de setembro de 2016

Santa Maria in Cosmedin, a igreja da Bocca della Verità

A Igreja de Santa Maria in Cosmedin


A graciosa Santa Maria in Cosmedin, mais conhecida como Bocca della Verità, foi construída sobre um antiquíssimo templo, acusam as suas fundações, com blocos de tufo do rio Aniene. Sobre o templo tinha sido erguido um pequeno oratório, e sobre esta minúscula estrutura foi construída a igreja no ano de 782.

A igreja celebra a missa em ritual grego ficou conhecida como "Kosmidion" ("ornado") pela riqueza da sua decoração. No final do século XIX, a sua fachada que tinha sido adaptada à "moda barroca", foi restaurada e após à remoção dos elementos barrocos, voltou a ter a sua maravilhosa fachada medieval. Seu pórtico medieval com arcadas e prótiro é único na cidade de Roma.


Igreja Bocca della Veritá em Roma

Arquitetura e decoração de Santa Maria in Cosmedin

 O campanário românico é do século XIII e possui sete andares de janelas bíforas e tríforas.
À direita da entrada, vemos um monumento do XIII século, dedicado ao camerlengo do papa Calisto II.

Baldaquino da Igreja Bocca della Veritá em Roma


Capitel da Veritá em Roma

O interior é composto por três naves, dividida por colunas retiradas de monumentos antigos, que dão um charme especial à igreja. No alto da nave central, restos de afrescos dos séculos VIII - XII.

Candelabro pasqual da Igreja Bocca della Veritá em Roma
Fantástico o círio pascal, o baldaquino gótico e o pavimento cosmatesco. Um verdadeiro bombom para os olhos!

A peça principal da "Bocca della Verità"

À esquerda, a ultrafamosa Bocca della Verità. Colocada aqui em idade moderna, criou-se uma lenda segundo a qual o marido ou esposa que inserissem a própria mão no seu interior, mas não fossem fiéis, teriam a mão cortada! Interessante a decoração medieval do portão de entrada, mão de obra românica do Vêneto, do século XI.

Máscara da Igreja Bocca della Veritá em Roma


Garanta a sua viagem na Itália com guia em português particular da mais alta qualidade; não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário