Basílica de São Nicolau em Cárcere

Uma boa dica para quem se apaixona pelos mistérios dos subterrâneos é a Basílica de São Nicolau em Cárcere.
 
Igreja de São Nicolau em Cárcere

A rua onde ela fica, a Via del Teatro Marcello, é uma das mais interessantes de Roma, pois começa com templos antiquíssimos - na verdade, fundações de templos republicanos no que os arqueólogos chamam de Area Sacra di Sant'Omobono, temos os Templo de Hércules, o Templo de Portunus, passando por antigas mansões-fortes medievais e vai até às construções de edifícios da prefeitura, realizados pelo Mussolini! É ú-ni-ca.

Aqui, contruída sobre três templos antigos, em 1128 foi construída a Basílica de São Nicolau em Cárcere.

Nave central de São Nicolau em Cárcere, ROma

A basílica é dividida em três naves com colunas de monumentos antigos ("colonne di spoglio"). O altar tem um afresco do século XIX, de Vincenzo Pasqualoni, que representa a Glória de Cristo entre a Virgem e São Nicolau.

O teto  da nave central possui três escudos: do Cardeal Martini (titular da igreja em 1865), de Pio IX (centro), o da igreja oriental (altar). Os afrescos da nave central são de Guido Guidi (1865-1866) e representam dez cenas da vida de São Nicolau.

Altar e baldaquino de São Nicolau em Cárcere, Roma


Digno de nota é também o cucifixo (séc. XIV) no final da nave da esquerda, que, como afirma a inscrição da nave da direita, moveu os olhos durante uma missa celebrada por São Gaspar del Bufalo (sacerdote da ordem dos Missionários do Preciosíssimo Sangue) no final do século XIX.

A parte mais fascinante desta igreja são... os subterrâneos; para quem acompanha o blog, sabe que onde tiver uma escada para subterrâneos, eu vou descer e olhar!

A maquete que a associação cultural que cuida da igreja nos propõe nos serve de guia para quando estivermos nos subterrâneos.

Maquete templos antigos para explicar onde foi construída a Igreja de São Nicolau em Cárcere em Roma

O templo do lado Sul era dedicado à deusa do pantão romano, Esperança, e tinha sido construído no ano de 254 a.C.; o templo meio era dedicado à deusa Juno Sospita, construído em 147 a.C.; o templo do lado Norte era dedicado ao deus Jano e tinha sido construído em estilo jônico, no ano de 260 a.C., após a vitória contra os cartagineses, durante a primeira guerra púnica.

Subterrâneos da Igreja de São Nicolau em Cárcere, Roma

Nos subterrâneos é emocionante ver o antigo nível da estrada, os enormes blocos de tufo e travertino que sustentam a igreja, o pódio e as escadas do templo do lado Norte, colunas em peperino, além da capela bizantina do VII século.


Pavimento romano nos subterrâneos de São Nicolau em Cárcere em Roma

Se  você gosta de subterrâneos, veja São Clemente,Via Appia, as catacumbas, Santa Cecília, Necrópole Vaticana...

Para o seu roteiro personalizado na Itália com guia em português não hesite em escrever para Guia Brasileira para pedir seu orçamento.

Santa Maria in Cosmedin, Templo de Portunus, Teatro Marcelo

Marcadores: , ,