Feliz Aniversário pra melhor avó do mundo!
Da família nobre
Anicia,
nasceu
São Bento em Norcia, no ano de 480 e veio à
Roma estudar. Segundo a tradição,
Bento aos 17 anos achou
Roma uma cidade muito estressante e foi
meditar no
Monte Subiaco por três anos.
O Monastério de Subiaco
fica a aproximadamente uma hora e um pouquinho de Roma, a mais de
600m sobre o nível do mar. O ar aqui é puro e seu
perfume, sempre mediterrâneo.
A primeira residência do santo foi uma ex-casa do imperador Nero por isso aqui paramos para ver um pouco das ruínas que certamente faziam parte do antigo complexo, mas o que nos interessa ainda está um pouco mais adiante.
Nesta região,
São Bento fundou doze núcleos monásticos, dos quais somente um sobreviveu ao tempo. Falaremos desta construção
num próximo post.
O primeiro núcleo arquitetônico do "Sacro Speco" foi construido por Gregório Magno e dedicado a São Clemente. O que vemos hoje, esta maravilha arquitetônica encaixada na rocha que nos dá a sensação de estar suspensa no ar, é uma estrutura medieval do século XI: orgânica e espalhada sobre diferentes andares com escadas que os ligam e afrescos por todos os lados, este monastério atrai pessoas com interesse pela religião cristã ou simplesmente apaixonados por afrescos pré-renascimentais e lugares com atmosfera extremamente sugestiva nos arredores de Roma.
Fundamental a compreensão da vida monástica e a relação das tantas ordens que surgiram durante a Idade Média e o papado - veja bolla de 1202 - para entender a importância da regra beneditina!

A igreja superior tem suas origens no século XIV e é dividida em duas partes: a primeira, com afrescos da escola de Siena, do século XIV, cujos afrescos contam a última parte da vida de Cristo; a segunda, realizada por artistas da Umbria e das Marcas, do XV século, nos conta sobre a vida de São Bento.
O maravilhoso pavimento
cosmatesco completa a beleza das paredes e do teto. O visitante sente-se facilmente transportado no tempo envolvido por tanta beleza.
Temos acesso à igreja inferior através de uma escada central, na frente da cátedra, onde vemos afrescos da escola romana do início do século XIII.
A "gruta sagrada" contém uma escultura no lugar onde acredita-se que São Bento meditava, realizada por um "nosso conhecido", o incrível Antonio Raggi - de clara inspiração berniniana!
Entre tantos afrescos, tem um muito especial na Capela de São Gregório, pois representa São Francisco, provavelmente ainda vivo; acredita-se que tenha sido realizado em 1223, um ano antes do santo receber as estigmas.
Eis aí mais um exemplo de um lugar perto de Roma para visitar onde, se você é cristão, vir aqui é uma experiência mística da sua religião; se você não é cristão, permanece o cunho espiritual desta excursão num lugar que emana paz, cultura e história... e tanta natureza!
Endereço:
Piazzale di Santa Scolastica, 1
Site oficial:
http://www.benedettini-subiaco.it/
Marcadores: são bento, subiaco, tour com guia particular em portugues