Afrescos Medievais da Capela de São Silvestre

A capela de São Silvestre do complexo dos Santos Quatro Coronati oferece um ciclo de pinturas medievais do mesmo período (em torno ao ano de 1246).

Afrescos Medievais com histórias de Constantino

Aqui as representações são mais usuais, pois se trata de histórias da vida do Imperador Constantino e de Papa Silvestre.

A capela de dimensões modestas é uma construção composta por uma única nave e sem ábside, com “scarsella” (altar de pequenas dimensões e com planta quadrada). O teto apresenta uma cor clara, provavelmente para ajudar a iluminar o ambiente na época em que foi construída, dado que em tempos difíceis, aberturas e janelas grandes não eram uma boa ideia!

Arquitetura Capela de São Silvestre

Incrível e um unicum as inserções policromáticas no teto, em forma de cruz.

Sobre a porta de entrada temos um “Juizo Final” com Cristo no centro entre a Virgem e o João Batista. No segundo plano, vemos os objetos do martírio: pregos, lanças e a coroa de espinhos.

Afrescos da Capela de São Silvestre, com histórias de Constantino

A iconografia da parede de entrada é ligada ao papa “em exílio no Monte Soratte” conta a história de Constantino quando esteve com lepra e a visão dos santos Pedro e Paulo, que o aconselham buscar o papa Silvestre e trazê-lo de volta à Roma. As cenas seguintes se extendem à parede da esquerda e se referem ao milagre da cura do mal de Constantino e a gratidão e batismo do imperador. A parede direita da capela conta histórias de Santa Helena, mãe do imperador Constantino e reponsável pelo achamento da Santa Cruz em Jerusalém.

Altar e pavimento cosmatesco da Capela de São Silvestro


Afrescos com histórias de Constantino

Apesar da técnica ainda não ter um desenvolvimento completo, pois os afrescos não são dos mesmos maestros da Aula Gotica: as figuras não transmitem uma sensação de espaço tridimensional e as representações da Natureza ainda estão longe do realismo do Renascimento, mas o simples fato de  poder ver afrescos deste período em ótimo estado de conservação é uma experiência pra lá de enriquecedoura.

Para o seu roteiro personalizado na Itália com guia em português não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.

Oratório de S. Silvestre
Endereço: Via dei Santi Quattro, 20
Horários: 10.00 - 11.45 / 16.00 - 17.45 (fechado domingos de manhã).

Marcadores: , , ,