Roma e os lugares históricos religiosos

Estou indo para o 18° ano de Roma e essa cidade não pára de me fazer apaixonar e estudar assuntos interessantíssimos. Depois da História e Arqueologia, há algum tempo a minha curiosidade sobre a religião fez com que começasse a concentrar a minha atenção completamente no tema do homem Jesus, a Paixão e as implicações deste fato histórico em Roma.

Guias brasileiras Roma
 "Visitação", Pinacoteca Vaticana

Naturalmente esse tema foi estudado por mim superficialmente já na minha primeira viagem à Itália, em 1995. Como estava aqui estudando História da Arte aplicada, precisava entender um pouco do Novo Testamento para poder saber como os temas da paixão foram desenvolvidos e compostos pelos grandes nomes da arte ocidental.

Tours portugues Roma
 "Natividade", com Santo Agostinho, escola de Pinturicchio, ~1580. Santa Maria del Popolo

Sempre gostei do tema da "Anunciação", logo aprendi sobre a "Visitação", como nao amar a "Adoração dos Magos", em especial a do grande de Leonardo da Vinci, a (s) famosa(s) Pietá(s) do Michelangelo, a "Vocação" de vários santos, em especial as representações de Caravaggio dos santos Paulo e Mateus, o "Batismo de Cristo", e por aí vai.

Tours portugues Roma
"Anjo dita o Evangelho a Mateus", Guido Reni (1575-1642). Pinacoteca Vaticana.

Tours portugues Roma
"Vocação de Mateus", Caravaggio, 1599-1600

Visitar Roma é visitar a cidade que teve o seu destino marcado após a transformação em capital da religião católica com a construção dos primeiros templos da então nova religião - e isso é sem dúvida, um dos aspectos mais curiosos desta cidade. Imaginem bem, uma religião proibida mas praticada  por 300 anos e que, de um dia para o outro, teve seus maiores templos erguidos pelo próprio imperador!

Tours privativos Roma
Virgem com Jesus e os santos Mateus e Francisco, Santa Maria in Aracoeli

Fica aqui a dica de um ponto de vista para a sua visita à Roma, seguirão mais e mais específicos sobre a aurora do cristianismo!

Para o seu roteiro personalizado na Itália com guia em português não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.

Marcadores: , , , , ,