quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Praças de Roma - centro-histórico museal!

O mundialmente famoso centro-histórico de Roma conta com uma urbanização inciada no século XV, com o Papa Sisto IV, e foi transformado nos próximos quatro séculos, incorporando os novos estilos de arquitetura até se transformar numa espécie de museu a céu aberto, um gênero único no mundo, com as fontes barrocas de Bernini, construções de Borromini e Pietro da Cortona.

Guia brasileira Roma

Eu acho super-interesssante pensar e re-pensar sobre estas praças e notar as mudanças na urbanística da cidade em um arco de tempo tão vasto! Uma das artérias principais, a Via del Corso (hoje, rua importante de comércio), por exemplo, chamava-se Via Lata no período impérial e era a "estrada" que levava à Etrúria, terra dos Etruscos, ao Norte; no século XVI faziam corridas de cavalos e até o comemoravam o Carnaval.

Guia brasileira Roma
Fonte na Praça del Popolo

A praça de Espanha (quando ainda não era praça de Espanha!) localizava-se na periferia da cidade e quando começou a tomar as feições que vemos hoje, eram "antigos jardins" abandonados - difícil de imaginar, mas fascinante, não acha?

Guia privativa ROma
Vai um cappuccino aí no famoso Caffè Greco, da Praça de Espanha?

Guia de ROma portugues
Praça de Espanha com a maravilhosa escada barroca e igreja

A praça Navona, então, era um "estádio" (preste atenção ao nome da placa, quando estiver aqui: está até escrito "Piazza Navona" E "Stadio di Domiziano") até a decisão de Inocêncio X fazer o que fez: a grande residência da Família Pamphili, hoje embaixada brasileira, com uma das fontes mais lindas e mais visitadas do mundo.

Pantheon tour privativo Roma
Chuva de Pétalas no Pantheon

O Pantheon, então, tem uma história muito louca e deu muito o que falar quando os arquólogos descobriram que quem tinha feito esta contrução foi o Imperador Adriano, e não o General Agrippa, como está escrito no frontão! A sua entrada era do lado oposto e a construção original - pasmem - era quadrada! Mas isso é uma outra história que vamos te contar quando você estiver aqui com a gente!

Guia brasileira Roma
As "costas"do Pantheon

Para compreender as cidades italianas e seu patrimônio são necesessários anos de estudo de arte, arquitetura e arqueologia e outros tantos anos para aprofundar este conhecimento e escrever artigos como este. Escolha uma guia profissional pois ela fará uma grande diferença na sua estadia.


Para fazer um tour na Itália com guia em português não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário