Horti Sallustiani

Entrando no clima de outono, vou contar aqui um pequeno exemplo do que podemos fazer na cidade eterna com chuva. Em primeiro lugar, é muita beleza para ficar triste por que chove e a primeira coisa a fazer é se vestir apropriadamente para este tempo e: pé na rua!

Aliás, do nível da rua quase não se vê a maravilha que está escondida a 14m abaixo do nível da cidade moderna e que vamos ver hoje.

Roma Antiga, turismo em Roma

Os Horti Sallustiani faz parte das mansões do início do período imperial que começaram a ficar populares e que eram simplesmente as “casas do campo” da época. A gente adora casas do campo e casas da praia, não? Os romanos também; mas gostavam tanto, tanto mesmo, que vamos ter que imaginar aqui (com ajuda de algumas fotos que fiz), um pé direito altíssimo, de aproximadamente 12m, com teto abobadado, mosaicos no chão e afrescos, mármores e decorações em gesso na parede. Quem fez o Palatino com a gente adquiriu uma boa ideia do que a palavra “decoração” queria dizer no período da Roma Antiga, não?! Além disso, temos que imaginar milhares de tipos de flores, essências e cultivações de fruta e verdura.

Roma Antiga, turismo em Roma

Durante o século XVII, os terrenos que pertenciam à uma família muito rica de Roma, foram vendidos e começou uma atividade de construção intensa que por sua vez fizeram com que fossem encontradas esculturas como o Galo Ferido (e quando você estiver nos Museus Capitolinos, pense que esta peça também impressionou a retina de Júlio César, e isso não acontece todos os dias!), o Hermafrodita (Galleria Borghese) ou a relíquia do templo de Vênus Ericina (Palazzo Altemps).


Agora, entrar nestes salões e sentir a presença destes paredões de tijolo que estão aqui há dois mil anos e tentar imaginar o imperador e seus amigos que, eventualmente comiam aqui, ou escapavam do calor do fórum durante o verão é uma experiência que não há preço!

Para o seu roteiro personalizado na Itália com guia em português não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.

Marcadores: , , , ,