Trapani, o sal e o vinho.

Trapani, o sal e o vinho.

Trapani guia poertugues
Igreja Matriz de Erice, Chiesa Madre

"Vocês são o sal da terra." Mateus 5:13

Estamos falando de uma planícia onde existe a maior monocultura de uva da Sicília, uma zona habitada entre o primeiro e segundo milênio antes de Cristo, onde se desenvolvou uma das maiores cidades púnicas, ponto estratégico do Mediterrâneo antigo, em Trapani há uma grande produção de sal e vinho.

Sicilia guia em portugues
A ponta do centro-histórico de Trapani

O vinho Bianco D'Alcamo é conhecido desde o século XVI, quando foi mencionado na crônica da Santa Sede por um sommelier, Sante Lancerio, como um dos melhores vinhos brancos que existiam!

Igreja Matriz de Erice, Trapani
A torre da Igreja Matriz de Erice

Além das belezas naturais, a cidade ainda mantém a estrutura urbanística do período da ocupação islâmica do IX século, uma infinidade de igrejas barrocas - Trapani é conhecida como a cidade "das cem igrejas", pois nas suas ruazinhas estreitas e curvas, sempre que você olhar ao seu redor, vai ver um edifício de culto. A catedral, dedicada a São Lourenço, é um edifício jesuita da metade do século XVIII que foi construído sobre uma antiga igreja do XIV° século.

Sicilia em portugues
A Casina delle Palme, construção art nouveau com o escritório
 de infos para turistas e música ao ar livre

O que ver em Trapani


Fan do românico que sou, adorei a igreja de Santo Agostinho construída pelos templares no último ano do século XIV, com a sua intrigante rosácea, no meio de tanto Barroco!

Centro historico Trapani portugues
Igreja de Santo Agostinho, Trapani

Palazzo Cavarretta, Trapani
Palazzo Cavarretta, sede do município de Trapani

Interessante o inteiro Corso Vittorio Emanuele com suas construções barrocas. Aqui acima, o Palazzo Cavarretta, iniciado na segunda metade do século XVII, mas com muitas reformas durante os séculos, com  a adição dos santos João Batista e Alberto (infelizmente aqui em restauro) e o relógio, adicionado no início do século XIX.

Cafe da manha na Sicilia
Café da manhã siciliano: cornetto e sorvete
O café da manhã na Sicília é famoso pelo sorvete ou granita. Não, eu não consegui comer todo o meu café da manhã!

Salinas de Trapani

A extração do sal é uma atividade quase tão antiga quanto o Homem. As salinas de Trapani foram iniciadas pelos fenícios e hoje em dia são um raro exemplo de extração manual do sal. A área cobre 1000 ha e é gerenciada pelo WWF desde 1995.

A estrada 115 leva às salinas (a principal, "Riserva dello Stagnone" fica a 18km de Trapani), onde é possível conhecer a área através de uma visita guiada (€7, em italiano), visitar um pequeno museu dedicado à atividade da extração do sal comprar sal e apreciar a maravilhosa paisagem.



Salinas de Trapani



O que ver em Erice

Passeio de uma tarde, calcule pelo menos 6h para visitar este maravilhoso lugar!

Pegamos o teleférico para ir à quase mítica Erice e visitar a famosa igreja Matriz para subir rápida e confortavelmente os 751m do monte São Juliano, pedrona de origem calcárea sobre a graciosa e fértil planície de tufo.

Passeando em Erice, Sicilia
A funivia para Erice...

Passeando na Sicilia, Erice!
... com uma vista deslumbrante...

A vista do alto do Monte Juliano é realmente uma experiência que nos deixou de boca aberta. Dá para entender por que um dos mais importantes santuários da antiguidade, o santuário da Vênus Ericina, ficava aqui!

Vista do alto de Erice, 751m sobre a planície de Trapani


A Matriz fica logo na entrada de Erice e  foi erguida em 1314. Atrás do poderoso campanário, vemos a sólida façada de pedra com o pronaos retangular com quatro arcadas ogivais. Lá queremos entrar agora!

Tours na Sicilia em portugues
Presbitério da Matriz de Erice.

As três naves em estilo gótico que vemos hoje é o resultado de uma reforma da metade do século XIX (aconteceu muito este revival também em Roma). No terceiro altar da direita temos uma notável escultura da  Virgem com o menino Jesus, trabalho de Domenico Gagini, de 1469; no presbitério, imagem em mármore de Giuliano Mancino a Virgem, santos e cenas da paixão, 1513.

Na parede à esquerda, temos um afresco de artesãos catalãos do século XV.

Erice com guia em portugues
Igreja de São João Batista. Delicioso o portão de entrada gótico,
que sobreviveu à reforma do séc. XVII

Entre outras igrejas de Erice, destacamos a São Martinho (ou San Martino), e a igreja de São Juliano.

Igreja de São Martinho, Erice, Trapani - interior e fachada

A igreja foi construída por ordem de Rogério, o normando, no XI século. Interessante a fachada simples contrastada pelo portão barroco; no alto das volutas das colunas note a representação de almas santas do purgatório sendo purificadas pelas chamas - no centro tem um busto de São Martinho.

Igreja de São Martinho, Erice, Trapani - detalhe do portão barroco


Por último, digno de uma visita é o Castelo de Vênus ou Castello di Venere, antiquíssimo e sugestivo lugar de culto anterior à ocupação grega, onde as escavações de '22 descobriram restos de colunas e capitéis dóricos do período romano e uma pavimentação de mosaicos, restos de um poço sagrado (chamado poço de Vênus), restos de uma residência púnica e termas romanas.

Castelo de Vênus, Erice

A estrutura que vemos hoje é do século XII, período da ocupação normanda, onde parte do material do antigo templo foi recicladao na construção. O castelo hospedava representates da monarquia, como o cobrador de impostos, o capitão e a prisão.

Torre Pepoli, Erice, Trapani, Sicilia

O castelo pertenceu à monarquia até o século XVI, quando foi completamente transformado em prisão militar pelos espanhóis. No século XVII a construção foi comprada por um nobre de Erice e em 1819, passou a ser propriedade da prefeitura.

Erice com guia em portugues
Cachorros também fazem siesta em Erice!

Doces com pasta de amêndoas em Erice, Trapani

Nós também precisamos de uma pausa em Erice, no meio de tanta história e cultura, para nos encher de energia! Os famosos doces sicilianos com pasta de amêndoas podem ser encontrados em diversas confeitarias na Via Vittorio Emanuele. A mais famosa delas é a confeitaria de Maria Grammatico, no número 14 desta rua. Qualquer, repito, qualquer doce que você escolher vai ser delicioso!

Muros ciclópicos, Erice, Trapani

Caminhar sobre o percurso dos soldados e ao longo dos muros ciclópicos de defesa, grande obra militar trimilenar é, para mim, talvez a maior emoção em Erice, pois são muros do VIII século a.C. Quase 1,5km desta maravilha, com 16 torres.

O Museu Cordici de Erice é um pequeno museu com peças importantes mas de pequeno porte, encontradas na necrópole e que nos contam sobre a história desta cidade de 3 mil anos. Moedas, cerâmica e pequenos ídolos e balas de canhão (!) do período grego. A peça mais importante é uma cabeça de Afrodite do V séc.a.C.

Venus Ericina, Museu Cordici, Erice, Trapani

Ilhas Égades: o mar de Favignana

Já que chegamos até aqui, vale à pena também uma visita às ilhas ÉgadesFavignana (praia que venceu o prêmio de "a mais bonita" de 2015!), Levanzo e Marettimo, um passeio que podemos fazer com os hidrofoils ou ferryboats, a partir do porto de Trapani.

Favignana com guia em portugues
Entrar no mar até Novembro! Isso é a Sicília (aqui estou em Favignana)!!!

Favignana, guia portugues
Aqui o horário do hidrofoil do porto de Trapani para Favignana, 
que custa só € 12,80 ida e volta.

Cidades gregas: Segesta

A 30 km de Trapani fica a antiga Segesta, onde existe um dos templos dóricos em melhor estado de conservação. Segesta: https://guiaderoma.blogspot.it/2017/06/segesta-na-sicilia.html


Day tours Segesta guia portugues
Templo de Segesta, a somente 40km de Trapani

Em 2007 partecipei de uma exposição aqui e tenho doces lembranças da montagem da mostra e dos artistas que parteciparam. Uma muito engraçada era a montagem dos quadros do amigo Hanjo Schmidt, com a gente indo de uma sede à outra com as suas telas!


Trapani guia portugues
John Paul, o gênio irlandês e Hanjo Schmidt, 2007

Sicilia, Trapani, com guia portugues
Feliz com a amizade que nasceu com a artista coreana Hyesoo Park, 2007


Sicília, a minha Terra Prometida...

Para o seu roteiro personalizado na Itália com guia em português não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.

Mais sobre a Sicília: 

Comida na Sicília, uma pequena introduçãohttp://guiaderoma.blogspot.de/2015/08/o-que-e-que-sicilia-tem.html

Palermo: http://guiaderoma.blogspot.de/2016/08/se-uma-cidade-e-tao-fascinante-quanto.html

Selinunte: http://guiaderoma.blogspot.de/2016/10/selinunte-grecia-aqui-na-sicilia.html

Catâniahttp://guiaderoma.blogspot.de/2015/08/o-museu-arqueologico-de-siracusa.html

Siracusahttp://guiaderoma.blogspot.de/2015/07/especial-sicilia-siracusa.html

Museu Arqueológico de Siracusahttp://guiaderoma.blogspot.de/2015/08/o-museu-arqueologico-de-siracusa.html

Trapani:  http://guiaderoma.blogspot.de/2015/08/trapani-o-sal-e-o-vinho.html

Segesta: http://guiaderoma.blogspot.de/2017/06/segesta-na-sicilia.html

Aqui o post sobre Ginostra, uma cidadezinha que fica em Strombolihttp://guiaderoma.blogspot.it/2015/04/ginostra-na-sicilia.html

Marcadores: , ,