quarta-feira, 6 de maio de 2015

Museus Vaticanos antes da abertura ao público

Hoje fizemos um tour VIP aos Museus Vaticanos com início às 08h da manhã com o grupo da Marília.

Para orçamentos, por favor escreva-nos aqui: http://www.guiabrasileiraemroma.com.br/#!contato/c1lmm; para ver como é o tour, por favor leia este post.

Enquanto entramos, ouvimos a razão pela qual o Vaticano se formou naquele lugar - tudo tem um porquê! E começamos a entrar no clima para conhecer (segundo a minha tendenciosa opinião) a coleção mais interessante da Europa!


A antiga entrada dos Museus Vaticanos - entrando antes da abertura dos Museus!

Aproveitando o museu vazio para dar ecplicações antes da subida
A entrada dos museus vazia, de manhã cedo

O tour é igualzinho ao do horário "normal", com as diferenças de tempero e ponto de vista de cada guia. Grande protagonista desta manhã é o espaço que temos para caminhar  e olhar!

A famosa escada de Simonetti, antes de entrar
A escada helicoidal de Giuseppe Momo... e nós! 

A primeira coisa são as explicações sobre a Capela Sistina; devendando mitos e decifrando o trabalho do grande maestro. É fácil esquecer que a capela é um lugar sagrado, e para não desrespeitar a sua função original, o silêncio é imprescindível!


Explicações da Sistina no Jardim do Vaticano
Nós, no Jardim Quadrado

Adorei esta foto com a parte de trás  da cúpola de Michelangelo ao fundo deste jardim maravilhoso!

Painéis para explicações que não podem ser dadas no interior da Capela Sistina
Explicações sobre a Capela Sistina

A chegada no Pátio da Pinha é emocionante com pouquíssimas pessoas! 

Pátio da Pinha
Na solidão do Pátio da Pinha!

Pátio da Pinha e Cúpola do Michelangelo ao longe
Pátio da Pinha com a cúpola do Michelangelo

Não pude não fotografar o pessoal ouvindo as explicações sobre o pátio, pinha e a escultura de Arnaldo Pomodoro com a maravilhosa cúpola que paira ao fundo!

Museu Pio Clementino, Museus Vaticanos com guia em português
Imagem quase surreal do Museu Chiaramonti vazio

O Apoxyomenos de Lisipo


Explicações na Galeria dos Animais
Sala dos animais, com o Meleagros do Skopas ao fundo

Sala della Rotonda, Museus Vaticanos
A Sala das Musas!

Carroças e cópias de escultura gregas
Sala da Biga, na primeira fila!

Como muitos museus, aqui também são organizadas exposições com peças em ocasiões especiais. Neste momento temos uma tauromaquia, escultura que foi surpreendida a caminho do exterior e recuperada no último segundo pela polícia italiana! Esta obra foi recentemente restaurada pela fantástica oficina dos Museus Vaticanos e está tinindo!

Escultura de Mitra, Sala dos Animais
Mitra e o touro, leia sobre esta antiga religião no post sobre O Culto de Mitra

Galeria dos Mapas, Museus Vaticanos

Emocionante passar pelos corredores vazios ou quase vazios antes da abertura oficial dos Museus. Neste horário temos um contato completamente diferente com as obras de arte; o silêncio inspira uma observação muito mais profunda de tudo o que nos circunda.

Galeria dos Mapas, Museus Vaticanos
Galeria dos Mapas

Baspilica de São Pedro
O mosaico de Pedro, a cruz de bronze da Porta Santa

Adorei este ângulo, pois claramente estamos na frente da Pietá do Michelângelo, um dos pontos mais emocionantes deste tour, com o mosaico de São Pedro ao fundo, na Porta Santa, porta que será aberta no próximo Ano Santo. Aqui ouvimos detalhes sobre sobre a idade de Michelângelo, mármore utilizado, composição do grupo, comissão e possíveis interpretações desta obraprima. 

O estupor toma conta da nossa alma...

nave central da Basílica de Sao Pedro
No coração da Basílica de São Pedro - nessa ficou aparecendo o meu nariz ;)

Depois percorremos algumas obras de arte dos 22.000 metros quadrados da basílica de São Pedro, para finalizar na Praça São Pedro!

Explicaçoes na Praça São Pedro
Finalizando na Praça São Pedro

Final do passeio, de frente pra Basílica de São Pedro
Praça São Pedro, de manhã cedo

Para fazer um tour na Itália com guia de turismo em português não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.

Faça Coliseu, Foro Romano e Palatino com a gente

5 comentários:

  1. Fizemos em quatro pessoas a visita guiada ao Vaticano com a Susan, iniciando às 8h, quando o local está bem vazio. A Patrícia também esteve presente registrando os momentos e o passeio foi espetacular. A Susan, muito preparada, repassou muitas informações e detalhes que nos permitiram uma melhor compreensão do Vaticano e de sua história. É indispensável um guia para otimização do tempo durante a visita. Recomendamos muito... Agradecemos imensamente a dedicação a nós dispensada. Marília e Cláudio.

    ResponderExcluir
  2. Assino embaixo do comentário da Marília, pois a Susan fez toda diferença na visita. Foi uma aula de história que tornou tudo ainda mais impressionante e lindo. Recomendamos também. Juliana e Fernando.

    ResponderExcluir
  3. Escolhemos fazer o tour guiado em portugues para que nossas filhas adolescentes compreendessem a visita. Nossa guia foi a Suzan, que nos deu uma muito interessante aula de história com detalhes e curiosidades que nunca saberíamos explicar sozinhos. Foi uma manhã maravilhosa (além de não precisar ficar na fila gigantesca!) que passamos com a Suzan, que ainda nos deu dicas da loja onde era possível mandar benzer os terços e medalhinhas comprados para a familia!

    ResponderExcluir
  4. Fizemos uma passagem rápida em Roma vindos de uma viagem a Costa Amalfitana, então decidimos contratar uma guia para otimizar o nosso passeio. Depois de várias pesquisas decidi contratar Patricia Carmo para nos acompanhar durante um dia inteiro, visitando os Museus do Vaticano na parte da manhã e durante a tarde fazendo um city tour pelas praças e monumentos dessa magnifica cidade! Fomos guiados pela própria Patricia que literalmente deu um show de conhecimento sobre a História de cada lugar. Ficamos impressionados pelo conhecimento e pela forma apaixonada como ela relata os fatos históricos e também pela delicadeza no trato com os clientes desde o primeiro contato.

    ResponderExcluir