Barroco romano: a Igreja de Jesus
Entre a famosa Piazza
Venezia e a área sagrada do Teatro Argentina, onde no final dos anos
'40 foi descoberto o complexo de templos republicanos, não podemos
não ver a enorme Igreja de Jesus (Chiesa del Gesù), na Praça do
Jesus (Piazza del Gesù).
Além da importância do
ponto de vista artístico e arquitetônico, esta igreja é muito
importante do ponto de vista histórico, pois foi a primeira igreja
jesuíta construída após a aprovação da ordem jesuíta pelo Papa
Paolo III, em 1540.
O lugar da construção da
igreja é ligada à pequena igreja da “Santa Mara della Strada”
(ou Santa Maria da Rua), que foi doada aos jesuítas, quando eles
ainda não tinham um lugar de culto para receber seus fiéis. Com o
projeto da nova e majestosa igreja, a pequena Santa Maria della
Strada foi englobada no novo projeto e hoje é a última capela à
esquerda, quando entramos na igreja.
História e arquitetura da Igreja de Jesus
O projeto da igreja foi
pensado, inicialmente por Nanni di Baccio Bigio e posteriormente pelo
grande Michelangelo, mas foi realizada somente em 1568 com o
financiamento do Cardeal Alessandro Farnese, com o projeto do
Vignola.
A fachada da igreja é de
Giacomo Della Porta (o mesmo arquiteto que, entre outras coisas,
finalizou a cúpola de São Pedro após a morte de Michelangelo) –
curioso como aqui “ganhou” o projeto de Della Porta sobre o
Alessi e sobre o Vignola, pois estes dois projetos foram
considerados muito “simples” (“e caros”!) pelo Cardeal
Farnese.
O interior da cúpola da Igreja de Jesus
A belíssima “Circuncisão”
do altar foi pintada pelo romano Alessandro Capalti em 1842. Do
centro da nave central, aproveite para observar como a entrada de luz
da contra-fachada ilumina o monograma de bronze “IHS” (Jesus
Nosso Salvador) e é acentuado pela luminosidade que Capalti deu na
sua pintura: veja como a exaltação do nome de Jesus foi realizada
por estes grandes artistas: a entrada da luz (Deus, Jeovah, o
'inominável') ilumina o momento da circuncisão de seu filho, Jesus.
Deste modo, todo o volume do corpo desta igreja, da entrada ao altar,
é embebido da luz, simbolizando a luz divina que nos acompanha no
início da nossa vida, no meio e no fim.
Altar com a cricuncisão
Altar com monograma de Jesus e "Adoração do cordeiro Místico"
Na ábside,
temos mais uma obra-prima do Baciccia, a “Adoração do cordeiro
místico” (final de 1979).
O edifício foi
consagrado 1584.
Esta igreja influenciou a
história da arquitetura romana por mais de um século e passou a ser
o modelo para todas as igrejas jesuítas européias, pois refletia
perfeitamente as exigências funcionais da liturgia e a austeridade
impostas pelo Conselho de Trento,
que sugeria um ambiente amplo para receber os fiéis e que
concentrasse a atenção no altar maior e no púlpito.
Decoração das capelas da Igreja de Jesus
A primeira capela à
direita é dedicada a Santo Andrea e foi decorada por Agostino
Ciampelli. Nas paredes, temos o “Martírio de Santo Estevão” e o
“Martirio de São Lourenço”. No teto, a “Glória da Virgem com
os Santos mártires”. No altar, o “Martírio de Santo Andrea”.
O Martírio de Santo Estevão, considerado um protomártir da Igreja
A segunda capela à
direita, a capela da “Paixão”, é decorada por mármores e
figuras de gesso; na parede da esquerda, temos a “Viagem ao
calvário” e na parede da direita, “Crucifixão”; no teto,
“Anjos que elevam a Cruz e os instrumentos da Paixão”.
Caça aos anjos rebeldes, de Federico Zuccari
A capela de São Francisco
Savério (companheiro de Inácio de Loyola), fica depois da entrada à
direita para a Sacristia. Esta capela é um trabalho maduro de Pietro
da Cortona. A tela do altar, a “Morte do Santo” é uma obra de
Carlo Maratta, del 1679. Os afrescos de Carlone do teto representam à
esquerda a perda e o achamento do crucifixo de Savério e no alto da parede
da direita, 'Franciso Savério batisa uma princesa indiana".
Afresco de Carlone: "Francisco Savério batisa uma princesa indiana"
A pequena capela do
Sagrado Coração, dedicada a São Francisco de Assis, foi realizada
por Valeriano e decorada com eventos da vida do santo. Os afrescos
foram realizados por Giuseppe Penitz e Paul Brill. A “Morte de São
Francisco”, de Penitz (logo à entrada à esquerda) é uma excelente
pintura holandesa da primeira metade do século XVII. O teto
abobadado foi afrescado por Baldassare Croce.
Um pouco da arquitetura da pequena capela do Sagrado Coração,
dentro da Igreja de Jesus
À esquerda do altar temos
a capela que foi originariamente a pequena igreja “Madonna della
Strada” que abrigava os fiéis antes da contrução desta igreja e
que por isso se chama Capella della Madonna della Strada – Capela
da Virgem da Rua; foi realizada e decorada por Giuseppe Valeriani,
entre 1542 e 1596. A imagem da Virgem é um afresco do século XV da
escola romana.
Santo Inácio de Loyola, trabalho de Andrea Pozzo
A terceira capela à
esquerda é dedicada à Santíssima Trindade e a maior parte da
decoração foi realizada por Durante Alberti e é rica de mármores
e gessos. O teto representa a “Criação”; à esquerda temos a
“Transfiguração” e à direita, o “Batismo de Jesus” (este
último afresco é do Salimbeni).
Na segunda capela à
esquerda podemos admirar algumas obras-primas do Pomarancio (Niccolò
Circignani): o afresco do teto abobadado representa a “Glória dos
céus e o mistério da Conceição”, “A anunciação aos
Pastores” e o “Massacre dos Inocentes”; Os penachos têm
representações de profetas.
Via dell'Arco dei Ginnasi: Em Roma as surpresas nunca acabam!
Planta baixa da Igreja do Jesus
Igreja de Jesus - Chiesa del Gesù
A igreja é aberta das 7,00 às 12,30 e das 16,00 às 19,45
Horário aconselhado para visitá-la: das 16,30 às 19,00
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