Montalcino, Siena

Montalcino é uma das cidades mais lindas da província de Siena: uma encantadora cidade pequena que ainda preserva intacto o charme da Idade Média.

Abadia de Sant'Antimo, foto minha

O seu território faz parte do Parque Natural e Cultural de Val d'Orcia e é coberto de vinhedos (onde são feitos vinhos excelentes, como o famoso Brunello), bosques e florestas onde predominam oliveiras e carvalhais.

Segundo alguns estudiosos, seu nome deriva de "lucus" ("pequena floresta"); outros encontram no termo
"mons"(montanha) e "ilex" (carvalhal) a sua raiz topônima.

Caminhos medievais de Montalcino, foto de countries in colors

Uma certeza a respeito desta região é a presença homem desde o período etrusco que fez com que a cidade se enriquecesse de um maravilhoso patrimônio histórico, artístico e arquitetônico.

Abadia de Sant'Antimo, eu, mais do que maravilhada!

O velho centro é limitado pelas antigas muralhas, construídas no século XIII, com óbvia função defensiva; o coração da vila é dominado pela fortaleza de 1361, localizado no ponto mais alto. A fortaleza foi desenhada pelo senês Mino Foresi e Domenico di Feo, com uma planta pentagonal, que englobou algumas das estruturas existentes, incluindo a fortaleza de Santo Martini, a torre e uma antiga basílica de São João, hoje utilizada como cappella.

O edifício religioso mais importante é a Catedral de São Salvador, fundada no século XIV e transformada durante os séculos. Hoje, a sua fachada é tipicamente neoclássica devido à remodelação do início do século XIX. Além disso,  você pode visitar a Igreja de Santo Agostinho, construída no século XIII, e um antigo convento que hoje funciona como Museu Cívico e Diocesano, que contém várias pinturas e esculturas de grande valor artístico de Ambrose Lorenzetti e Simone Martini.

Outro lugar que não se pode deixar de lado é a Piazza del Popolo: piazza principal da vila com vista para o Palácio do Município, ou Palazzo dei Priori, erguido entre o final do décimo terceiro e início do século XV e decorado com os  brasões dos vários poderes que detinham poder da cidade ao longo dos séculos.

Piazza, foto de Fabrizio Sciami

Uma torre medieval bem alta, ergue-se neste palácio, e no espaço adjacente tem um pórtico chamado de "La Loggia", construído entre os séculos XIV e XV. A parte mais elevada de Montalcino tem uma vista maravilhosa, com a silhueta do imponente Monte Amiata, os espaços ainda virgens do Val d' Orcia e as vinhas de onde vem o famoso vinho Brunello di Montalcino.

Montalcino, foto de guillenperez

A vida da cidade é calma e ao mesmo tempo animada, graças aos eventos culturais. Entre os eventos tradicionais, o mais famoso é a “Sagra del Tordo”, em outubro, com um desfile histórico, a característica dança do Trescone, citada em Dante e Boccaccio, onde homens e mulheres (inicialmente somente homens!) dançam batendo os pés durante a dança, além do desafio de arco e flecha entre os bairros da cidade. A gastronomia tem vez no mês de Setembro, com a Semana do Mel. As ofertas de verão momentos inesquecíveis e várias durante o ano com o Festival Internacional de Montalcino, rico de shows, concertos e laboratórios culturais.

Datas importantes da cidade de Montalcino:

Dia 1º de Maio tem a tradicional corrida de asnos em Sant'Angelo Scalo.

Dias 7 e 8 de Maio, o Festival da padroeira da cidade, Santa Maria del Soccorso, com fogos de artifício e concerto com a Filarmônica de G. Puccini.

Dias 10 e 11 de Maio, a 10km de Montalcino, tem a cerimônia litúrgica do santo padroeiro da cidade, Sant'Antimo.

Para compreender as cidades italianas e seu patrimônio são necesessários anos de estudo de arte, arquitetura e arqueologia e outros tantos anos para aprofundar este conhecimento e escrever artigos como este. Escolha uma guia profissional pois ela fará uma grande diferença na sua estadia.

De brasileiros para brasileiros na Itália: reserve aqui a sua guia de turismo que fala português.

Onde comer em Montalcino:

Osteria del Galletto – a 12km de Montalcino Camigliano, Montalcino, tel 3405341392
Preços entre € 20 - € 40 (depende sempre do vinho!)

La Crocina
loc. La Croce, 1, 53024 Montalcino, Italia
+39 0577 847240

Enoteca la Fortezza di Montalcino
Piazzale Fortezza - Montalcino, 53024 Montalcino, Italia
+39 0577 846147

Castello Banfi La Taverna
Castello di Poggio alle Mura - Poggio Alle Mura, 53024 Poggio alle Mura, Montalcino, Italia +390577877500

O que visitar em Montalcino:

Abadia de Sant'Antimo –  Località Sant'Antimo, 53024 Castelnuovo dell'Abate Siena

Marcadores: , , ,