Qual a melhor época para visitar Roma?

Castel Sant'Angelo com Anjo do Bernini

Roma é marcada por importantes eventos do calendário católico e fatos importantes da sua história. Quanto planejar a sua viagem, se puder dar uma olhada nestas datas, vai poder escolher estar aqui durante eventos que podem te interessar particularmente! Aproveito para relembrar também de dar uma olhada na página do Jardim de Ninfa, lugar que merece uma visita e que tem aberturas ao público limitadíssimas durante o ano.

Anjo de Bernini

Carnaval e Páscoa mudam todos os anos, por isto não vão estar nesta lista.
Estejam atentos à Páscoa aqui, pois é um feriado importantíssimo, que além das tradicionais celebrações na Praça São Pedro (para quem se interesse), aqui comemora-se a segunda-feira de Páscoa: a chamada de "Pasquetta". A Pasquetta é um grande dia de festa onde as famílias fazem viagens aos arredores para comer em restaurantes ou um pic-nic na Natureza (aqui deveria escrever "convescote", por amor ao meu bisavô!).

Todas as épocas do ano são boas para visitar Roma e todas têm vantagens e desvantagens.

De Janeiro à Março, ainda faz frio e não há flores; às vezes até chove, mas museus e monumentos são muito mais agradáveis pelo menor fluxo de turistas. O por-do sol acontece entre às 15 e às 19:30h, só em Março mesmo começamos a ter mais horas de luz.

De Abril à Julho-Agosto temos várias florescências que fazem com que a cidade esteja ainda mais linda,  temos dias longos e festividades relacionadas à espera da Primavera, o Jardim das Rosas abre, em Julho temos o Rio Tibre com as famosas barraquinhas, que ainda não decidi se gosto ou não gosto, temos a abertura noturna de vários monumentos, como por exemplo as três semanas em que abre o Castel Sant'Angelo, e um lugar que já é sugestivo se transforma numa viagem no tempo à enésima potência.... mas o calor é muito grande, quem tem pressão baixa ou não é muito das temperaturas quentes pode não apreciar a cidade neste período.

Setembro-Dezembro é o segundo semestre de alta estação com uma leve queda do turismo europeu em Novembro, o que faz de novo com que os monumentos e museus estejam menos cheios e até o meio de Novembro a temperatura e os dias são lindos, apesar das árvores já estarem com perdendo folhas a partir do final de Outubro. Em Outubro existem as "ottobrate", ou "outubradas", que são dias que parecem de verão até o famoso "Verão de São Martim" (11 de Novembro), onde realmente os dias podem ser lindos e surpreendetemente quentes. A partir da metade de Novembro já esperamos mais chuvas, que vão nos acompanhar até o final de Março. Cada inverno é de um jeito, é o período das chuvas, mas tem inverno que chove mais e inverno que chove menos.

Roma é linda em todas as épocas do ano, você só tem que prestar atenção a não pegar os feriados para ter acesso aos principais monumentos sem se preocupar. Aí vão eles:

6 de Janeiro
Epifania. Fecha as festas natalícias com a "Befana", celebrações na Piazza Navona.

7 de Janeiro
Festa patriótica do Tricolor - desfile dos "Corazzieri" (guarda de honra do Presidente da República Italiana) e Carabinieri a cavalo, Praça do Quirinal.

21 de Janeiro
Comemorações na Igreja de Santa Agnes Fora dos Muros.

27 de Janeiro
Dia da Memória das vítimas do Holocausto (internacional).

Fevereiro
Carnaval

Quarta-feira de cinzas
Procissões

 Anjo de Bernini

Março - mês da Maratona de Roma - neste mês às vezes chove, mas pode fazer um tempo típico primaveril, o que faz com que os passeios ao ar livre sejam lindos; a massa de turistas ainda não chegou.

8 de Março
Dia Internacional da Mulher - muito celebrado aqui, o símbolo é a flor amarela da Mimosa.

9 de Março
Evento de benção de carros na igreja de Santa Francesca Romana (protetora dos carros).

19 de Março
Festa de San Giuseppe (São João) - também Dia dos Pais. Festeja-se João marceneiro, com o doce típico "bignè di San Giuseppe" - doce frito que deriva da tradição antiga romana; acompanha o vinho doce! Eventuais festas programadas pela prefeitura no cenário único que só Roma oferece!

30 de Março
Fim da hora legal em Roma. A partir de hoje até dia 26 de Outubro, a diferença de hora entre o Brasil e a Itália é de 5 horas!

Qual a melhor época para visitar Roma?


Sexta-feira da Paixão
Feriado com a procissão do Papa entre Coliseu e Palatino.

Domingo de Páscoa
Ao meio-dia, o "Urbi et Orbi" do Papa, na Praça São Pedro

Pasquetta
Segunda-feira depois da Páscoa

Abril
De Abril à Novembro o Jardim de Ninfa, passeio lindo aqui nos arredores, é aberto ao público. Veja no post os pouco dias de abertura durante o ano de 2014 para poder programar a sua viagem com esta visita!
Começa a florescência do Jardim das Peônias

21 de Abril
Aniversário de Roma! Dia oficial da fundação da cidade por Remo e Rômolo em 753 a.C.. Comemorações no Capitólio.

25 de Abril
Libertação da Itália - Feriado italiano em memória da libertação dos nazistas.

Anjo de Bernini


1º de Maio - Maio é mês de Campeonato de Tênis em Roma

Dia do Trabalhador (internacional).

Exposições de Arte na Via Margutta; feira de Antiguidades na Via dei Coronari.

Florescência das rosas do roseto da prefeitura, Via di Valle Murcia.

11 de Maio
Dia das mães.

Anjo de Bernini

Junho
Festa das Flores em Genzano, na região dos Lagos. Vale a pena dar um pulo e dar uma olhada. É uma festa onde os moradores realizam cópias de quadros famosos alternados com motivos decorativos utilizando apenas flores, na rua principal da cidade, formando um verdadeiro tapete de flores! A origem desta festa é cristã, relacionado a Corpus Domini, no ano 1778 (manuscrito anônimo de 1824, "Storia dell'origine dell'Infiorata" na Biblioteca Nazionale di Roma).

Este também é o mês da Feira da Indústria e Comércio em Roma.

2 de Junho
Dia da Repúlbica Italiana.

8 de Junho
Pentecoste.

23 e 24 de Junho
Festa do Apóstolo João - comemorações no bairro de San Giovanni.

29 de Junho
Festa dos Santos Pedro e Paulo, padroeiros de Roma.

Anjo de Bernini

Julho - Agosto - calorão à vista. Roupas de tecidos leves são a melhor pedida. Lembre-se de usar saias ou bermudas abaixo dos joelhos e de ter os ombros cobertos para poder entrar nas igrejas de Roma - sobretudo nos Museus Vaticanos e na Basílica de São Pedro. Algumas igrejas são "levemente" flexíveis quanto à esta regra, mas a maioria não é; se usar camiseta regata, tenha um lenço de seda na bolsa que cubra os ombros e as costas, para poder entrar sem problemas nas igrejas!

Comemorações anuais de cultura do grande evento "Estate Romana".

15-30 Julho
Período da festa "Dei Noantri" de Trastevere.

Anjo de Bernini


5 de Agosto
Chuva de pétalas da Capela Paolina da Basílica de Santa Maria Maggiore em comemoração à lenda da construção da basílica.

15 de Agosto
Assunção de Maria. Em Roma, "Ferragosto" - feriado mega-galático aqui em Roma. Quase tudo fechado!

26 de Agosto
Fim do horário de verão. Temos de novo 3h de diferença entre o Brasil e a Itália.

Anjo de Bernini


Agosto - Setembro
Festa da "Porchetta di Ariccia", churrasco de leitão ricamente temperado à moda de Castelli, com sálvia e menta. É um ótimo momento para fazer um passeio até os Lagos! Neste período tem também a Festa do Fungo Porcino (e quem não gosta?!).

Outubro
A Festa da Uva existe e é aqui, em Marino, na região dos Lagos! Você é louco (a) por castanhas?A Festa das Castanhas acontece neste mês, também na região dos Lagos!

Anjo de Bernini

De brasileiros para brasileiros na Itália: reserve aqui a sua guia de turismo que fala português

Novembro
Festa da Polenta na região dos Lagos!

1º de Novembro
Todos os Santos. Esta comemoração dedicada aos mártires da Igreja teve seu início no Século IV!

8 de Dezembro
Dia da Imaculada Conceição. O Papa leva uma coroa de flores à Coluna de Maria, ao lado da Piazza de Spagna.

Marcadores: , , ,