Passeio de Arqueologia em Roma
Aureliano
(Lúcio Domício Aureliano 270-275 d.C.) vestiu a púrpura imperial no ano 270 d.C. aclamado pelas tropas da Panônia.
A Panônia era uma província do Império Romano que incluia a parte ocidental da Hungria, a província austríaca de Burgenland, Viena, a parte norte da Croácia e Eslovénia. Ela era originalmente parte da província romana da Ilíria (Illyricum Inferior) e foi dividida após a revolta dálmata.
Pedaço de Muro Aureliano visto do alto da torre de Porta Sebastiana
Os muros aurelianos foram iniciados em 271 e concluídos em 276; são também conhecidos como "os muros do medo", dado que respondiam à emergência de proteger a cidade da ameaça bárbara.
Hoje, os muros Aurelianos representam o maior e mais representativo muro do período clássico de todas as cidades europeias; por isso foram os muros mais restaurados, estudados e representados em quadros nos últimos 18 séculos. Sim, dezoito séculos!
Uma amiga que foi comigo passear no caminho de ronda dos muros (:
Ao longo do tempo, eles mudaram de aparência, de acordo com as necessidades de defesa e ataque utilizada pelos povos que tentavam conquistar Roma; adaptaram-se
às mais modernas técnicas de arquitetura militar.
Os muros aurelianos possuem 6 metros de altura e ~3,5m de largura; 18km de extensão, com uma torre de controle a cada 30, originalmente.
O primeiro restauro consistente dos muros foi feito pelo Imperador Onório para proteger a cidades da invasão dos Godos (401-402): a altura dos muros foi duplicada e foi construído um novo caminho para as rondas.
No V século, o número de torres dos muros era de 383, com 116 corpos de defesa e certamente não sem as necessárias latrinas!
Caminho de ronda dos muros aurelianos visto de cima (entrada pelo Museus dos Muros Aurelianos)
Mais restauros foram realizados durante o VI século (por Belisario) e ao longo dos anos, até o séc. XIX, pelos papas.
Muitas vezes, monumentos existentes eram englobados na costrução, como a Pirâmide Cestia e o cemitério conhecido como "Protestante ou "Acatólico.
Parada millitar que fotografei em 2011!
O portão para a entrada à Piazza del Popolo foi durante 1500 anos o mais importante ingresso na cidade de Roma.
Os restauros importantes entre os séculos XVI e XVII foram realizados sob o ordem de Papa Pio IV por Baccio Bigio, em 1561-1562 e sob odem de Papa Alexandre VII, por Bernini, para a chegada triunfal de Christina da Suécia, no dia 23 de Dezembro de 1655.
Festival de cinema no verão de 2011 na frente da Porta São Paulo
Ingrid Bergman projetada na Piramide, durante o Festival de Cinema no verão de 2011
Piazza del Popolo com o portão de entrada com clara aparência barroca
Para compreender Roma são necesessários anos de estudo de arte, arquitetura e arqueologia e outros tantos anos para aprofundar este conhecimento e escrever artigos como este. Escolha uma guia profissional pois ela fará uma grande diferença na sua estadia.
De brasileiros para brasileiros na Itália: reserve aqui a sua guia de turismo que fala português.
Museo
delle Mura
Via
di Porta San Sebastiano, 18, 00179 Roma
Tel.: 06 0608
Horários
Terças-Domingos 9.00-14.00
24 e 31 Dezembro 9.00 - 14.00
Tickets
€ 5
Marcadores: italia para brasileiros, italia serviços turísticos, roma com crianças, viagem na Italia com guia em português