quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Ostia Antiga

Ostia Antiga - um banho de arqueologia e história

Óstia Antiga é um sítio arqueológico de grande importância a 25 km de Roma. Visite-o antes que vire Patrimônio UNESCO
O absurdo fato disso ainda não ter acontecido faz com que um lugar de importância capital não tenha a multidão que vemos no Coliseu e Foro Romano.

Eu, emocionada com os "grampos" que seguravam um revestimento de travertino
Eu, no Teatro de Ostia

Breve história da antiga cidade de Óstia

 A lenda nos conta que foi o quarto Rei de Roma, (Anco Márcio, 640-616 a.C.), quem fundou a cidade de Óstia na foz do Rio Tibre. Alí produzia-se sal, um bem de grande importância na antiguidade para temperar alimentos e sobretudo conservar a carne. Posteriormente a posição geográfica de Óstia se demonstrou fundamental para proteger a sede do Império que nascia.

Teatro de Ostia ANtiga
Yu-huuu! Mais um ângulo do Teatro de Óstia Antiga

Quando Roma conquistou os Etruscos na famosa batalha de Veio, em 396 a.C., o governo resolveu construir um forte para defender Roma na foz do rio Tibre. A partir deste momento, o papel de Óstia na história assumiu uma importância vital na aurora do nascimento do grande Império.

Pavimentos mosaicos, Ostia ANtiga
Maravilhosos Opus Sectile pavimentais

O forte, que abrigava originalmente 300 famílias, cresceu e causou mudanças radicais na urbanização da região, que abrangia 50 héctares e tinha três portas nos muros da cidade.

Vista do alto da cidade de Ostia ANtiga

Com o tempo, o forte adquiririu uma outra função fundamental para Roma:  receber o grão, e depois todas as mercadorias que supririam o Império.

Mosaico pavimental, Ostia Antiga
Mosaico pavimental


Óstia Antiga durante o período do Império Romano

 Augusto deslocou a frota militar de defesa de Roma para o sul (Misenum, na Campania) e a importância comercial de Óstia se consolidou como porta de entrada de mercadorias que supria Roma, que no meio tempo tinha atingido a beleza de um milhão de habitantes. Augusto construiu um teatro e redesenhou o centro político, civil e religioso, além de construir templos e praças.


Pavimento com mosaico em Domus de Ostia Antiga
Maravilhada com os mosaicos; parecem os Cosmatas!

Pouco mais de um século da realização do forte, no ano de 270 a.C., a capital já contava com 187.000 habitantes e precisava manter esta população!

Durante o período Imperial, Óstia chegou a ter em torno a 200.000 habitantes.


Capitolio de Ostia ANtiga
Eu no Capitólio de Óstia Antiga

O que ver em Óstia Antiga

Esta cidade tem uma arquitetura sui generis na antiguidade, pois foi habitada até os séculos VIII e IX. Aqui vemos um desenvolvimento urbanistico como em nenhuma outra cidade do Império, pois, por exemplo, Pompéia teve seuu desenvolvimento interrompido já em 79 d.C.!

Capitólio de Ostia ANtiga

O que vemos hoje é o resultado das escavações que aconteceram na metade do século XX.
A maior parte dos edifícios foi realizada após a grande re-estruturação do Imperador Adriano, que elevou o nível do chão da cidade para impedir que ela se alagasse com as cheias do rio.

Domus romana de Ostia Antiga


Na enorme área arqueológica vemos termas, restaurantes, casas de famílias ricas, apartamentos onde moravam as pessoas mais pobres, lavanderias, bares, lugares de culto, sinagogas (claro, Óstia, cidade de porto, tinha uma população estremamente cosmopolita!), a praça central com o capitólio de Óstia e muitas, muitas ruas com o antigo basalto romano.

Hipocausto de Ostia ANtiga
Eu, me deliciando com a visão do hipocausto das termas

Um dos edifícios mais famosos é um antigo armazém cujas paredes eram tão espessas que esta construção ainda exercita esta função hoje! Aqui ficam várias peças consideradas mais preciosas, trancadas a sete chaves!

Guia em portugues em Ostia Antiga
Nosso cliente veterano, Roberto, no Teatro de Óstia Antiga em Dezemebro de 2016

É um lugar muito curiosos, pois nos tantos edifícios podemos apreciar detalhes da  vida quotidiana da antiguidade, como o sistema de abertura das portas, o sistema de calefação das casas, a beleza de alguns pavimentos das domus romanas, que aqui têm uma estrutura completametne diferente do resto do império....

Mitreu em Ostia ANtiga
Templo de Mitra, Cautes com galo

Detalhes da vida da cidade de porto no  período imperial

Isso para não falar na praça das corporações: um unicum no seu gênero, pois Óstia era um porto e esta praça nos revela segredos do passado do mundo comercial antigo: vocês vão ficar de boca aberta quando entenderem o quanto os romanos antigos eram inteligentes e organizados!

Obviamente entenderemos também o interessantíssimo fluxo de indas e vindas das tantas precioasa mercadorias sobre o rio Tibre para alimentar e fornecer com materiais de construção a capital do grandioso império dos romanos.

Restaurante Antigo, Ostia ANtiga
Restaurante, que na antiguidade se chamava "Thermopolium"!

Brinco sempre dizendo que é uma das áreas arqueológicas mais perfumadas que existe, pois Óstia é cheia de pinheiros e o ar aqui é muito bom por causa da proximidade ao mar; passear aqui é uma delícia também para os sentidos, pois a área arqueológica é tão grande tem espaço à vontada para os milhares de visitantes que chegam aqui dos quatro cantos do mundo fazerem seus passeios na santa paz!

Familia visitando restaurante Antigo na cidade de Ostia Antiga
A família da Eliana no Thermopolium em Dezembro de 2016

Este passeio é perfeito para quem quer conhecer em profundidade a História da Roma Antiga, sem ter que ir à Pompei ou Ercolano.

Vista do alto da antiga urbanizacao da cidade
É possível subir no alto de alguns palácios antigos para apreciar o panorama... e que panorama de cidade antiga!!!

O percurso que costumamos fazer é mais ou menos este:  Necrópoli, Porta Romana, Decumano Massimo, Termas de Netuno (ou quartel), Teatro, Praça das corporações, Termas do Foro, Latrina, Foro, Casa de Diana (exterior), Termopólio, Panetteria (moinho), e por fim, indo para a saída, vemos os lindos mosaicos das Termas dos Cisiari (Motoristas dos carros, isto é, os taxistas da época romana!).

Para fazer um tour na Itália com guia em português não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.  

Horário de abertura do sítio arqueológico de Óstia Antiga:
Fechado todas as Segundas-feiras e dia 1° de Janeiro1º de Maio e dia 25 de Dezembro.
Janeiro e Fevereiro, Novembro e Dezembro:
08.30 - 16.00 (última entrada às 17.00)
Último domingo de Março até Outubro: 
08.30 - 18.00 (saída do público até às 19.00)
Do último domingo de Outubro até dia 1º de Novembro:
08.30 - 17.00 (
saída do público até às 18.00)

Entradas:  € 8,00
Menores de idade: gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário