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Apuleio, As metamorfoses, I
- Bairro de Trastevere (artigo inteiro)
A Villa Farnesina em Roma, no bairro de Trastevere, é uma das
mais nobres e armoniosas realizações do Renascimento italiano. Esta
típica mansão foi comissionada no início do séc XVI pelo banqueiro
de Siena, Agostino Chigi, ao arquiteto Baldassare Peruzzi. Em
seguida, foram realizados afrescos por Raffaello, Sebastiano del
Piombo, Sodoma e pelo proprio Peruzzi. No final do séc XVI, o
cardeal Alessandro Farnese a comprou (dai o batismo como Villa
Farnesina, para diferencia-la do Palácio Farnese, do outro lado do
Tevere).
Villa Farnesina, entrada com jardim renascentista
Hoje, a maravilhosa mansão é a sede de representação da
Accademia Nazionale dei Lincei: instituição italiana fundada em 1603, que teve como um dos primeiros sócios Galileo Galilei, tem como objetivo “promover, coordenar, integrar e difundir o
conhecimento cientifico às suas mais elevadas expressões no interior
do quadro da unidade e da universalidade”, do site http://www.lincei.it/.
A vila é toda decorada, cada janela, cada canto, cada persiana é decorado com arte.
Primeiro andar da Villa Farnesina, grotescas na persiana
Grotescas na persiana
Vamos às pinturas:
- “La loggia di Galatea” (A
varanda de Galatea) – A varanda foi afrescada por diversos
artistas. Raffaello fez a Galatea. Peruzzi, por sua vez, afrescou em
1511 o horóscopo de Agostino Chigi no teto. No inverno de 1511-1512,
Sebastiano del Piombo pintou cenas mitológicas e o Polifemo das
lunetas. As outras representações
sao paisagens pintadas no séc XVII, de escola romana
Casamento de Alexandre o Grande e Roxana, do Sodoma
- “La loggia di Amore e Psiche”
(A varanda de Amor e Psiquê) – Esta varanda tem o nome das
representações
de seus afrescos, os quais representam episódios do mito de Psique,
inspirados pelo “Asno de ouro”, de Apuléio. A narração,
intercalada por festões de flores e frutas, saiu das mãos de
Giovanni da Udine e se desenvolve nos penacho
e se conclui ao centro com o casamento de Amor e Psique e o Conselho
dos Deuses.
Loggia de Amore e Psiquê do Rafael
Closeup do maravilhoso, esplêndido e único afresco de Rafael
- “La stanza del Fregio” (O
salão do friso) – O
salão é assim chamado pelos frisos no alto das paredes. O autor foi o Peruzzi, que o pintou em torno ao ano de 1508, representando
os esforços de Hércules no lado norte e parte do lado leste, além
de outras cenas mitológicas das outras paredes.
Primeiro andar
- O salão das perspectivas – o
enorme salão do primeiro andar tem a origem de seu nome na
decoração de Peruzzi, que em 1519 afrescou sobre as paredes vistas
com perspectivas urbanas e campestres entre falsas colunas. Abaixo
do teto a caixotões
corre um friso com cenas mitológicas também do mesmo autor e seus
alunos; sobre a grande lareira, a representação da oficina do deus
Vulcão:
Afresco do deus Vulcão
Salão do casamento de Alexandre Magno
-
O salão do casamento de
Alexandre Magno e Roxane – salão assim conhecido pelo seu
afresco principal, que ocupa toda a parede do lado norte, o salão
era originalmente o quarto de Agostino Chigi, que mandou executar os
afrescos a Sodoma, em 1519. O teto a caixotões
foi decorado com pinturas grotescas e temas mitológicos.
Horário de abertura da Villa Farnesina em Trastevere:
- de 2a à sábado, das 09h às 14h.
Tickets:
- Inteiro € 6
- Meio €5Para compreender Roma são necesessários anos de estudo de arte, arquitetura e arqueologia e outros tantos anos para aprofundar este conhecimento e escrever artigos como este. Escolha uma guia profissional pois ela fará uma grande diferença na sua estadia.
Site Oficial: http://www.villafarnesina.it
Marcadores: afrescos profanos, Pontos Turísticos de Roma, Raffaello Sanzio, Roma Barroca, trastevere, villa farnesina