Santa Maria del Popolo

A passagem através da fase da dúvida não foi para Santo Agostinho um simples acidente de percurso, mas foi determinante para que ele encontrasse a o caminho da fé. Segundo Santo Agostinho, somente quem dúvida possui em si o desejo sincero de encontrar a verdade, em oposição à quem não se põe perguntas. É a consciência da própria ignorância que nos dá a motivação necessária para questionar sobre o mistério; certamente não procuraríamos a verdade se não tivéssemos, pelo menos inconscientemente, a certeza da sua existência.
Abacuc* e o anjo, Capela Chigi, Bernini (1598 - 1680)

A igreja Santa Maria del Popolo (ou Santa Maria do Povo, em português), de padres agostinianos, está no centro de Roma, colada nos muros aurelianos, ao lado da mais importante entrada da cidade até a construção da ferrovia. Esta igreja foi construida em 1099 por Papa Pasqual II para "banir" espíritos maus da família Domizi (do Imperador Nero).

A fachada da igreja não é particularmente impressionante, mas a sua história e os tesouros artísticos que ela possui no seu interior certamente o são.

Fachada Santa Maria del Popolo

Sugiro um percurso iniciando pela nave direita, na primeira capela, a Della Rovere. Em mármore branco, podemos admirar sobre o altar uma representação da "Adoração", de Pinturicchio. Nas lunetas, lindas representações da vida de São Jerônimo, também de Pinturicchio e da sua escola.

Adoração com São Jerônimo do Pinturicchio

A seconda capela, com arquitetura de Carlo Fontana (1685) apresenta dois túmulos com grande riqueza de cores dos cardinais Loreço Cybo e Alderano.

Note na terceira capela (Basso Della Rovere), o quanto é rico o trabalho das cenas da "Vida de Maria", da escola de Pinturicchio e a execução do trabalho em mármore do túmulo à direita, da escola de Andrea Bregno (1483).

Na Capela Cerasi, temos uma "Assunção" de Anibal Caracci e dois Caravaggios: à esquerda a crucificação de São Pedro e à direita a "Conversão de São Paulo" - trabalhos magníficos.

Voltando pela nave esquerda em direção à porta de entrada, não podemos não admirar a Capela Chigi, com uma planta baixa muito original, entre um octágono e uma cruz grega, realizada pelo grande maestro Rafaelo. Nesta capela temos duas esculturas de Bernini, "Abacuc" e "Daniel" (com o leão que lambe seus pés!) e uma maravilhosa cúpola com a representação dos planetas guiados por anjos.

Jonas, Capela Chigi, escultura de Lorenzo Lotti (1490-1541) 

* Baseado numa história de um texto apócrifo, Abacuc (ou Abacuque) foi guiado por um anjo que puxava seus cabelos, para levar comida a Daniel, que estava na cova dos leões. Nesta representação, o anjo aponta para o outro nicho, diametralmente oposto, onde Bernini realizou a escultura de Daniel (1655-57) com o leão lambendo seu pé.

 
Planta baixa da igreja Santa Maria del Popolo 



Para compreender Roma são necesessários anos de estudo de arte, arquitetura e arqueologia e outros tantos anos para aprofundar este conhecimento e escrever artigos como este. Escolha uma guia profissional pois ela fará uma grande diferença na sua estadia.

Marcadores: , , ,