Alegoria do Rio Nilo, um exemplo de interpretação da iconografia antiga

Tantas cidades antigas nasceram na foz de um rio. Um rio que permite a plantação, isto é, colheita, isto é, a possibilidade de fazer farinha e pão.

Naturalmente os rios eram vistos como deuses que permitiam a vida dos Homens. E não é que ainda hoje precisamos da água, como sempre precisamos dela?

Estive hoje nos Museus Vaticanos e vi uma linda alegoria do Rio Nilo que fotografei pra escrever um pequeno post sobre os símbolos que encontramos em uma escultura deste tipo. Em Roma, muito provavelmente você vai acabar passando pela Piazza del Campidoglio e vai ver a alegoria de dois rios importantes na história de Roma: o Tibre e o Nilo.

Aqui vai então, uma chave para uma leitura simples destas imponentes figuras.

Maravilha: o Rio Nilo representado por um homem apoiado sobre o cotovelo, com seus afluentes, representados pelas crianças

Aqui temos o corno (símbolo antiquíssimo de fertilidade) com frutas e uma criança

A Esfinge, símbolo inconfundível do Egito

Delicioso detalhe da criança representando um afluente do rio

Três crianças que parecem não ter medo do jacaré, creatura que vive em agua doce e "barrosa"

Por fim, a mao do Deus Nilo segurando docemente o trigo, que possibilitava (e ainda possibilita!) a vida do Homem

Toda essa simbologia inicia na noite dos tempos, com os antigos "objetos de arte" produzidos pelo homem e se transforma à medida que as sociedades e a mente humana se evoluem - Roma é fascinante e eterna também neste sentido, pois nos oferece a possibilidade de parar por um momento e refletir sobre grande parte da iconografia do mundo ocidental!

Para ter uma guia que te acompanhe pelos Museus, escreva por favor um email através da  página http://www.guiabrasileiraemroma.com.br/#!contato/c1lmm

Marcadores: , , ,