Tesouros da Basílica de São Pedro


Basílica de S. Pedro no Natal de 2009

Aqui um percurso lento e detalhado dentro dos mais de 20.000m² da Basílica de São Pedro. Não perco aqui a oportunidade de relembrar mais uma vez o quanto seja importante pegar uma guia que dê uma ideia da história de Roma, de modo que esta lista não pareça um amontoado de nomes sem sentido! Com muita humildade, lembro que Roma "não é para principiantes", parafraseando Tom Jobim.

São Paulo à entrada da Basílica

1 Mosaico da Navicela de Giotto (estava na Basílica Constantina). Este tema deriva da passagem do Evangelho em que Jesus caminha sobre as águas.
10 Estátua equestre do Imperador Constantino, (obra-prima) Bernini 1670

Foto tirada bem em cima desta placa redonda de porfido vermelho

Monumento aos Stuart, de Canova

20 Capela do Coro, de Maderno, Bianchi, Borromini séc XVII
30 Altar da Mentira, (mosaico, 1725-1727 de pintura) de Roncalli (Pomarancio) 1599-1604
32 Estátua de Bronze de S. Pedro, de Arnolfo di Cambio, c.1300 (pés gastos pelo público!)

S. Pedro, por Arnolfo de Cambio

Os pés de S. Pedro "gastos", no trabalho de Arnolfo de Cambio

40 Altar da Crucifissão de S. Pedro, mosaico segundo pintura de Guido Reni (1575-1642). Uma antiga tradição afirma que exatamente no lugar deste altar é que S. Pedro foi crucificado.

50 A Tribuna (Abside - parede circular ao fundo do altar) - Altar da Cátedra de São Pedro com monumentos à Paulo III (esq.) e Urbano VIII (dir.). No alto, inscrição em latim na faixa dourada: "Ó pastor da Igreja, tu alimentas todas as ovelhas e os cordeiros de Cristo"

60 Transepto direito (orientação Norte). Onde acontecem as confissões (em várias línguas). O primeiro Concílio Vaticano teve-se nesta área, em 1869.

70 Monumento a Gregório XIV, Prospero da Brescia 1590

Sepultura de Cristina da Suécia

80 Capela da Pietà de Michelangelo. Realizada em marmore de Carrara por um Michelangelo com apenas 23 anos, esse foi o único trabalho que assinou. Observe a mão da Virgem como graciosamente, de um lado apoia o corpo pesado e sem vida de Cristo, do outro é como se aceitasse o seu destino imposto por Deus. Diz-se que o fato da Virgem parecer tão jovem se deve à morte prematura da mãe do artista.


Michelangelo fez uma outra Pietà que gosto muito, a chamada "Pietà Rondanini", que esta' em Milão, e pode ser visitada no Castelo Sforzesco. Trata-se de um trabalho iniciado em 1550 no qual ele trabalhou até o final da sua vida.

S. Pedro com a chave na mão, na saída da Basílica

O ingresso na Basílica é gratuito; e temos sorte, pois na Toscana precisa-se pagar para entrar em muitas igrejas!

OBS.: A BASÍLICA de S. Pedro NÃO é uma Catedral. Uma Catedral é onde tem sede um bispo; o bispo de Roma, que é neste momento o Papa Francesco, que tem sua sede na Basílica de S. João em Latrão!

Horário de abertura: 
Inverno ( de 1° de Outubro à 31 de Março): 07-18.30h
Verão ( de 1° de Outubro à 31 de Março): 07-19h

Como se vestir para ir às igrejas de Roma: joelhos e ombros têm que estar cobertos! Se estiver calor, saias e bermudas abaixo dos joelhos; se tiver camiseta regata, leve um xale de seda na bolsa.

Para subir na cúpola da Basílica de São Pedro: 
Inverno ( de 1° de Outubro à 31 de Março): 08-17h
Verão ( de 1° de Outubro à 31 de Março): 08-18h
Tarifas:
a) elevador até o terraço e a pé 320 degraus: €7
b) a pé 551 degraus: €5

Marcadores: , , , , ,