segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Roma em um dia - Roma Clássica e Basílica de São Pedro

Olá!
Estou aprendendo a "confeccionar" mapas turísticos de Roma com o Google Maps para ficar mais fácil de entender e estudar o percurso sugerido.
Aqui vai um test de percurso possível, por favor comente e diga se é útil, ou se devo mudar completamente estratégia - gulp!
Se der certo, este vai ser o primeiro de uma série de muitos percursos possíveis em Roma.
Lá embaixo neste post tem o mapa google todo marcado com o percurso!

Piazza del popolo, guia brasieleira em ROma
Piazza del Popolo

Partida: Piazza del Popolo.
Não deixe de entrar na igreja e ver os Caravaggios, a capela Chigi com arquitetura de Raffaello e Bramante, esculturas (anjinhos) do Bernini e com afrescos de Pinturicchio e Caracci.

Direçao Piazza di Spagna pela via del Babuino.
Piazza di Spagna. Nao perca um cafezinho no Antico Caffé Greco, na Via dei Condotti 86 (atenção, está perto, mas o lugar está errado no Google!).

Prossiga para Fontana di Trevi, depois Templo di Adriano. Lá pode-se fazer um pequeno desvio e ver Piazza Colona, Palazzo Chigi e Palazzo Monteciorio (ótimo sorvete na GIOLITTI, via Uffici del Vicario, 40). Depois reprenda Piazza di Pietra para ver o antigo Templo de Adriano, hoje sede da Associaçao dos Artesãos de Roma. Seguindo sempre em frente, na via dei Pastini, vai ver um "Alimentari" à esquerda. Se voce é carnívoro, peça "una pizza bianca con mortadella da portare via".

 Vão te dar um pizza quadrada cortada no meio e rechada com uma mortadela que vai ser a melhor que já comeu na vida! Se não come carne, peça "una pizza rossa" ou "margherita". Vão pesar e você vai pagar tudo no caixa e levar o teu lanchinho para comer na Piazza Navona, quando chegar lá.

Templo de Adriano
Templo de Adriano

Pantheon - guia brasileira em Roma
Pantheon

Siga para o Pantheon, mas não esqueça de alongar um pouquinho pra Via Minerva e veja a Igreja Santa Maria Sopra Minerva, com um Cristo de Michelangelo junto ao altar - e o lindinho do elefantinho do Bernini, com o obelisco na entrada da igreja.

Pantheon, com guia em português

Se quiser subir a via del Seminario para ver a Igreja de Santo Ignacio, faça. Saiba que as cúpolas que você vê do interior da igreja sao falsas! Sao afrescos perfeitamente pintados, dando a impressao ao observador que a igreja tem cúpolas!

Elefantinho de Santa Maria Sopra Minerva, com guia em português


Depois continue para a Piazza Navona, seguindo a minha indicação para poder passar na San Luigi dei Francesi e ver os Caravaggios maravilhosos dentro desta igreja. Entre na Igreja e siga a navada da esquerda até o fim.
Bom, se esta' conseguindo falar até agora, quero ver na frente do "Martírio de S. Matheus", "Vocação de S. Mateus" e "O Evangelho ditado pelo Anjo" como você vai estar se sentindo.

Você olha no mapa, vê um percurso que nem é tão grande, 5 km... mas o que está vendo neste passeio tem um conteúdo iconográfico fortíssimo, que a tua cabeça vai estar processando constantemente!

Continue para a Piazza Navona, onde também tem muita coisa pra ver, mas no teu caso, eu abriria o sanduíche e não pensaria em nada por um instante...

Piazza Navona
Piazza Navona

Depois, com calma, vá ver de perto a Fontana dos Mouros, Fontana dos Quatro Rios, e Fontana de Netuno.
Continue para Campo de Fiori, curta esta praça e depois vá à Piazza Farnese (uma das minhas preferidas!).

Pegue ar e estamos prontos pra ir à Basílica de S. Pedro, passando por Castel Sant'Angelo, naturalmente!

O Roma Pass dá direito à entrada no Castel Sant'Angelo. Tem um maravilhoso café la' em cima, com uma super-vista de Roma. Mas talvez estejamos com muuuuita vontade de ir à São Pedro, não?

Castel Sant'Angelo

Anjo, Escola do Bernini, POnte San'Angelo
Ponte Sant'Angelo, Ângelo de Castel Sant'Angelo

Para dar conta dos 23.000 m² da Basílica, vou postar logo mais um verdadeiro mapa turístico do interior de São Pedro. Mas neste momento, você já pode dar uma olhada na introdução São Pedro e Vaticano - Resuminho das obras primas para começar.

Para voltar para Termini, vá ao Hospital Santo Espirito e espere pelo 64, 40.
Ou pegue o 271 que vai levar você através do centro ao Coliseu (que vai estar já fechado à essa hora), mas a iluminação é linda!
obs: linha 271: última partida do ponto às 20:16h, exclusos Domingos.

Ou vá jantar no "Lo stregone", na Piazza dei Coronari, 1. Penette al salmone e beba vino della casa (penette é uma pasta curta, com molho de salmão; neste restaurante pode beber o vinho da casa que é bom). Se não come carne, verduras grelhadas e um prato de queijos. E diz "oi" à Sra. Gina para mim :)
São Pedro
S. Pedro
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Se você gosta de arqueologia, não perca a oportunidade de fazer um bate e volta com uma guia de turismo ao Teatro de Ostia Antiga e ver a cidade onde ele foi construido! http://guiaderoma.blogspot.it/2013/12/ostia-antica.html



Capitólio de Ostia Antiga


Para compreender as cidades italianas e seu patrimônio são necesessários anos de estudo de arte, arquitetura e arqueologia e outros tantos anos para aprofundar este conhecimento e escrever artigos como este. Escolha uma guia profissional pois ela fará uma grande diferença na sua estadia.

 Capitólio de Ostia Antiga

----------------------------------------------------------------------------------------------------

View Larger Map

Nenhum comentário:

Postar um comentário