quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Templo de Hercules, Foro Boario


Templo de Hércules

Templo de Hércules em Roma


Tivemos a sorte que este maravilhoso templo antigo dedicado à Hércules Invictus (também conhecido como templo Hercules Olivarius) chegasse à nós quase intacto. Estamos olhando para uma deliciosa construção no ano de 120 a.C., e que possivelmente o arquiteto grego que o realizou chamava-se Hermodoros de Salamina. No seu interior foi encontrado também a estátua de Hércules (realizada pelo escultor Skopas Minore), escolha nada casual, dado que ele o padroeiro do comércio e dos rebanhos. Esta zona foi transitada por rebanhos desde à noite dos tempos da Idade do Bronze e o comércio é a mais forte razão para a fundação de Roma, que mais precisamente, acontecia exatamente neste lugar, com os gregos que subiam o Tibre para comerciar com os etruscos, que por sua vez desciam para comerciar neste importante empório.

Detalhes da arquitetura do Templod de Hércules


O diâmetro do templo é de quase 15m, rodeado por 20 colunas coríntias de 10m de altura, construído sobre uma base de tufo (pedra muito comum e material de construção número um de Roma). O interior tinha as paredes revestidas de travertino, o mármore da região.

Templo de Hercules e Templo de Portunus
O templo de Portunus no fundo

Templo de Hércules e o Cristianismo




Em 1132, o templo foi convertido em igreja pela potente família de nobres, os Savelli (dedicada à Santo Estevão das Carroças; o topônimo "das Carroças" se refere à uma rua que passava aqui perto e que era chamada "Rua das Carroças").


Novos afrescos foram adicionados ao altar em 1475. Na segunda metade do século XVI, a igreja foi dedicada à Santa Maria do Sol por causa de uma imagem da Virgem Maria que foi achada no Tibre e que, segundo a lenda, teria lançado raios de sol.


Templo de Hércules, COlunas
Veja nesta foto como o templo era coberto por placas de travertino,
mas a estrutura era feita de tijolos

Das 20 colunas originais, hoje temos 19, pois uma foi "reciclada" antes que o templo fosse transformado em igreja.

Adoro quando tenho que passar por aqui, pois ver este maravilhoso templo, não tão grande de tamanho, mas de enorme importância para a reconstrução da história de Roma e é uma experiência tocante todas as vezes!

Para fazer um tour na Itália com guia em português não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.

Monumentos importantes aqui perto: 


Santa Maria in Cosmedin: http://guiaderoma.blogspot.de/2016/09/santa-maria-in-cosmedin-igreja-da-bocca.html 

São Nicolau em Cárcere: http://guiaderoma.blogspot.de/2016/08/basilica-de-sao-nicolau-no-carcere.html 

Teatro Marcelo: http://guiaderoma.blogspot.de/2017/02/teatro-marcelo-de-roma.html

2 comentários:

  1. Esta seria a minha primeira escolha, mas não consegui votar, gostaria de saber como fazer.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosário, estes templos não estão concorrendo à votação...escolha um dos monumentos embaixo da escrita "Qual é o lugar que você mais quer conhecer em Roma?", clicando num dos quadradinhos à esquerda do nome. Se você gosta deste, olhe o post Roma em um dia (http://guiaderoma.blogspot.com/2011/01/roma-em-um-dia.html), talvez você gostaria de ver o Pantheon; mais pra frente um post só sobre ele...

    ResponderExcluir