A Necrópole Vaticana

POST UPDATE DIA 02.02.2016.

Um dos passeios mais emocionantes de Roma... não se pode tirar fotos "lá embaixo" (é tudo subterrâneo, "dois andares" embaixo da atual Igreja de S. Pedro), mas tem um site muito bom com o passeio "on line" aqui: http://www.vatican.va/various/basiliche/necropoli/scavi_italian.html - cliquem em "Cliccare qui per iniziare la visita" e tenham paciência com o padre que fala um monte no início por que depois vale a pena!

Marque a tua visita antecipadamente, é obrigatório.
O passeio dura um pouquinho mais do que uma hora e 15 minutos com uma guia e é realmente excepcional! O tour custa  € 13. Este passeio é feito com guia exclusiva dos Museus Vaticanos. Em alguns casos, com antecedência, consigo obter tickets para o passeio, mas não ofereço visitas guiadas, pois não trabalham guias privativas neste caso, somente guias do próprio Vaticano.


A gente entra pelo lado esquerdo (pelo chamado "Arco delle Campane"), perto do escritório e da saida da gruta vaticana (é aí que estava colocado o obelisco de 21m (um dos menores de roma!) que estava no antigo Circo de Nero, e que foi transferido ao centro da Praça de S. Pedro.

Você vai descendo, descendo num ambiente super úmido (mantido assim por meios artificiais para favorecer a conservação)... e vai se encontrar no meio da antiga necrópole que ocupava aquele espaço desde o fim do I século d.C. Era e-nor-me. Chegava até Castel Sant'Angelo, nas margens do Tibre, a 1,1 km da Basílica!).
Em 1940 o Papa resolveu cavar pra ver o que tinha lá embaixo, dado que desde tempos remotos se sabia que tinha uma necrópole, mas ninguém nunca tinha escavado....

Trata-se de um cemitério de "homens livres", ex-escravos que tinham conseguido um nível de vida bom e podiam pagar para ter uma sepultura descente. Interessante é a mistura de diferentes cultos: os escravos eram trazidos dos mais diferentes lugares à Roma, e de consequência traziam consigo diferentes bagagens culturais.

Seção longitudinal da atual Basilica de S. Pedro.

I. (em vermelho) Basílica Atual: 1. Sepultura de São Pedro; 2. Altar papal de Clemêncio VIII; 3. Baldaquino do Bernini; 4 Estatua de bronze de São Pedro.

II. (em preto) Grutas Vaticanas 5. Sepultura de Pio XII; 6. Capela Clementina; 7. Confessionário "Sancti Petri"; 8. Sepultura de João Paulo II*; 9. Sepultura de João Paulo I; 10. Sepultura de Paulo VI; 11. Sepultura de Bonifácio VIII

III. (em azul) Necrópole Vaticana

* A tumba do Papa João Paulo II foi transferida para a Capela de São Sebastião, na Basílica de São Pedro .

Se começa com a tomba "egípcia". Ao lado tem um sarcófago com uma inscrição que poderia ser uma "Diana"... como poderia ser outras coisas também; vi muitos paredes decoradas lindamente com mosaicos, pássaros e flores... lembrava muito o tipo de pintura das casas de Pompéia.
Enfim, não perca este passeio!

Preço da visita à necrópole, com guia oficial da Cidade do Vaticano: 13 euros. Para reservar, escreva a Ufficio Scavi scavi@fsp.va com pelo menos 3 meses de antecedência!

Gostou das informações que encontrou aqui? Deixe um comentário!

Marcadores: , , , ,