quinta-feira, 6 de abril de 2017

Docerias em Trastevere, Roma

Docerias em Trastevere


Em ritmo de doce ressurreição de Cristo e Primavera, achei que era uma boa hora para falar, finalmente, das docerias super-especiais do bairro onde moro e a coisa melhor é que elas quase não são concorrentes entre si, pois cada uma há uma especialidade!


 Ovos de Páscoa em ROma

Começo com o núcleo da vida de quem ama doces: o chocolate puro, que é onde comprarei meus ovos de Páscoa em Roma: a Pasticceria Valzani na Via del Moro, 37 a/b. Entrar neste lugar tem sabor de tradição e ingredientes genuínos que são feitos com receitas deliciosas e antigas, desde os anos '20. 


Docerias em Trastevere, Roma

Entramos e somos envolvidos por um aroma forte de cacao. Atrás do balcão vemos o laboratório em plena produção, que nos faz sentir perto do coração deste néctar que só os chocólatras sabem o que significa! Famoso aqui é a torta austríaca Sacher, de chocolate com geléia de albiccoca e o famoso “Maritozzo”, que parece um pão de leite de grandes dimensões, mas é feito com farinha e mel e come-se com uma montanha de chantilly no meio - típico aqui do Lácio no café da manhã... ou travessuras de noitadas trasteverinas.

Maritozzo, pão romano

Pensando em aniversários, vou falar de uma das melhores tortas que já comi na vida. Vem da Pasticceria Trastevere, na Via Natale del Grande, 49-50, fundada há mais de 30 anos. A torta é de ricota e visciole, que para explicar facilmente, digo que é uma “prima da cereja”, cuja característica é ser levemente ácida. 


Docerias em Trastevere, Roma

Você nunca vai encontrar a torta pronta para comprar: tem que encomedar. Faz uma mistura divina com a ricota feita aqui, que por sua vez não tem nada a ver com a ricota do Brasil, pois é suave e macia, chegando quase a ter uma consistência de “mousse”.


Docerias em Trastevere, Roma

Nesta doceria vale à pena também experimentar o "Mont Blanc", em forma de torta ou petit four, que tem como base uma massa de castanha, acúcar e rum sobre merengue e coberto de chantilly - eu, que sou chocólatra, isto é, tenho outros gostos, adoro.


Docerias em Trastevere, Roma

Uma outra doceria de família tradicionalíssima aqui de Trastevere é a “Checco er Carretiere”. Hoje em dia a família também possui um restaurante e um bar.

Docerias em Trastevere, Roma

O sorvete é dos melhores aqui da zona, experimentem tudo e, por curiosidade o “Pinoli”; este ingrediente é caro e por isso muitas vezes o sorvete feito é “falsificado”. Além da famosa e já mencionada anteriormente, Sacher, fantásticos são os profiteroles e os petit fours com frutas. Via Benedetta, 10.

Nenhuma das docerias que são mencionadas aqui são cenográficas, mas os produtos são divinos. Seria uma pena passar por Trastevere sem experimentar nenhum destes maravilhosos doces!

Nenhum comentário:

Postar um comentário