Ara Pacis em 3D

Ara Pacis, Monumento do período de Augusto com ajuda da tecnologia 3D.

Ara Pacis em 3D, guia brasileira em Roma

Ara Pacis em 3D, a ara com a sua história

Este monumento de aproximadamente 10m X 11,5m da última década o I séc. a.C. foi descoberto aos poucos, a partir do século XVI e somente no século XIX foi definitivamente identificado como a Ara Pacis, realizado no período imperador Augusto,  no Campo Marzio, que ficava ao norte da cidade aniga, perto do que hoje chamamos Via del Corso e que comemorava a consolidação da conquista da Gália e da Espanha – e, quem sabe, também tinha outras intenções de afirmações, legíveis na sua decoração.

Ara Pacis em 3D, guia brasileira em Roma

Os tantos fragmentos foram recompostos e podem ser vistos hoje no Museu da Ara Pacis, no Lungotevere. O corpo principal é composto por dois elementos: as quatro paredes com duas aberturas e a plataforma central dos sacrifícios, a qual chegava-se subindo uma escada. 

Ara Pacis em 3D, guia brasileira em Roma

A decoração da parte inferior era composta por vegetação e a superior, por figuras alegóricas, representações mitológicas, personagens do clã da família do imperador e representações de caráter histórico.

Ara Pacis em 3D, guia brasileira em Roma

Ara Pacis e a Tecnologia 3D para ajudar

Este post possui a simples intenção de divulgar o novo sistema em 3D de reconstrução realizado por este esplêndido museu, portanto mencionarei somente algumas representações da decoração, como o “Lupercal”, isto é a gruta onde os irmãos Remo e Rômulo teriam sido amamentados pela loba, com o pastor Fáustolo, que teria encontrado os gêmeos. Uma outra imagem representa Eneas, sacrificando uma porca com 30 filhotes aos Penates, com os garotos-sacerdotes, “cammili”. A figura feminina que possui menos fragmentos é ainda de dúbia interpretação: seria a Paz, segundo alguns; ou a Terra, segundo outros; em todo o caso não pode ser uma representação de “Roma”, dado que a “Roma endeusada” inicou a ser representada somente a partir do Imperador Adriano, segundo o Prof. Coarelli.

Ara Pacis em 3D, guia brasileira em Roma

Ara Pacis em 3D, guia brasileira em Roma

Com a ajuda dos fantásticos óculos 3D (e eu não sou chegada em muita tecnologia!), podemos ver a reconstrução da área do Campo Marzio, onde a Ara Pacis foi construída e uma voz nos conta a história da iconografia representada nas suas paredes exteriores. Realmente fiquei besta de poder me virar na sala do museu e encontrar-me circundada pela vegetação e como parte integrante do sacrifício realizado. É um programão para quem quer aprofundar um pouquinho da experiência em Roma, ou é apaixonado por tecnologia para vê-la aplicada magistralmente.

Ara Pacis em 3D, guia brasileira em Roma

Adorei também por ser um programa para ser feito depois do jantar, até tarde.

Ara Pacis, edifício de noite, guia brasileira em Roma

Ara Pacis, edifício de noite, guia brasileira em Roma

Não percam! Vídeo: http://video.repubblica.it/edizione/roma/roma-l-ara-com-era-in-viaggio-nel-campo-marzio/265486/265864

Evento até 30.10.2017

Onde: Museo dell'Ara Pacis 

Horário: de 31 março a 15 abril 2017: sextas e sábados das 20.00h alle 24.00h (último ingresso às 23.00h) dal 21 abril a 30 de outubro 2017: todas as noites das 20.00h às 24.00h (último ingresso às 23.00h)

Para fazer um tour na Itália com guia em português não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.

Tickets: Inteiro € 12,00 meio € 10,00

Marcadores: , ,