segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Museu do Palatino de Roma

O "Antiquario do Palatino", mais conhecido como o Museu do Palatino, é um museu localizado no alto da colina mais importante de Roma, o Palatino, no interior da área arqueológica à qual você tem direito de entrar pelo ticket de €14 (informações sobre compra de tickets estão aqui: http://guiaderoma.blogspot.de/2010/02/roma-antiga-iii.html).

Alto do palatino, entre a Domus Flavia e a Domus Augustana

As peças que este pequeno mas precioso museu contém foram encontradas aqui mesmo, no Palatino e, por razões de conservação foram retiradas dos seus lugares originais onde foram encontradas, e colocadas num lugar mais seguro que é este museu - nos anos '30 do século XX.

Urnas funerárias do periodo arcaico

Maquete colina Palatino idade arcaica

A maior parte dos visitantes escolhe o passeio básico e raramente chega até aqui, portanto, toda a multidão do Coliseu e Foro não são vistas aqui em cima, o que faz com que a visita a este museu e ao Palatino seja muito agradável, além de arrematar muitos fatos contados durante a visita ao Coliseu; é também um ótimo modo para introduzir o Foro Romano, dado que em primeiro lugar tinha o Palatino; o Foro só foi pavimentado no ano de 509 a.C., isto é, muito tempo depois do que é considerada a "fundação mítica" da cidade, no ano de 753 a.C..

decoração parietal do periodo imperial


Vestido escultura deusa pagã com fivela de capricornio

O museu do Palatino tem dois andares: os subterrâneos contém peças da fundação da cidade ao período republicano e o primeiro andar, decorações, peças arquitetônicas, esculturas e sala com amostras de mármores (impressionantes!) do período imperial.

Peças de opus sectile encontradas no palatino

Esculturas de sacerdotisas vestais


O andar inferior tem várias cerâmicas do período arcaico (VIII séc. a.C), reconstrução em maquete da colina no que deve ter sido durante a fundação da cidade - é muito interessante ver o que era e o que é hoje, mais de 2.500 anos depois!
 
Afrescos do periodo imperial no Palatino

O andar superior tem afrescos explêndidos da famosa Domus Transitoria de Nero, esculturas de deuses pagãos, uma coleção de retratos de imperadores e suas esposas, peças arquitetônicas de templos que ajudam a nossa imaginação a funcionar quando estivermos fazendo o passeio no alto da colina e passarmos pelos grandiosos paredões das antigas Domus Augustana e Flavia, além de podermos apreciar uma vista linda a 360° sobre a cidade de Roma.

Os mármores antigos encontrados no Palatino

Se você tiver interesse por arqueologia e tiver entendido que em Roma tem realmente muita coisa para ver, aproveite para fazer uma excursão da "Roma Antiga Completa", com o Palatino incluído.


Para saber mais sobre o Palatino, leia este post aqui O que é este tal de Palatino!

Garanta a sua viagem na Itália com guia em português da mais alta qualidade; não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.

Museus em Roma:

Nenhum comentário:

Postar um comentário