Cinco obras de arte da Basílica de São Pedro

Cinco obras de arte da Basílica de São Pedro

Nos gigantescos dois hectares de arquitetura coexiste uma abundância de estímulos visuais em forma de mármores coloridos no pavimento, paredes, tetos e cúpolas com mosaicos, esculturas de papas, altares, escritas e brasões que é de tirar o fôlego se for somente enumerá-los - aqui vamos apresentar cinco obras de arte fundamentais da Basilica de São Pedro.

Praça São Pedro, entrada da basílica

No átrio (entrada, 140m  de comprimento e 28m de altura!) da basílica, verá a escultura equestre do imperador Constantino, à direita de quem entra.

Nave central Basilica Sao Pedro, Catedra

Não pense que todas as cinco portas de bronze de entrada da basílica não foram rigorosamente pensadas e projetadas, e não representem esculturas de grande valor! Pare e tome o tempo necessário para observar com atenção, no meio da multidão de fiéis e turistas que vão e vem, a Porta de Filarete, um grande artista toscano que trabalhou na basílica no século XV, com as representações da vida de Pedro e Paulo. Para nos lembrar que nem Roma e nem a Basílica de São Pedro foram construídas em um dia, temos o "Portão da Morte" do artista Giacomo Manzù (finalizado em 1964), com particular atenção para a cena no alto, da "Morte de Maria".

Santo Andrea, Duquesnoy

Entrando pela porta principal, temos um dos emblemas da própria arte, uma figura com a qual entramos em contato já bem cedo, mesmo morando longe da Itália, diria até mesmo sem ser cristão: a Pietà do Michelangelo, à qual dediquei um inteiro post após seis anos de blog!

Cupola de Michelangelo, São Pedro

Embaixo de uma das cúpolas mais bonitas e maiores da Itália inteira,  temos o também famoso "baldaquino do Bernini", a estrutura sobre a relíquia da igreja, embaixo da qual somente o papa pode rezar as missas. Tão grande e quase desproporcional em relação ao já gigantesco espaço em que se encontra, o baldaquino de 29m corresponde a um prédio de nove andares. A escultura em bronze é composta por colunas retorcidas com o brasão da família Barberini com colunas da ordem iônica.

Tumulo Alexandre VII Chigi por Bernini

Não deixe de ver o último trabalho esculpido pelo grande maestro Bernini, o túmulo de Alexandre VII Chigi, encaixado em uma das portas do transepto à esquerda, por falta de um lugar melhor; naturalmente o maestro deu o melhor de sí e faz parecer que não existiria lugar mais digno e melhor para o túmulo do ilustre personagem. A quantidade de mármores coloridos que Bernini utiliza nos demonstra toda a experiência em usar um material duro como se fosse macio, típica de um gênio acostumado a falar com desenvoltura com príncipes, nobres e papas.

Capela do Batismo, Basilica de São Pedro

 Dramático e típico do período Barroco o Santo Andrea do Duquesnoy, realizado em colaboração com o estúdio Bernini - o santo e a sua cruz em forma de "X"; se menciono o Santo Andrea, não posso deixar de lado a Santa Verônica, de um dos mais brilhantes seguidores do Bernini, o Mocchi.

Grandiosa a capela do batismo e a pia batismal da basílica de São Pedro, como deve ser! A grande bacia antiga em pórfido vermelho trabalhada pelo mesmo arquiteto que a desenhou, Carlo Fontana, com a inserção em bronze do Agnus Dei e de dois cupidos alados foi pensada para nobres e príncipes.


São Pedro, bronze de Arnolfo de Cambio

Para finalizar, fundamental admirar a Cátedra de São Pedro. Segundo a tradição, esta parte da decoração em bronze com acabemento dourado e que também saiu das mãos do grande Bernini, contém a poltrona sobre a qual São Pedro teria lido seus sermões em Roma.

Baldaquino Bernini

Acho que no final das contas acabei escrevendo bem mais do que cinco obras de arte da basílica, mas é difícil não falar de algumas coisas!

Não posso negar que acredito que para aproveitar tudo isso seja necessário ter uma boa e experiente guia que fale português ao seu lado para que os Museus Vaticanos, a Capela Sistina e a basílica de São Pedro façam o sentido que merecem na sua cabeça. Para fazer um tour na Itália com guia em português não hesite em escrever para Guia Brasileira para pedir seu orçamento.

Planta baixa com monumentos Basílica de São Pedro

Marcadores: ,