sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Casa Internazionale delle Donne

No coração de Trastevere existe uma grande estrutura dentro de um ex-convento, que se chama Casa Internacional das Mulheres, em italiano Casa Internazionale delle Donne.

Aqui convivem dezenas de associações culturais e outras que prestam serviços à mulheres; do e para o mundo feminino.

Depois de muitas manifestações nos anos '70, várias mulheres ocuparam o famoso complexo arquitetônico do "Bom Pastor" para sediar as suas atividades. Muitas associações fazem política ou têm como objetivo de sua associação um viés político, como as históricas, a associação mulheres e ciência, um grande arquivo com a história das mulheres e seus movimentos feministas que se chama "Arquivia", infelizmente o centro anti-violência (muito ativo),  uma revista mensal, uma associação de psicólogos entre tantos outras.

 Pátio da Casa Internazionale

Os poderosos muros do antigo convento, hoje Casa Internazionale delle Donne

Durante os preparativos anteriores ao ano 2000, a prefeitura de Roma liberou verbas para a construção de uma pequena estalagem, uma série de quartos individuais e em grupo, para receber turistas para o Jubileu do ano 2000. Hoje este pequeno albergo ainda existe e recebe exclusivamente mulheres.

A nossa associação existe aqui dentro com o nome "Esthia" e nos ocupamos de cultura, oficialmente desde 2007, informalmente desde 2002.
Realizamos exposições de jovens artistas e encontros que tem como tema principal a Arte Contemporânea feita por mulheres. No nosso site voce pode ver algumas fotos com algumas exposições, no endereço www.esthia.net.

Lugar para exposições de artistas mulheres
Vernissage na Associação Cultural Esthia, outono 2007

Exposição de Giulia Cantisani
Aqui a expo de Giulia Cantisani: cerâmica e 
desenhos com grafiti em grande formato - Abril de 2014

À parte tudo, do ponto de vista arquitetônico é um oásis de verde e paz na frenética Roma, numa das ruas mais antigas ligadas à peregrinagem da sepultura do apóstolo Pedro - toda em versão feminina.



Almoço no restaurante Luna e L'altra


A Casa Internacional das Mulheres fica na Via della Lungara 19 e de 2a à 6a oferece um almoço tipo por quilo com qualidade e preços razoáveis.  É aconselhável para quem está em hotel em Trastevere ou está retornando do Vaticano (em Trastevere!).

Garanta a sua viagem na Itália com guia em português da mais alta qualidade; não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.





Casa Internazionale delle Donne
Via della Lungara, 19
http://www.casainternazionaledelledonne.org/
Trastevere

Nenhum comentário:

Postar um comentário