O III Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros em Berlim

O trabalho do blogger é, em primeiro lugar um trabalho solitário: eu gosto de uma coisa e quero comunicar ao mundo como eu vejo aquela coisa. O fato de encontrar pessoas que têm a mesma paixão por viagens e moram na Europa é uma experiência impagável. Além de termos muitas coisas em comum, todos nós temos pontos fortes e fracos e enfrentamos dificuldades semelhantes no dia a dia da profissão. O fato de poder trocar informações é extremamente enriquecedor, sobretudo em um ambiente construtivo que caracteriza essa “creatura” chamada Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros que nasceu em 2014 em Barcelona e teve a sua III edição neste ano em Berlim.


  Foto: Luis Felipe Minnicelli, luisfelipeminnicelli

Nicole, Pacelli (http://www.agendaberlim.com) e Claudia (http://www.brasileiros-mundo-afora.com/) organizaram um final de semana em Berlim para 60 blogueiros, com palestras e uma programação para nos aproximar uns dos outros, viabilizando futuros projetos e colaborações, além de muita diversão na deliciosa capital alemã. Eles até conseguiram o patrocínio de empresas que acreditaram no projeto e na nossa força e facilitaram estadia, almoços e locomoção pela cidade, com direito à degustação em uma microcervejaria com produção própria no coração de Berlim.

 Indo ao Circus Foto: Luis Felipe Minnicelli, luisfelipeminnicelli

Sexta feira cheguei na cidade e nosso primeiro encontro foi um passeio por Kreuzberg com a Nicole (Agenda Berlim, link abaixo). Desde que iniciei a trabalhar com passeios guiados na Itália em 2007 acredito que passear com alguém que mora e estuda a cidade é a melhor coisa do mundo, pois nos dá coordenadas importantes que podemos utilizar depois nas explorações da cidade - acredito tanto nisso que esta atividade é o meu ganha pão há seis anos. 

  Os organizadores Pacelli, Nicole e Claudia - Foto: Luis Felipe Minnicelli, luisfelipeminnicelli

À noite tínhamos este encontro no Circus Hostel Berlin para tomar a cerveja feita por eles: o fim de semana inciava já com um presentão! Meus parceiros de conversa longa foram o Rodrigo da Trupe da Trip (link abaixo, no pessoal da Alemanha) e o Edson do Ligado em Viagem (link também abaixo), e pelo teor da conversa já senti que estava no lugar certo!


No sábado, após entrarmos na sala de palestras da Digital Eatery, no super-endereço “Unter den Linden”, com a decoração super caprichada, brindes dos patrocinadores e nossos crachás, fomos recebidos pelos organizadores Claudia, Nicole e Pacelli... e começou! 

O Daniel Duclos do Ducs Amsterdam (link abaixo) contou sobre a sua façanha de explorar as possibilidades de seu blog a 360°C, e além de tudo incluir toda a galera que mora na Holanda. Entre tantas outras coisas, a importante tarefa de estabelecer metas (e eventualmente cumpri-las!) sistematicamente e ouvir como ele lida com o problema da divisão do tempo entre família e dedicação ao trabalho foram para mim fundamentais. Percebi como neste momento estou fazendo o trabalho de 4 pessoas e vou ter uma vida muito curta; estou já tratando com possíveis colaboradores.

Foto: Claudia, do Brasileiros Mundo Afora

Com certeza a grande estrela foi o Erick do blog Eurodicas (link abaixo), o "homem-domador-de-unicórnios” fala de SEO e otimização de blog como se estivesse contando sobre a lista de compras da feira. E o meu está todo errado, mas ele já vai corrigir tudo isso! 
 
A Priscila e o Rafael do Cultuga trouxeram dicas sobre a produção de conteúdo e crise de creatividade. A Juliana (Eu ando pelo Mundo) e a Rita (O porto encanta) contaram sobre uma parceria fantástica que fizeram para um projeto de caminhadas. Eu sou apaixonada por caminhos e apesar de morar há 18 anos na Itália, conheço muito melhor os pequenos caminhos de Cascais à Sintra e a uma rota na Dordogne (de Domme a Lascaux), por ter trabalhado em 2009 para uma grande empresa inglesa que só organiza viagens à pé. Agora que encontrei estas duas, já quero trazê-las para caminhar comigo pela Itália!

 Foto: Claudia, do Brasileiros Mundo Afora

Minhas capacidades técnicas são extremamente limitadas e por isso foi muito bom ouvir a discussão moderada pela Rode Veiga (Entre duas culturas) sobre redes sociais. No palco e super-entusiasmadas, Gisele Almeida (Viajar pela Europa), Isabela Discacciati (Italia per Amore), Leticia Diethelm (Viva Viena), Suzana Paquete (That Good Trip) e Camilian Pereira (Destino Munique) arrasaram com suas intimidades com Twitter, Snapchat, Facebook, Instagram e Youtube.

 Foto: Claudia, do Brasileiros Mundo Afora

O nosso almoço neste dia foi gentilmente oferecido pela GetYourGuide; e assim que acabou, já não éramos mais os mesmos que alí tinham chegado pela manhã! Tínhamos adquirido uma grande quantidade de insights para melhorar nossos blogs, feito vários contatos para futuros projetos e sobretudo estávamos altamente motivados para continuar fazendo o nosso trabalho.

E lá fomos nós para o Scandic Hotel, conversando e curtindo a cidade, a lua linda e o frio que na Alemanha funciona como dois tapas nas bochechas que te deixa ligadão como você nunca esteve na sua vida!

 Foto: Claudia, do Brasileiros Mundo Afora

O Scandic deu seu show de profissionalidade com uma recepção de primeira, seu pessoal nota 10 e uma super comida. Tive, então, mais uma surpresa com a distribuição de brindes que blogueiros tinham trazido de seus países. Como estava na mesa vencedora, meu prêmio foi... um visita guiada com a Rê Autran do As Viagens da Rê – não podia ser mais perfeito como presente!


No final da noite ainda consegui responder a e-mails, comprar tickets e organizar tours em Roma antes de dormir, pois estava galvanizada com os acontecimentos do dia.


Domingo de manhã as palestras já tinham acabado e o nosso programa era subir no Panorama Punkt, que presenteou a todos nós com a subida de elevador, um must em Berlim.
O terraço sobre dois andares tem uma vista incrível e fizemos zilhões de fotos, blogueiros de blogueiros, fanáticos de selfies despararam por todos os lados e teve até sessões de Snapchat para os fiéis seguidores. Foi uma farra; assim como foi o máximo tomar um café/prosecco no bar deles antes de pegar o elevador para descer e curtir mais um pouco a cidade com os novos amigos.

Luis Felipe Minnicelli e Claudia, do Brasileiros Mundo Afora trabalhando

Apesar de ter pensado de fazer o tour do bairro judeu com a Nicole, tinha que finalizar umas conversas com as italianas do grupo que moram longe mim, por isso dia 18.01.2017 estarei em Berlim para recuperar este tour, ouviram, Casal 20, Nicole e Pacelli? Estou brincando, a gente se fala!

Segunda-feira ainda deu para ir dizer um tchau ao pessoal que conseguiu alongar bem a viagem e andar de Trabi (o carrinho da ex-Alemanha Oriental) e conhecer o Thierry Noir, que foi o primeiro artista a pintar o muro de Berlim, em 1984.

Olha lá, se não fosse o Pacelli&Cia. o carro não partia!


Este foi o presente dos organizadores que fechou com chave de ouro este mega-evento incrível: não sei como agradecê-los por essa oportunidade, pelo cuidado, atenção e profissionalidade que tiveram ao realizar este evento!

Obrigada do fundo do meu coração aos partecipantes por me fazerem sentir em ótima compagnia!

Note que a Martinha já está rindo antes de tomar o "happynizer" que nos ofereceram lá - e que eles vendem!

Nos vemos em Paris!

 
Links aos blogueiros que parteciparam do encontro (valeu Rafa do Viagem Hamburgo!):

Alemanha
Agenda Berlim (Nicole e Pacelli) – Backpackingalone (Raquel) – Brasileiros Mundo Afora (Claudia) – Claudias Welt (Claudia) – Conexão Berlim (Dulcineia) – Destino Munique (Camilian e Rodrigo)- Entre Duas Culturas (Rode) – Grossa, Eu? (Katia) – Ligado em Viagem (Edson) – Maria de Lux (Rafaella) - Trupe da Trip (Rodrigo) – Viagem Hamburgo (Rafaella) – Viagem Jovem (Gabriele) – Viajando por Aí e Vou para a Alemanha (Márcia e José) – Viajoteca (Carina) – Um Casal na Alemanha (Patricia)

Áustria
Femme Volátil (Kely) – Viva Viena (Leticia)

Espanha
Almost Locals (Sarah) – Barcelona Emociona (Helianny) – De Café por Barcelona (Mônica) – Manaira AraujoSol de Barcelona (Cristina) – That Good Trip (Suzana) - Blogueiros Madrid

França
Direto de Paris (Renata) – SOS Viagem (Louise) – Viajoteca (Martinha)

Holanda
Ana de Amsterdam (Ana Paula) – Ducs Amsterdam (Daniel) – Turista Fulltime (Regina)

Inglaterra
Blog Brazuka (Karine) – Catálogo de Viagens (Liliana) – Londres com Crianças (Carolina) – Londres pra Você (Tina) – No Mundo da Paula (Paula) – Sete Mil Km (Thais)

Irlanda
Ká Entre Nós (Karine)

Itália
Em Roma (Ingrid) – Guia de Roma (Patricia) – Italia per Amore (Isabela) – Milão nas Mãos (Magê) – Viva Toscana (Barbara)

Portugal 
Aqueles que Viajam (Naiara) – Cultuga (Priscila e Rafael) – Euro Dicas (Erick e Fabiane) – O Porto Encanta (Rita) – Rumo a Madrid (Juliana) – Trend Tips (Luli) - Rumo a Lisboa (Juliana)

República Tcheca
Praga Boêmia (Raquel)

Suécia
Viajar pela Europa (Gisele, Vanessa e Daniel)

Suiça
As Viagens da Rê (Renata) – Brasileiros Mundo Afora (Marisa) – Eu Ando pelo Mundo (Juliana) – Me Joguei no Mundo (Monique)

Agradeço também todos que facilitaram demais a nossa vida em Berlim:

O fotógrafo Luis Felipe Minnicelli, luisfelipeminnicelli

Siga as fotos dos 60 blogueiros nas mídias com os hashtags abaixo!
Scandic:  #scandicberlin #scandicblogger
VisitBerlin: #visit_berlin
Microsoft:  #microsoftdeutschland #thedigitaleatery
GetYourGuide:  #getyourguide #getyourguideberlin
The Circus Hostel:  #circushotel #circushostel #circusberlin #circusbeer
Panoramapunkt: #panoramapunkt
NoirBerlin:  #noirberlin #trabinoir
Holmes Place:  #holmesplace
Frau Tonis Parfüm: #frautonisparfum
Ritter Sport: #rittersport

Marcadores: , , ,