domingo, 23 de outubro de 2016

Galleria Borghese com guia em português


Do mesmo jeito que um simples crucifixo é mais do que simplesmente dois segmentos de linhas intersectadas, e possuem uma complexidade incrível de significados, todas as obras de arte podem ser compreendidas no momento em que são contextualizadas e a sua guia em português funciona como uma ponte entre você e a obra de arte, explicando o momento histórico no qual ela foi realizada, razão da criação e iconografia.

Galleria Borghese Tour Personalizado

Jardim Secreto da Galleria Borghese - tour personalizado

Por que uma guia em português - No momento em que leva-se em consideração (pelo menos!) o momento histórico, o comitente e o artista de uma obra de arte... eventualmente considera-se também os personagens e objetos e plantas representados (muitas vezes ligados à cultura romana) pode-se dizer ter "visto" uma determinada obra de arte e ir além, estabelecendo um vínculo pessoal com os trabalhos artísticos de uma galeria ou museu.

Apolo e Dafne, Bernini, Galleria Borghese, Roma

O grupo escultóreo "Apolo de Dafne" é o trabalho que demonstra a maturidade artística de Bernini, que trabalha pela primeira vez sem fazer citações aos grandes maestros renascentistas, colocando-se em concorrência com o próprio mito! Interessante acompanhar vários períodos do grande maestro na Galleria Borghese, entendendo e observando com atenção o seu modo de tratar a superfície do mármore.

Galleria Borghese com guia em português

A Galleria Borghese de Roma, como tudo em Roma, não é um museu normal, pois não foi planejado para sê-lo. Trata-se da mansão do campo renascentista da família Borghese; a excepcional  coleção que temos hoje no seu interior é fruto da paixão pela arte do cardeal Scipione Borghese, coleção esta iniciada em 1600 e que contém obras-primas da antiguidade, Renascimento e Barroco, com grande destaque para Bernini e Caravaggio. Quem se prepara para vir a este grande antro da arte ocidental sabe que aqui também vai encontrar Canova, Parmigianino, Raffaello, Giorgione, Rubens, Pinturicchio e Correggio...

Galleria Borghese com guia em português
Di Michelangelo Merisi da Caravaggio - Opera propria, Lafit86, Pubblico dominio, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=10250309

Seguem alguns dos trabalhos mais "famosos" que moram neste importantíssimo museu:

Sala IV, Sala dos Imperadores , Galeria Borghese com guia particular

A enorme tela de Caravaggio de quase 3m de altura, com o tema da Virgem dei Palafrenieri (1606), pintada no final da curta vida do grande gênio tem como tema o menino Jesus que destrói a serpente do pecado original com a ajuda da Virgem, ambos observados pela Santa Ana (que aqui representaria a graça na redenção).

Galleria Borghese com guia em português
 Tiziano: Amor sacro y amor profano 1515-1516. 118 x 279. Oleo sobre lienzo. Galleria Borghese, Roma. cv.uoc.edu, Pubblico dominio, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=15588281

Amor Sacro e Amor Profano (1515) de um Tiziano com apenas 25 anos, mas já maduro para revolucionar a história da pintura; inicialmente uma comissão do vêneto Niccolò Aurelio para a sua futura esposa, o pintor foi pedido para expressar as duas formas de amor: "sagrado e profano". A genialiade deste pintor logo ultrapassa a esfera privada da simples comissão para atingir uma linguagem universal através dos personagens representados e da sua paleta de tons tipicamente vêneta, que deu origem ao nome "vermelho tiziano".

Galleria Borghese com guia em português

 O incrível Daví (1623-24) do Bernini, que trabalha o mármore como se fosse matéria macia, pode ser um auto-retrato enquanto enfrenta a real dureza do seu material de trabalho, segundos antes de enfrentar o gigante Golias.

Galleria Borghese com guia em português
Di Alvesgaspar - Opera propria, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=43569142

Galleria Borghese com guia em português
A figura típica de beleza helenística nos atrai e absorve completamente: maravilha das maravilhas a famosa escultura em mármore do filho de Hermes e Afrodite, o "Hemafrodita adormentado" (cópia romana do II séc. d.C.), representa um corpo quase inteiro feminino, numa torsão horizontal, em um sono de uma sensualidade única. A parte frontal da escultura tem o sexo masculino.

Caravaggio: "Garoto com cesto de frutas"

Obraprima de um Caravaggio che ainda ganharia o mundo, o "Garoto com cesto de frutas" foi provavelmente realizada quando ainda trabalhava no estúdio do Cavalier D'Arpino.
Num primeiro momento temos  a sensação que o quadro exala vida jovem com o rapaz (muito andrógino por sinal) do olhar lânguido e com o ombro de fora e com as frutas. Mas, nun segundo momento percebemos melhor que as frutas estão para perecer. Apesar da jovem idade de Caravaggio (20 anos em 1693-94) já encontramos muitas das características que vão marcar seu estilo da exaltação do tema representado através do forte contraste de luz e habilidade técnica "fotográfica" - aliás, as pinturas de Caravaggio podem sem aprofundadas no nosso tour exclusivo "Caravaggio" - siba mais sobre o pintor mais fascinante do Barroco aqui: http://guiaderoma.blogspot.de/2015/02/caravaggio.html.

Paolina Borghese, obraprima do escultor vêneto Antonio Canova
Paolina Borghese Vênus Vencedora (1805-08), de Antonio Canova
 Foto: Di Antonio Canova - Trasferito da de.wikipedia su Commons.; originally from: Alfred Gotthold Meyer, Canova, Bielefeld & Leipzig, 1898, p. 49; sconosciuto, uploader was Katanga at de.wikipedia, Pubblico dominio, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=17193242

O último grande escultor do Vaticano era vêneto e se chamava Antonio Canova (1757-1822). Além de ter  sido o artista oficial do Napoleão (entre 1802-10), foi encarregado pelo papa Pio VII da delicada tarefa de recuperar as obras roubadas pelos franceses durante a ocupação napoleônica.
Na sua obraprima "Paolina Bonaparte Borghese" - símbolo da célebre Galleria Borghese de Roma - , como Vênus Vencedora (retrato da irmã de Napoleão), podemos observar uma sua obra típica, considerada por alguns como "fria e acadêmica", além de muito ligada a um programa cultural "óbvio demais";  mas é inegável a perfeição da representação e a elegância dos gestos atribuidos ao personagem retratado.

Quem sabe ao final do tour você vai poder tirar as suas próprias conclusões sobre as diferenças entre o Daví do Michelangelo e o Daví do Bernini!

Galleria Borghese com guia em português

Final de tour da Galleria Borghese no inverno com a família da Eliane - olha que delícia!

O jardim da famosa villa é parte do nosso tour pois foi concebido ao mesmo tempo em que a mansão da nobre família, com seu jardim secreto, o bosque de caça e os jardins ingleses e exóticos. Hoje é uma maravilhosa área verde onde romanos adoram passear, andar de bicicleta, namorar e ver a sua cidade do alto.

Endereço: P.zzale del Museo Borghese
Horário de abertura: De 3a à domingo, das 8.30h às 19.30
Reservas obrigatórias: 06 32810
Site oficial: www.galleriaborghese.it/
Custo da entrada: de €15 a €20.

Garanta a sua viagem na Itália com guia em português particular da mais alta qualidade; não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.


Visite os Museus Vaticanos, Capela Sistina e Basílica de São Pedro com a gente!

Museus em Roma:
Museus Capitolinos
Museu Etrusco
Galleria Borghese
Museu Barraco
Palácio Máximo

Nenhum comentário:

Postar um comentário