domingo, 11 de setembro de 2016

Santa Maria in Cosmedin, a igreja da Bocca della Verità

A graciosa Santa Maria in Cosmedin, mais conhecida como Bocca della Verità, foi construída sobre um antiquíssimo templo, acusam as suas fundações, com blocos de tufo do rio Aniene. Sobre o templo tinha sido erguido um pequeno oratório, e sobre esta minúscula estrutura foi construída a igreja no ano de 782.

A igreja celebra a missa em ritual grego ficou conhecida como "Kosmidion" ("ornado") pela riqueza da sua decoração. No final do século XIX, a sua fachada que tinha sido adaptada à "moda barroca", foi restaurada e após à remoção dos elementos barrocos, voltou a ter a sua maravilhosa fachada medieval. Seu pórtico medieval com arcadas e prótiro é único na cidade de Roma.


Igreja Bocca della Veritá em Roma
 O campanário românico é do século XIII e possui sete andares de janelas bíforas e tríforas.
À direita da entrada, vemos um monumento do XIII século, dedicado ao camerlengo do papa Calisto II.

Baldaquino da Igreja Bocca della Veritá em Roma

Máscara da Igreja Bocca della Veritá em Roma

À esquerda, a ultrafamosa Bocca della Verità. Colocada aqui em idade moderna, criou-se uma lenda segundo a qual o marido ou esposa que inserissem a própria mão no seu interior, mas não fossem fiéis, teriam a mão cortada! Interessante a decoração medieval do portão de entrada, mão de obra românica do Vêneto, do século XI.


Capitel da Veritá em Roma

O interior é composto por três naves, dividida por colunas retiradas de monumentos antigos, que dão um charme especial à igreja. No alto da nave central, restos de afrescos dos séculos VIII - XII.

Candelabro pasqual da Igreja Bocca della Veritá em Roma
Fantástico o círio pascal, o baldaquino gótico e o pavimento cosmatesco. Um verdadeiro bombom para os olhos!

Garanta a sua viagem na Itália com guia em português particular da mais alta qualidade; não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário