sábado, 9 de julho de 2016

Monte Soratte - bate-e-volta de Roma

Visitar o Monte Soratte é uma ótima ideia para quem vem à Roma procurando turismo religioso, trekking ou afrescos da Idade Média. É um lugar apaixonante e com ótima comida, a menos de uma hora de Roma.

arredores de Roma

No meio de uma planície encontra-se esta montanha de 693m de altura, um lugar que sempre foi considerado especial pelas culturas que viveram aqui perto, tanto que o primeiro templo no alto da montanha foi construído no II séc. a.C..

Festa Medieval arredores de Roma
Durante a "Festa da Montanha", cidadãos do "Grupo Histórico" da cidade fazem comidas típicas e servem em roupas medievais.

Essa mítica montanha tem também a ver com os afrescos da Capela de São Silvestro pois segundo uma tradiçao ligada à conversão do imperador Constantino ao cristianismo, o imperador sofria de lepra e seus médicos não sabiam mais o que fazer e sugeriam loucuras, como tomar banho no sangue de 40 crianças, coisa que o imperador não fez. E aí apareceram Pedro e Paulo num sonho num sonho do imperador, que diziam a ele de ir buscar Papa Silvestro que estava exiliado no Monte Soratte para curá-lo.

Eu, no alto do Monte Soratte

Constantino manda seus soldados buscarem o Papa, que volta e apresenta imagens dos santos aparecidos no sonho do imperador. Em seguida, o Papa é batizado por Silvestre e sua lepra é curada - contra toda a aprovação da corte imperial!

Daí à conversão do imperador e ao famoso "Edito de Constantino", que liberava o culto aos cristãos foi tudo muito rápido.

Igreja de São Silvestro

Sentada na frente da Igreja de São Silvestro


No alto do Monte Soratte, com uma vista de tirar o fôlego a 360°C, encontra-se o que hoje é chamado o êremo onde o santo viveu durante o exílio e onde foi construida uma igreja dedicada a São Silvestre, que contém afrescos realizados entre os séculos XIII e XVIII.

Interessante o ciclo com estórias de Santa Bárbara, imagens de São Francisco e algumas imagens da Virgem com o menino Jesus.

Comida típica da região: sopa de legumes e Gnocchi
Não é novidade que a gastronomia faz parte da cultura aqui na Itália. Comemos muito bem: sopa de legumes (a melhor que comi na minha vida) e gnocchi al ragù 


Na cripta, maravilhoso capitéis românicos e imagens de São Silvestre e do Arcânjo Miguel.

Afrescos da Igreja de São SIlvestre
Ciclo de Santa Barbara, Igreja de São Silvestre

Passei dois dias maravilhosos na casa de uma amiga que é de Sant'Oreste, a cidadezinha mais próxima, construída no Monte Soratte. Mas como fica muito perto de Roma, é possível realizar um bate-e-volta, com parada no caminho em tratoria típica.

Para o seu roteiro personalizado na Itália com guia em português não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário