domingo, 12 de junho de 2016

A Revolução Cristã

Se você já viu Vaticano e Coliseu e deseja voltar à Roma, está pronto para entrar no maravilhoso mundo da aurora do cristianismo, este momento único da nossa história em que, praticamente, o mundo foi dormir pagão e acordou cristão. 

Bom Pastor, imagem em Catacumba
O "Bom Pastor", Catacumbas de Domitilla

Quem realmente gosta de Roma e, realmente, se interessa por História não pode ficar indiferente a este acontecimento revolucionário do mundo ocidental que foi o início do Cristianismo e as suas consequências na Arte, Arquitetura, nos usos e costumes da sociedade. Esta questão nos leva a outros mundo e nos faz atravessar milênios. Ninguém é o mesmo depois de uma excursão às catacumbas ou igrejas do IV século, as chamadas igrejas “paleocristãs”.

O orador, cena em catacumba
O "orador", Catacumbas de Domitilla

Cresci numa casa marcada pelas Ciências Humanas e meu foco para ver e interpretar o mundo é enraizado neste aspecto. Digo isso por que do meu ponto de vista, a iconografia cristã com a sua linguagem extremamente refinada é um dos temas mais interessantes para o viajante que já fez o básico em Roma. Aqui você pode acompanhar desde o início o resultado do “choque” e “síntese” entre as culturas pagã (que concebia seus deuses em formas extremamente realistas e antropomórficas) e judaica (que condenava a representação de Deus).

Cenas diferentes, catacumbas
 "Orador", "Banquete" e "Sacrifício de Isaaque", Catacumbas de São Calixto

Banquete, afresco em catacumbas
"Banquete", Catacumbas de São Calixto

Num primeiro momento assistiremos à uma dissolução da arte clássica, acompanhada de uma re-semantização de temas pagãos (famoso o Orfeu) e do surgimento de inscrições simbólicas como o peixe-acrônimo (ΙΧΘΥΣ isto é, Ichtús no alfabeto em latim Jesus Cristo Filho de Deus), e em seguida a representação de cenas bíblicas (Jonas) e evangélicas (Lázaro), conotações claras à salvação e à ressurreição.

Jonas, afresco em catacumbas
 "Jonas", Catacumbas de São Calixto

Não sei se dá para perceber que através deste momento do cristianismo conseguimos seguir passo por passo um momento em que a mente humana atribui significados simbólicos a um evento histórico, com consequente desenvolvimento de uma iconografia e de valores que vão ser a base da nossa cultura. Não é sensacional?

Orador, afresco em catacumba
"Orador", Catacumbas de São Calixto

A nossa excursão nos mostra o início deste momento tão importante para cristãos, ateus ou pessoas de outras religiões. Vem com a gente!

Reservas patcarmobaltazar arroba gmail.com ou preencha os dados da sua viagem aqui: http://www.guiabrasileiraemroma.com.br/#!contato/c1lmm

Bibliografia:
F. Bisconti, "Temi di iconografia paleocristiana" , Roma, PIAC; 2000
G.C. Argan, "Storia dell'Arte italiana", Roma, Sansoni, 1988
Aulas da Profssa. Elena Zocca, "Storia del Cristianesimo", Fac. Lettere e Filosofia, La Sapienza.

Para o seu roteiro personalizado na Itália com guia em português não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário