A Coluna Traiana

Coluna Traiana, detalhe do alto com o Apóstolo Paulo
Do lado de fora da área arqueológica do Foro Romano fica a Coluna Traiana, uma das maiores obras de arte da antiguidade que sobreviveu aos tempos e chegou praticamente intacto até nós!
Coluna Traiana inteira, com o Apóstolo Paulo
Este maravilhoso monumento alto 30m (ou cem pés romanos) foi construído em mármore lunense por ordem do imperador Traiano e inaugurado em Maio do ano 113 – tipo, antes de ontem.
As imagens da Coluna Traiana contam a conquista da Dácia (como os romanos chamavam a Romênia), que aconteceu em duas guerras. Muito provavelmente o autor da coluna foi o mesmo do foro de Traiano: o grande Apolodoro de Damasco.
Coluna Traiana
A coluna traiana e o foro mais precioso de todos foram realizados após à conquista da Dácia, que com suas jazidas de ouro trouxe uma imensa quantidade de riquezas para o império. Esta escultura foi feita nesta altura para sublinhar a grandeza da colina que foi desbancada para a construção deste foro e continha as cinzas do imperador na sua base. 

As imagens esculpidas na sua superfície são um verdadeiro documento sobre a estratégia da arte da guerra do tempo do imperador Traiano. A coisa mais difícil: temos que imaginá-la toda colorida, como foi realizada originalmente!


Do ponto de vista da História, vemos como funcionava uma campanha do exército romano no tempo de Traiano: desde a travessia do rio Danúbio sobre barcos, à construção da ponte sobre este rio (pelo Apolodoro de Damasco!), à como montavam o acampamento, aos sacrifícios aos deuses que eram realizados para consagrar o acampamento, à luta corpo-a-corpo, à prisão dos inimigos, os discursos do imperador, o imperador (que aparecem bem sessenta vezes representado!) discursando aos seus homens, até o assassinato do chefe dos dácios, Decébalo, sua decapitação e a prisão de seus filhos - nas 115 imagens realizadas.

Do ponto de vista artístico, é admirável a concepção de uma escultura deste gênero, a execução das cenas com seus personagens representados em diferentes planos no espaço, os ambientes em que foram posicionados os personagens, a fluidez e expressividade das cenas e representam um dos pontos altos da evolução da arte helenística.
Coluna Traiana no Foro Traiano, Roma
 
Por estas razões citadas acima, a importância da Coluna de Traiano é histórica nem artística, além de ser considerada uma das maiores obras-primas da escultura de todos os tempos.
Coluna Traiana

Para fazer um tour na Itália com guia em português não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.

Marcadores: , , , , , ,