terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Santa Cecilia em Trastevere

Tours portugues Roma
Entrada da basílica de Santa Cecilia

Trastevere é um daqueles lugares que nunca acaba de te surpreender.

Tours portugues Roma
A pracinha de Trastevere, na frente da entrada da basílica

A pracinha de Santa Cecília é o delicioso cenário onde se abre mais uma porta no tempo e que nos leva ao período entre os séculos II e IV d.C., quando a santa sofreu seu martírio em torno ao ano de 230.

Guia privativa Roma
A mais-do-que-maravilhosa escultura da Santa Cecília

Como já comentei em outros posts sobre igrejas e basílicas, muitas vezes foram contruídas sobre a casa ou lugar onde o (a) santo (a) sofreu seu martírio; a tradição nos conta que Santa Cecília viveu aqui.

Tours portugues Roma
A nave central da Basílica de Santa Cecilia, com no fundo o maravilhoso cibório 
de Arnolfo de Cambio

Este lugar há mais de dois mil anos de história, pois nos muros da antiga casa da santa foram encontradas técnicas de construção do II século a.C..

A primeira estrutura foi realizada por ordem de Gregório Magno, no VI século; vemos muito bem alterações que a construção original sofreu durante os séculos XII e XIII, depois no Renascimento tardio, século XVIII e o último grande restauro do início do século XIX, onde para reforçar a estrutura, englobaram as antigas colunas que sustem o teto, nos pilares que vemos hoje dividir as naves.

Tours portugues Roma
Coisa mais linda o baldaquino de Arnolfo de Cambio

Quais são as obras de arte e curiosidades históricas mais importantes desta basílica?

Lindo o afresco do teto da nave central, com o tema da "Apoteose de Santa Cecília", de Sebastiano Conca, início do século XVIII, a capela com a tela do Guido Reni, onde supõe-se esteja a piscina onde aconteceu o primeiro martírio da santa.

No presbitério  baldaquino de Arnolfo de Cambio em mármore preto e branco con arcos trilobados, tímpano e cúspide, decorado com anjos, profetas e evangelistas. Maravilhoso o mosaico do IX século com santos e o papa Pasqual I, que mandou construir a igreja.

Guia privativa Roma
O gracioso arco trilobato com
antiquíssimo mosaico

Logo abaixo do baldaquino, vemos a escultura de Santa Cecilia, realizada por Stefano Maderno.

Esta basílica tem ainda muitas surpresas subterrâneas, uma zona arqueológica muito bem conservada e o afresco com o Juizo Universal de Cavallini, importante pintor romano considerado erroneamente aluno de Giotto, por Vasari.

Leia mais sobre #trastevere http://guiaderoma.blogspot.it/2012/01/alma-de-trastevere.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário