sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Praças e Fontes de Roma

A beleza das praças e fontes de Roma atrai milhões de visitantes dos quatro cantos do mundo e que desejam ver a escadaria da praça de Espanha, jogar uma moedinha na Fontana di Trevi ou apreciar as fontes da Praça Navona. A urbanização que conta a história destes lugares, muitas vezes milenários, vale à pena ser vista de perto e com uma lupa, pois como uma esfinge propunha uma pergunta, Roma propõe um mistério de rara beleza a ser desvendado em cada esquina.

tours privativos Roma guia brasileira
Fontana da BarcacciaPraça de Espanha

A maior parte das famosas praças se concentra no que chamamos hoje de centro-histórico e que era chamado em parte de Campo Marzio no período imperial; sua superfície era coberta por templos, termas, edifícios de caráter civil ou centro para praticar esportes, e aqui falo em especial da Praça Navona, que teve a sua função alterada várias vezes com o passar dos séculos, até à transformação em “peça preciosa de museu”, que é hoje em dia.

Guia brasileira Roma
Fonte com leão, Praça del Popolo

A praça dos Capitólio abriga a prefeitura de Roma, sem sombra de dúvidas, a mais bonita da Europa. A ocupação desta colina é do X século a.C. e foi o centro da vida religiosa a partir da grande Roma dos Tarquínios. A fachada dos Museus Capitolinos é um projeto do Michelangelo. 

Fontana di Trevi, Roma
 Fontana di Trevi, encanta pessoas há mais de dois séculos

Tours privativos Roma
Estátua equestre de Marco Aurélio no centro da Praça do Capitólio

Maravilhoso o resultado de uma discórdia entre Espanha e França, a ponta da cidade antiga com a colina dos jardins abandonados. A França construiu a Igreja e... alguém teve que fazer a tal da escadaria para chegar nela!


Tours privativos Roma
Fonte dos Mouros, Praça Navona 

Praça Navona


De importância histórica fundamental, a Praça São Pedro foi o centro do poder político do período após o retorno de Avignon dos papas; até então tinha sido a Praça de São João em Latrão, onde por exemplo, chegou Francisco de Assis para pedir a Inocêncio III a aprovação da sua Ordem.

tours personalizados Roma
A poderosa fachada de São João em Latrão

A Praça del Popolo ficava na saída da cidade, no final da antiga Via Lata, e por muitos anos teve o papel de receber viajantes e pelegrinos que chegavam do norte. A urbanização que vemos aqui hoje é o resultado de 500 anos de pensamentos e re-prensamentos de um espaço público pelos papas visionários, empenhados em embelezar uma possível capital européia e facilitar a circulação dos peregrinos; essa praça tem um toque de Michelangelo com finalização moderníssima do Valadier.

Praça Montecitorio de Roma
 A praça  Montecitório de noite, encantadora

Para fazer um tour na Itália com guia de turismo em português não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário