quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Orvieto - milagre eucarístico

Da série bate-e-volta, para quem já fez as excursões básicas aos arredores de Roma, gostaria de contar um pouco sobre este brinco de cidade, que fica no alto de uma montanha a 325m do nível do mar, tanto que se pensa que num passado remoto esta colina tenha sido uma ilha.
Quem chegar aqui de noite, vai ter a sensação de ver uma cidade pendurada no nada!

Bate e volta Roma
Duomo, foto de Claudio Caravano

Cidadezinha simpática, sempre foi uma das minhas paradas com os amigos quando retornávamos do fim de semana ao norte de Roma.

Bate e volta Roma

Nesta cidade cheia de história e arte para ver, o monumento mais importante é, sem dúvida, o Duomo, com seu impressionante pé direito e colunas com faixas pretas e brancas.
A própria razão pela qual ele foi construído é muito importante: conter um milagre eucarístico que aconteceu no ano de 1290 na cidade de Bolsena (ali pertinho). E para quem, como eu, é fan de Arnolfo de Cambio, aqui vai poder ver boa parte da sua maestria na própria fachada, que levou 300 anos para ser construída – isso mesmo, 300 anos. A Itália é o berço da arte mesmo, só aqui artistas conseguem trabalhar por três séculos num mesmo edifício com tamanha habilidade! Observe a maravilhosa rosácea com os mosaicos que contam as histórias do antigo e do novo testamento (os mosaicos foram muito restaurandos ao longo dos anos, mas para nós está de bom tamanho!). Se você estiver chegando da Toscana, vai notar na hora que a fachada do Duomo parece um trítico de altar!

Tours privativos Roma
Orvieto altstadt de Hans Peter Schaefer

O interior deste Duomo é um verdadeiro museu, com afrescos de Ugolino di Vieri (1338), Luca Signorelli (Capela Sistina), Beato Angelico, Lipo Memmi coro em madeira de Giovanni Ammannati (1331-40), e tantas outras obras importantes, que se preferir visitá-lo com uma guia que fale português, vai aproveitar bem mais.

Curioso o Poço de São Patrício, fantástica obra de engenharia genial do Juliano da Sangallo, da primeira metade do século XVI, mais precisamente do ano de 1527, ano que Roma foi vítima de uma grande invasão e depredação.
Para que a cidade tivesse sempre um fornecimento de água, o poço foi cavado na própria rocha vulcânica com uma dupla série de amplas escadas helicoidais: uma para descer e outra para subir.

Tours privativos Roma
Orvieto centro-histórico, de Hans Peter Schaefer

O Museu Arqueológico Nacional contém preciosidades dos arredores da cidade, com peças que vêm de necrópoles etruscas e itálicas: kantaros, stamnoi e afrescos que foram removidos da necrópole por razões de conservação.

A igreja do santo umbro São Francisco, consagrata na segunda metade do XIII século, ainda tem os antigos muros perimetrais, a rosácea e o amplo portão originais.

Tours portugues Roma
Orvieto, foto de Hans Peter Schaefer

Interessante a igreja de São Lourenço de' Arari, edifício do século XII com afrescos dos dois séculos sucessivos. O altar é formado por uma antiga ara etrusca e o cibório é do século XII.

A igreja de São Jovenal foi fundada no ano de 1004, com fachada românica e um campanário fortificado. O paliotto é da segunda metade do século XII. Aqui pertinho podemos caminhar sobre ruinhas medievais e ver a antiga igreja de Santo Agostinho, originalmente construída no século XIII e muito modificada nos séculos XVI e XVII.

Na Praça da República (Piazza della Repubblica), centro da vida social da cidade desde a Idade Média, temos o Palácio Comunal (Palazzo Comunale) di Ippolito Scalza, feito no século XVI. Curiosa a torre da igreja de Santo Andrea (século XII) com planta dodecagonal e bíforas, do século XII, e reformada durante os séculos XVI. Os afrescos são dos séculos XIV e XV.

Cidade esplêndida para visitar como excursão a partir de Roma ou simplesmente para na rota Toscana-Lácio. Se você está atrás de milagres eucarísticos prenda em consideração uma visita à essa cidade, muito mais accessível do que Lanciano, para não falar do patrimônio cultural!

Garanta a sua viagem na Itália com guia em português particular da mais alta qualidade; não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário