sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Igreja do Sagrado Coração em Sufrágio

A igrejinha em estilo neogótico do Sagrado Coração em Sufrágio na margem do rio Tibre é mais um exemplo da paixão por este estilo no século XIX e vale muito à pena visitá-la. Por causa da semelhança com o Duomo de Milão, ela foi apelidade de "Pequeno Duomo" (Piccolo Duomo).
Esta construção foi inaugurada no ano de 1917 e dedicada ao Sagrado Coração de Jesus em
Sufrágio das Almas.

Vale sempre à pena lembrar que Roma não tem igrejas góticas, pois a única fica na Via Appia e tem apenas quatro paredes, pois nem teto existe mais!


Tours arquitetura guia brasileira Roma
A linda rosácea

Logo vemos que esta "miniatura" de duomo tem uma maravilhosa rosácea, três naves e um campanário octagonal, número que é sempre um programa à parte!

A fachada foi inteiramente feita em cimento e apesar da pequena dimensão, não podemos não percebê-la no trânsito louco da marginal do rio, por seus pináculos e agulhas, tão pouco comuns em Roma.

 Tours arquitetura guia brasileira Roma
O maravilhoso interior da igreja com as colunas em mármore rosso di Verona
 com faixas de mármore verde

Interessante o que aconteceu depois do incêndio de 1894, antes da inauguração da igreja: o padre Jouet encontrou na parede da capela da Virgem do Rosário uma mancha causada pelas chamas que parecia um rosto que expriimia sofrimento. O padre interpretou-a como um desejo das almas do purgatório em entrar em contato com os vivos para pedir rezas que facilitassem a passagem destas almas ao paraíso.

TOURS GUIA PORTUGUES ROMA
A fachada da Sagrado Coração em Sufrágio

A partir daí, padre Jouet iniciou uma pesquisa em busca de testemunhas sobre tentativas de almas em entrar em contato com o mundo dos vivos e criou um museu com objetos e suas histórias  aqui dentro: trata-se de marcas de mãos sobre objetos, tecidos de pessoas que afirmam ter tido contato com pessoas no além. Comum à todas as histórias são as almas que pedem rezas para que possam continuar a sua viagem em paz, já que tiverem uma vida pouco pia e encontram dificuldades em prosseguir.

Tours guia portugues Roma
As colunas em mármore rosso di Verona 
e os arcos em ogiva

Por incrível que pareça, este pequeno museu foi aprovado pelo Papa Pio X (1835-1914) com a intenção de divulgar a possibilidade do contato com as almas do além.

É entrar para uma reza e ajudar estas pobres almas e ver para crer!
Fantástica decoração das mãos do próprio arquiteto que desenhou a igreja.

O endereço é Lungotevere 18.

Para o seu roteiro personalizado na Itália com guia em português não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário