domingo, 2 de agosto de 2015

O Museu Arqueológico de Siracusa

Não dá para não falar duas coisinhas sobre o Museu Arqueológico de Siracusa, mais conhecido como "ah, o Paolo Orsi" entre os siracusanos.

Tour personalizados Siracusa
Gorgone do Templo de Apollo, Siracusa

Isso por que na virada do século XIX ao século XX, quando importantes cartas eram jogadas no mundo da arqueologia, um certo Paolo Orsi, do norte da Itália, veio à Siracusa e trabalhou por quase meio século dando voz a espaço e tempo que há milênios tinham sido esquecidos pelo Homem.

Todo o período anterior à colonização grega (necrópoles de Pantalica, Caltagirone, que nos conta das relações da população sícula com o mundo mediterrâneo) até o período do Império Bizantino, passando por catacumbas cristãs foi minuciosamente estudado pelo Orsi; em poucas palavras, este homem desvendou dimensões que até então nunca tinham sido ousadas neste território.

Dito isso, o museu existe desde 1878 e conta hoje com mais de 18.000 peças que representam a maior coleção da Sicília, e uma das maiores, neste gênero, da Europa.

Para enfrentar os 9.000m quadrados, aconselho uma granita de amêndoas e um café, antes de começar!

A "nova" sede do museu, inaugurada em 1988, é dividida em três áreas que representam faixas de tempo diferentes três planos diferentes.

"Começando pelo começo", isto é, pelo setor A, aprendemos um pouco da curiosíssima formação geológica da Sicília e dos povos que aqui habitaram entre o Paleolítico e a Idade do Ferro. Tem também o molde de um elefante-anão.

Maravilhosas as cerâmicas do período entre o IV° e o III° milênio:

Tour personalizados Siracusa
Cerâmica do período Neolítico

Tour personalizados Siracusa
Cerâmica e fragmentos com desenhos abstratos, período Neolítico

Tour personalizados Siracusa
Fiquei louca com a estes vasos: formas, cores e decoração!!!

O setor B abrange o período da colonização grega, o Kouros de Lentini que eu tanto queria ver e pedaços de templos, com a maquete, de modo que entendamos melhor o que vemos em Ortigia.

Tour personalizados Museu Arqueológico Siracusa
Reconstrução do Templo de Apolo e... ói que maravilha de gárgula que este templo tinha!

Tour personalizados museu arqueológico Siracusa
Admirada perante tanta beleza!

Tour personalizados museu arqueológico Siracusa
Conferindo a escrição em grego na coxa do Kouros: VI - V séc. a.C.

A nossa guia nos disse que a palavra siciliana "caruso", que quer dizer "garoto", vem de Kouros: termo moderno utilizado para definir as esculturas deste período que significam "rapaz", em grego - as esculturas completas eram acompanhadas pelo inconfundível e maravilhoso sorriso arcaico!

O setor C é dedicado às colônias de Siracusa com pequenos ídolos, figuras e oferendas e vasos com figuras pretas;
Tour personalizados Siracusa portugues


O setor D foi inaugurado em 2006 e possui estatuária, objetos, parte de monumentos, produção de manufatura e monumentos funerários desde o período helenístico até a conquista romana.

Para os interessados no período paleocristão, no setor F temos o importante sarcófago, "La Rotonda di Adelfia",  com cenas esculpidas do antigo e novo testamentos e a inscrição de Euskia, testemunha já no V século a devoção à Santa Lucia, também descoberta por Orsi

Na saída, aconselho escolher um bom restaurante para comer a pasta alle sarde com um Bianco D'Alcamo!

Garanta a sua viagem na Itália com guia em português particular da mais alta qualidade; não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.

Horários de Abertura
Segundas: fechado
De terça a sábado: 9.00 - 18.00
Domingos e feriados: 9.00 - 13.00
Tickets
Inteiro € 8,00
Meio (18-25 anos)   € 4,00
Gratuito para menores de 18 anos
Site oficial: http://www.regione.sicilia.it/beniculturali/museopaoloorsi/
Endereço: Viale Teocrito, 66 - 96100 Siracusa
GPS: N 37.075480 - E 15.286016

Mais sobre a Sicília: SiracusaCatânia, Trapani, Segesta, PalermoSelinunteGinostra (ilhas Eólias) e Culinária na Sicília, uma introdução básica

Nenhum comentário:

Postar um comentário