domingo, 26 de julho de 2015

Especial Sicília - Catânia

"(...) Vemos aqui o amor da natureza pelo colorido: como ela se diverte em produzir uma lava azul, cinza e preta e sobre ela esparramar um musgo amarelo e espesso que serve de chão à uma bela suculenta vermelha, que por sua vez cresce exuberantemente rodeada por outras lindas flores violetas. (...)"
Catânia, 1° de Maio de 1787. Goethe, Italieniesche Reise, tradução livre minha 

É uma emoção indescritível chegar em Catânia de avião, observar sob diferentes ângulos essa enorme presença que é o Etna, e os campos cultivados que imediatamente nos lembram das maravilhosas especialidades culinárias da região que vamos logo saborear!

E é do exótico café-da-manhã que começamos a nossa reunião de trabalho com a nossa guia!

Tour gastronomico Catania
Café da manhã siciliano: café, granita de amêndoas e brioche.

Marcada pelo barroco, depois do fatídico terremoto de 1693, que destruiu a cidade e boa parte do Vale de Noto, Catânia  é a segunda maior cidade da Sicília e fica a 28km da cratera central do vulcão.

Típica é a feira da cidade, com a grande oferta de peixe, o Duomo com seu elefante alla Bernini e os símbolos da santa padroeira da cidade no topo do obelisco, a folha de palmeira e as flores de lírio.

Tour português centro histórico Catania
O elefantinho de Catânia

Tour português centro-histórico Catania
A nossa fantástica guia que fala português!

Tour português centro histórico Catania
Tivemos a sorte de pegar um pianista tocando no meio da praça!

Quase não perceberemos os sacos escrotais do paquiderme, inseridos após a insistente solicitação da população - a nossa guia nos explica que elefantes possuem estes órgãos internos, mas quando o monumento foi realizado, prevaleceu o desejo fantasioso do povo sobre a anatomia de precisão do artista Vaccarini!

Tour português centro histórico Catania
Explorando vielas perto da universidade, a mais antiga da Sicília, fundada em 1434. 

A catedral, dedicada à Santa Ágata e reconstruída na metade do século XVIII sobre restos de termas romanas, tinha sido originalmente construída pelos normanos, no XI ° século. De novo temos uma obraprima do Vaccarini. Aos devotos da santa ou curiosos, escolham Fevereiro para vir à Catânia por causa da Festa de Sant'Agata. Fevereiro também será um mês interessante para quem tem vontade de fazer um trekking no Etna!

Tour português centro histórico Catania
A fachada da catedral

Tour português centro histórico Catania
Foto da Festa de Sant'Agata, em 2014, gentileza da equipe de Catânia

Dignos de nota dentro da catedral são o excelente resultado do restauro do século XX, que removeu a decoração em gesso do século XIX e as telas de Guglielmo Borremans, pintor holandês, conhecido como Fiammingo.

Na nave direita, temos a pia batismal com um afresco de Giovanni Tuccari e no segundo pilar, a sepultura de Vincenzo Bellini (que morreu em Paris com apenas 34 anos). Seguindo ao fundo a nave da direita, o portal de entrada em mármore da Capela da Virgem, do século XVI do Mazzolo (1545). A Capela da Santa Ágata é uma das atrações principais com as estruturas em prata com acabamento dourado e que contém as relíquias da santa - um trabalho do final do século XIV do senês Giovanni Di Bartolo. A ábside é decorada com um entalho do final do século XVI do napolitano Scipioni di Guido, com histórias da vida, martírio e transporte das santas relíquias de Constantinopla à Catânia.

A deliciosa e fresca (no verão super quente!) fonte do Amenano, é um trabalho do escultor Tito Angelini, de 1867 e é exatamente a passagem da praça do Duomo à famosa feira da cidade.

Tour português centro histórico Catania
A fonte do rio Amenano

À medida que o calor aumentava chegamos na frente do Castelo Ursino, construído por Frederico II e minha pressão abaixava, fui salva pela minha guia quando me ofereceu um Seltz, uma bebida com suco de limão, água com muito gás e sal!

Tour português centro histórico Catania
Seltz, que maravilha de receita para 
pesoas com pressão baixa!

Tour português centro histórico Catania
O castelo Ursino, construído na primeira metade do século XIII

Muros com 30m de altura e 2m de largura, o castelo realizado com um esquema geométrico, é considerada um emblema da arquitetura racionalista normanda. Desde 1934 esta esplêndida estrutura é a sede do museu da comuna, com esculturas gregas importantíssimas, como um busto de Meleagro de Skopas (cópia romana), um Doríforo de Policleto, uma cópia da Afrodite de Praxíteles, monumentos paleocristãos, como afrescos de catacumbas (Domitila, de Roma -!-), epigrafia grega e latina, esculturas importantes da Idade Média e do Renascimento, uma coleção numismática, e telas do século XVIII.

Um bom programa para integrar os ricos intinerários culturais são os trekkings no Etna, uma verdadeira entidade da cidade! Escreva um email para patcarmobaltazar arroba gmail.com para intinerários no vulcão.

Tour português centro histórico Catania
Experiência inesquecível: trekking e por-do-sol no Etna

Tour português centro histórico Catania
Pausa durante a caminhada no cenário lunático do Etna!

Tour português praia Siracusa
O sul de Catânia tem praias com uma água onírica!

Espero ter conseguido informar um pouco sobre a preciosidade desta região, que é rica demais para ser vista rapidamente e merece pelo menos 12 dias! 

Para o seu roteiro personalizado na Itália com guia em português não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.


A Sicília é ainda melhor, se acompanhada por uma guia que fala portguês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário