Como partecipar à audiência com o papa

Audiencia papal, guia brasileira Roma

POST UPDATE 03.11.2017
 
A audiência com o Papa às quartas-feiras acontece às 10.00 e dura em média 1h.

É bom chegar bem cedo na praça para pegar lugares bons. Ideal é sair de casa no máximo às 07 da manhã.

Papamóvel, Audiência no Vaticano

Antigamente entrava-se na praça por qualquer lado, através de qualquer coluna, era tudo livre. Infelizmente depois dos atentados de Paris em 2015, hoje existem duas entradas para a praça por causa do controle de metais que todos devem passar neste momento: à direita (Via di Porta Angelica) e à esquerda (Via Paulo VI), vindo da Via della Conciliazione.

Papa no papamóvel, Vaticano, Audiência papal


Uma vez passado o controle, depois de meia hora de fila obrigatória de segurança, sentam-se nas cadeiras dispostas na praça e às 09h alguns padres começam com  as bençãos  e a receber as pessoas do alto das escadarias de entrada, lugar exclusivo para clero e personsalidades importantes.


Guarda suíca, audiência papal no Vaticano

O papa chega às 09.30h e dá duas voltas na praça com o papamóvel, nos corredores que ficam abertos e dividem a praça em dois enormes retângulos. Pacientemente ele passa perto das pessoas, para depois voltar ao centro do alto da entrada da basílica e iniciar uma missa, que é traduzida em várias línguas, por vários padre. Essa reza e benção do papa, que é chamada Audiência papal dura uma hora neste momento com o Francisco (com o Ratzinger durava mais de 2h). Então às 11h o papa vai embora e inicia-se a evacuação da praça.

O fato é que o papa é sempre o papa, amado e as pessoas ficam muito felizes em vê-lo, até os não praticantes ou os curiosos, por isso é um evento que atrai milhares de pessoas todas as semanas.

Para solicitar os tickets ao Vaticano, que são gratuitos, é necessário mandar um fax à prefeitura da Casa Pontifícia, número Fax: +39 06 6988 5863 e aguardar a resposta. O formulário que deve ser preenchido e enviado via fax para a solicitação pode ser baixado na página http://www.vatican.va/various/prefettura/it/biglietti_it.html. Sublinho o fato que este procedimento é solicitado pelo Vaticano e não tem nada a ver com a nossa empresa. A simples solicitação de tickets ao Vaticano não envolve nenhum tipo de serviço oferecido por nós.

Praça São Pedro

Com a resposta do Vaticano, que chega pelo correio, você vai ao Portão de Bronze entre às 15 e às 19.30h do dia anterior à audiência e retira os tickets. É também possível retirar os tickets no mesmo dia da audiência, entre às 08h e 10h. Achei este fantástico mapa da cidade do Vaticano no site oficial do Vaticano: http://www.vatican.va/news_services/press/documentazione/documents/sp_ss_scv/informazione_generale/sp_ss_scv_info-generale_it.html#Piantina della Città del Vaticano


O obelisco de Calígola, do antigo circo, desde 1527 no meio da praça

A vantagem em ter os tickets é ter o direito de se sentar nas cadeiras dispostas na Praça São Pedro. Apesar da capacidade da praça ser de 224.000 pessoas, e justamente por essa razão, é aconselhável ter estes tickets.

O que todo mundo (a minha opinião em relação a assuntos de Itália são sempre tendenciosas) diz a respeito da audiência com o papa é que vale a pena, pois você partecipa ativamente da instituição católica na sua própria sede... além do Papa Francisco ter um grande carisma!

Arco delle Campane, Audiência Papal


Qual a diferença entre o Angelus e a Audiência papal de quarta feira? Saiba sobre o que é o Angelus aqui: http://guiaderoma.blogspot.de/2012/12/o-que-e-o-angelus.html

Garanta a sua viagem na Itália com guia em português particular da mais alta qualidade; não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.

Marcadores: , , ,