terça-feira, 12 de maio de 2015

Como partecipar à audiência com o papa

Guia de turismo em Roma
Papa Francisco, fotografado por Mauro - se alguém quiser essa linda foto, 
coloco em contato com ele!

A audiência com o Papa às quartas-feiras acontece às 10.30 e dura em média 2h.

É bom chegar bem cedo na praça para pegar lugares bons. Ideal é sair de casa no máximo às 07 da manhã (se seu hotel for no centro).

Praça Sao Pedro em dia de audiencia papal

Antigamente entrava-se na praça por qualquer lado, através de qualquer coluna, era tudo livre. Infelizmente depois dos atentados de Paris, hoje existem duas entradas para a praça por causa do controle de metais que todos devem passar neste momento: à direita (Via di Porta Angelica) e à esquerda (Via Paulo VI), vindo da Via della Conciliazione.

Pessoas chegando para a audiencia papal

Uma vez passado o controle, vamos dizer, depois de meia hora de fila obrigatória de segurança, sentam-se nas cadeiras dispostas na praça e às 09h alguns padres começam com  as bençãos  e a receber as pessoas do alto das escadarias de entrada, lugar exclusivo para clero e personsalidades importantes.


Basílica de São Pedro, ROma
Atravessando a Ponte Sant'Angelo

O papa chega às 10h e dá duas voltas na praça com o papamóvel, nos corredores que ficam abertos e dividem a praça em dois enormes retângulos. Pacientemente ele passa perto das pessoas, para depois voltar ao centro do alto da entrada da basílica e iniciar uma missa, que é traduzida em várias línguas, por vários padres, após a fala do papa. Essa reza e benção do papa, que é chamada Audiência papal dura uma hora neste momento com o Francisco (com o Ratzinger durava mais de 2h). Então às 11h o papa vai embora e inicia-se a evacuação da praça.

O fato é que o papa é sempre o papa, amado e as pessoas ficam muito felizes em vê-lo, até os não praticantes ou os curiosos.

Para solicitar os tickets, que são gratuitos, é necessário mandar um fax à prefeitura da Casa Pontifícia, número Fax: +39 06 6988 5863 e aguardar a resposta. O formulário que deve ser preenchido e enviado via fax para a solicitação pode ser baixado na página http://www.vatican.va/various/prefettura/it/biglietti_it.html.

Complexo de Santo Espírito em ROma
Via della Conciliazione, a caminho da Praça São Pedro

Com a resposta do Vaticano, que chega pelo correio, você vai ao Portão de Bronze entre às 15 e às 19.30h do dia anterior à audiência e retira os tickets. É também possível retirar os tickets no mesmo dia da audiência, entre às 08h e 10h. Achei este fantástico mapa da cidade do Vaticano no site oficial do Vaticano: http://www.vatican.va/news_services/press/documentazione/documents/sp_ss_scv/informazione_generale/sp_ss_scv_info-generale_it.html#Piantina della Città del Vaticano


O obelisco de Calígola, do antigo circo, desde 1527 no meio da praça

A vantagem em ter os tickets é ter o direito de se sentar nas cadeiras dispostas na Praça São Pedro. Apesar da capacidade da praça ser de 224.000 pessoas, e justamente por essa razão, é aconselhável ter estes tickets.

O que todo mundo (a minha opinião em relação a assuntos de Itália são sempre tendenciosas) diz a respeito da audiência com o papa é que vale a pena, pois você partecipa ativamente da instituição católica na sua própria sede... além do Papa Francisco ter um grande carisma!

Qual a diferença entre o Angelus e a Audiência papal de quarta feira? Saiba sobre o que é o Angelus aqui: http://guiaderoma.blogspot.de/2012/12/o-que-e-o-angelus.html

Garanta a sua viagem na Itália com guia em português particular da mais alta qualidade; não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário