Basílica de São Lourenço Fora dos Muros


Nave central da basílica de São Lourenço em Roma

A Basílica de São Lourenço Fora dos Muros é uma das cinco basílicas patriarcais de Roma e um verdadeiro tesouro de preciosidades artísticas, históricas e religiosas.

São Lourenço morreu mártir durante o principado do Imperador Valeriano, no ano de 258. As fontes da sua hagiografia (descrição da vida dos santos) nos contam que ele teria sido grelhado vivo. Por esta razão ele é sempre representado segurando uma grelha, o objeto do seu martírio. No Juizo Final do Michelangelo , São Lourenço aparece logo abaixo do maravilhoso Cristo, levemente à esquerda:

São Lourenço, iconografia típica

São Lourenço foi martirizado por não querer entregar ao imperador tesouros da igreja que eram distrubuidos à viúvas, órfãos e pobres na sua diaconia. A igreja surge sobre a sepultura do santo, comemorado dia 10 de Agosto, dia da sua morte.

 
Fachada de São Lourenço Fora dos Muros hoje, foto de Georg Schelbert

A primeira construção também nos manda ao período do Imperador Constantino, o que faz desta basílica uma preciosidade paleocristã. A parte atrás e abaixo do altar (presbitério) é onde encontramos a antiga basílica do Papa Pelágio, do IV século, e a nave central foi construída por Onório III (papa famoso por ter aprovado a Regra da Ordem de São Francisco).

A fachada sóbria de tijolinhos com o pórtico provavelmente realizado pelos Vassalletto foi realizada em torno ao ano de 1220 e infelizmente destruída durante a II Guerra Mundial no triste bombardamento do bairro de São Lourenço.

Foto histórica de Wikipedia do séc. XIX, onde podemos ver os mosaicos que enfeitavam a fachada


No pórtico, vemos os excepcionais dois leões do antigo prótiro - comum na Idade Média mas poucos chegaram até nós! Além de significar força, na simbologia cristã o leão tinha a função simbólica de defender o espaço sagrado. Jesus foi descrito no livro do Apocalipse como "o Leão da Tribo de Judá" (Apocalipse 5,5) e na iconografia medieval é símbolo da justiça de Deus.

Assim que entramos na igreja vemos à esquerda a tumba do Cardeal Guglielmo Fieschi (1253), monumento com sarcófago do século III e baldaquino cosmatesco.

Sarcófago da Basílica de São Lourenço em Roma
Tumba do Cardeal Guglielmo Fieschi, São Lourenço Fora dos Muros

Baldaquino da Basílica de São Lourenço Fora dos Muros, Roma
Cibório dos Cosmatas, São Lourenço Fora dos Muros

Precioso o cibório dos Cosmatas, obra mais antiga assinada pelos marmorristas romanos, 1148.

Contra-fachada da Basílica de São Lourenço Fora dos Muros, Roma
Eu, no meu habitat natural, fotografando SEM FLASH a torto e a direito (:

Púlpito da Basílica de São Lourenço Fora dos Muros, Roma
Ambão e candelabro pasqual, também cosmatescos

Incrível a plataforma que sustenta o altar maior . Na parte superior, a cátedral episcopal e na parte inferior, a sepultura de São Lourenço.

Cátedra da Basílica de São Lourenço Fora dos Muros, Roma
Cátedra episcopal, trabalho dos Cosmatas

O maravilhoso mosaico que vemos no arco do triunfo de Cristo com santos é de mão-de-obra do VI século.

Mosaico do arco triunfal da Basílica de São Lourenço Fora dos Muros, Roma
Mosaico do arco do triunfo, Basílica de São Lourenço Fora dos Muros

A excursão poderia continuar pelo pátio, catacumba de Santa Ciriaca e explorando a parte inferior da chamada basílica pelagiana... mas a este ponto se quiserem uma visita completa, entre em contato com a gente!

Para compreender Roma são necesessários anos de estudo de arte, arquitetura e arqueologia e outros tantos anos para aprofundar este conhecimento e escrever artigos como este. Escolha uma guia profissional pois ela fará uma grande diferença na sua estadia.

Para escrever posts como são necessários anos de estudo sobre Roma. Visite Roma com uma guia autorizada e com experiência para aproveitar ao máximo a sua estadia.

Marcadores: , , , ,