Caravaggio

"(...) Emblemas claros, imagem perfeita da desgraça incurável da idéia que tudo o que faz o diabo,
 é feito de maneira excelente!(...)"

Flores do Mal, C. Beaudelaire, 1857

A vida de uma pessoa depois de ter visto seu primeiro Caravaggio nunca vai ser a mesma.

"Descanso na Fuga para o Egito", de Caravaggio - visitas guiadas em português
Descanso na Fuga para o Egito, 1597, 135,5 × 166,5 cm

Personalidade definida como "extravagante" por um de seus mecenas, o Cardeal Del Monte,
Caravaggio foi um Jimmy Hendrix, um Jim Morrison, uma Janis Joplin ou uma Amy Winehouse; mas viveu entre 1571 e 1610. Claro, a vida de uma pessoa que nasce para subir no pódio ao lado de Michelangelo e Leonardo Da Vinci não poderia ser simples!

"O Martírio de São Mateus", de Caravaggio - excursões com guia particular em português
Martírio de São Mateus, 1600, 323×343 cm

Personalidade genial e de sangue quente, teve seu trabalho valorizado somente trezentos anos após a sua morte, quando o histórico da arte Roberto Longhi lembrou ao mundo, que não teriam existido Ribera, Delacroix, Vermeer ou Rembrandt, se Caravaggio não tivesse aberto a estrada!

Sabemos que sua formação aconteceu na oficina de Peterzano (aluno de Tiziano), em Milão.

Na escola de Milão, Caravaggio não só aprende a técnica excelente do seu maestro, mas aprende a olhar para os sentimentos como um evento extremamente introspectivo, a pintar a natureza mais parecida com o que os olhos vêem; as sombras passaram a ser inseridas com a intenção de reforçar o efeito do chiaroscuro (claro-escuro) e de escrutinar a natureza do Homem e do mundo que o circunda.

Sabemos que em 1590 Caravaggio já estava em Roma e  trabalhava na oficina de Cavalier D'Arpino, um pintor manierista com uma carreira estável e de sucesso; sua vida era muito dura, seu tempo dividido entre doenças, vícios e a pintura, acompanhados de muita miséria.

"O Baco doente", de Caravaggio - excursões com guias particulares em português
Bacchino Malato, 1593-4, 67×53 cm

Durante o um período no hospital, acredita-se que pintou o famoso "Bacchino malato", em torno aos anos de 1593-95.

Tudo mudou quando o Cardeal Del Monte o levou para casa, lhe deu um salário e o apresentou para a alta sociedade romana. Peraí, tudo não, pois a essência do nosso roqueiro continuava a mesma: prostitutas, bebedeiras, brigas e um currículo de boletins de ocorrência na polícia que só aumentava. E Caravaggio pintava... é deste período a maravilhosa "Madonna dei Pellegrini", retrato de sua amiga Lena com seu filho de três anos.

"Madonna dos Pelegrinos", do Caravaggio, gênio do Barroco
Virgem dos Peregrinos, 1604-06, 260×150 cm

Seguem Fanciullo con canestro di frutta, I bari, Maddalena penitente, San Francesco di Assisi in estasi, I musici, San Francesco in Meditazione, Ragazzo morso da un ramarro, Suonatore di liuto, Fuga in Egitto, Canestro di frutta, Bacco, Buona Ventura, a famosa Medusa, Santa Caterina d'Alessandria, Davide e Golia, Sacrificio di Isacco, San Giovanni Battista, Marta e Maria Maddalena, Ritratto di Maffeo Barberini, Narciso, Giuditta e Oloferne, Vocazione di San Matteo, Martirio di San Matteo, Crocefissione di San Paolo, Crocefissione di San Pietro, Incredulità di San Tommaso, Cenna in Emmaus, San Matteo e l'angelo, San Giovanni Battista, Cattura di Cristo, Amore vincit Omnia, Incoronazione di spine, Sacrificio di Isacco, Deposizione di Cristo, Morte della Vergine, Madonna con bambino e Sant'Anna, Madonna dei Pellegrini, Ritratto di Papa Paolo V.

Em 1606, depois de muitas brigas acontece o pior, e Caravaggio fica gravemente ferido depois de uma briga, mas seu oponente, um tal de Ranuccio, morreu.

Condenado à decapitação, começa a fuga que vai ter um triste fim em 1610, numa praia a 40km de Roma.

Protegido pela família Colonna, Caravaggio chega em 1607 a Nápoles, onde morou e pintou intensivamente por um ano (memorável a tela Le sete Opere di Misericordia).

"Deposição de Cristo", Caravaggio, gênio do Barroco
Deposição de Cristo, 1602-4, 300 x 203cm

Somente a obtenção de um título de cavaleiro (e com a consequente imunidade adquirida) poderia salvá-lo. A fiel família Colonna ajuda Caravaggio a chegar em Malta, onde pinta a Decollazione di San Giovanni Battista (uma tela de 1608 que mede 5,20m X 3,61). Com essa pintura, Caravaggio obtém o famigerado título de Cavaliere di Grazie.

"Natividade" de Caravaggio, tela infelizmente roubada Caravaggio, excursões com guias de turismo em português
 "Natividade com os santos Lourenço e Francisco de Assis", ~ 1600-1610 - tela roubada do oratório de S. Lourenço, Palermo, ainda desaparecida.

Entre 1600 e 1610, Caravaggio pintou uma cena de natividade.  Como ver um quadro de Caravaggio? Neste caso, observe, por exemplo, como essa representação do grande maestro exalta a pobreza e a naturalidade dos personagens, fazendo com que as pinceladas a óleo pareçam uma fotografia aos nossos olhos pós-modernos. O barulho faz-se silêncio e a malinconia é lida na linguagem corporal e nos olhares dos personagens ao redor do recém-nascido. O duro jogo de luzes e sombras é aliviado graças à presença etérea do anjo que, pairando no ar, dá a confirmação certeira da origem divina deste menino-deus.


Mas, voltando à nossa história, o que acontece?! Em vez de suspirar aliviado e pensar nos milhares de outros quadros que poderia pintar para que pudéssimos admirar a sua inteligência, sensibilidade e habilidade, se mete em outra briga, mas desta vez com um nobre! Neste momento descobrem  que Caravaggio tinha sido condenado à morte, e ele é preso. Como um super-herói, escapa da prisão e vai à Sicilia, mas a este ponto ele é duplamente perseguido e seu título de cavaliero é revocado. Siracusa, Messina e Palermo o recebem e ele pinta a Adorazione dei Pastori,  La Resurrezione di Lazzaro e La Natività.

De Palermo, retorna à Nápoles, onde é massacrado pelos fiéis do nobre maltês com quem ele tinha comprado a briga. Alguns até pensaram que ele tinha morrido, mas o nosso Bruce Willis não morre facilmente e inaugura una nova estação na sua pintura com Santa Orsola e com o Davide con la testa di Golia.

Grafiti de quadro de Caravaggio em Trastevere, visite Roma com uma guia que fala a sua lingua
Grafiti com detalhe de obra de Caravaggio, em Trastevere

No meio-tempo seus protetores de Roma estavam quase conseguindo que papa Paulo V assinasse a sua graça.

Caravaggio morreu em circunstâncias pouco claras em Porto Ercole e foi enterrado numa fossa comum do cemitério de São Sebastião.

Em 2002 foi erguido um monumento em homenagem ao grande pintor. Oito anos depois foram exumados espólios deste cemitério numa tentativa de identificar os restos de Caravaggio. Vários laboratórios científicos confirmam o achamento, que foi posteriormente enviado de volta à Porto Ercole, e estão agora no interior de um forte.

Intrigas e relações delicadas entre os séculos XVI e XVII. E se essa imagem que ficou para nós do Caravaggio tivesse sido construída pelo poder por que ele era um personagem que incomodava muita gente com a sua pintura? Ah, para desvendar este mistério, saber por quais ruas caminhava, e tudo o que se sabe sobre este gênio, entre em contato e reserve já o seu tour "Caravaggio"!
Para compreender Roma são necesessários anos de estudo de arte, arquitetura e arqueologia e outros tantos anos para aprofundar este conhecimento e escrever artigos como este. Escolha uma guia profissional pois ela fará uma grande diferença na sua estadia.

Se alguém gamar no Caravaggio, pode ver o filme feito pelo inglês Derek Jarman (1986) https://www.youtube.com/watch?v=N_TAZbRwxY8.

Marcadores: , , , , ,