segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Uma paixão chamada Assis

"(...) Louvai e bendizei a meu Senhor, e dai-lhe graças
e servi-o com grande humildade…"
São Franciso de Assis, Cântico das Criaturas, São Damião, 1224.

Existem vários bate-e-volta que eu aconselho a partir de Roma e sem dúvida Assis é um deles. 

Sair de Roma cedinho para chegar lá pelas 10h da manhã em Assis é uma verdadeira experiência inesquecível, daquelas que só quem já fez pode entender e aconselhar.

A atmosfera da beleza discreta e pungente da Umbria já começa a ser sentida depois de quase uma hora de percurso, após a bifurcação da cidadezinha de Orte: o terreno começa a se encrespar em colinas que se transformam em montanhas, alternados por grandes vales, até chegarmos ao Monte Subásio, que faz parte dos Apeninos e é onde se encontra Assis

Tem alguma coisa inexplicável no ar que já nos traz tranquilidade, antes mesmo de subirmos os ~ 400m de altitude que nos leva à praça que será a nossa entrada à cidade, com a Basílica de Santa Clara, realizada em 1257. 

Aqui descemos e iniciamos o nosso dia em Assis com uma deliciosa pessoa que é a nossa guia de turismo que fala português!

Viagem à Assis
Linda fachada da Basílica de Santa Clara

A primeira coisa que captura o nosso olhar é a beleza da alternância das faixas de cores branca e rosa da fachada, com pedras umbras, e, naturalmente o gótico italiano, e mais precisamente franciscano, com linhas simples e austeras, que tentam imitar na forma o que os famosos santos
desta cidade pregaram.

Antes de entrar, observe que maravilha de rosácea filtra a luz da basílica, composta por uma dupla circunferência de colunas torsas (que significam força e estabilidade), além do portão com os leõezinhos e as coluninhas fininhas que nos convidam a entrar. 

Viagem à Assis
Rosácea, Basílica de Santa Clara, Assis

No interior destra igreja, vemos entre outras coisas o famoso crucifixo de São Damião na Capela do Crucifixo, que "disse" a São Francisco a famosa frase "Vai, Francisco e reconstrói a minha igreja, que como você vê, está em ruínas." Nesta capela existem algumas relíquias dos dois santos (Francisco e Clara).

Em seguida vemos a Capela do Sacramento, onde podemos apreciar alguns afrescos da escola de Giotto, com o ciclo: Deposição, Descida ao sepulcro, Ressureição, São Jorge, Natividade de Cristo e a Adoração dos Magos.
Os espólios de Santa Clara se encontram na cripta, na parte inferior do altar.

Depois de ter visto o interior da basílica, a nossa guia nos introduz ao fantástico mundo de São Francisco e Santa Clara, numa eloquente tentativa de nos transportar no tempo, mais precisamente no início do século XII, que foi o período em que os santos viveram aqui.

Viagem à Assis
Nós, ouvindo as explicações da guia na frente da Basílica de Santa Clara,

Viagem à Assis com guia em português
com vista para um grande vale.

De lá, partimos em direção à grande Basílica Superior, mas, como aqui na Itália não pode ser diferente, nos esperam tantas supresas no caminho.

Paramos, por exemplo, na Praça da Chiesa Nuova para ver a casa dos pais de São Francisco, onde o santo viveu até os 24 anos e onde ficou preso depois de vender tecidos para reconstruir a igreja de São Damião.

Viagem à Assis com guia em português
A guia nos dá explicações em português sobre a cela onde o Santo ficou preso!

Viagem à Assis com guia em português
Lugar da prisão de São Franciso

Quando saímos, estamos a poucos metros da Praça del Comune, o antigo centro da cidade, com o Palácio del Capitano del Popolo (literalmente "do Capitão do Povo), sede da Podestà (sede do governo da Alta Idade Média) que hoje é a Sede Internacional dos Estudos Franciscanos.

Viagem à Assis com guia em português
Piazza del Comune

Viagem à Assis com guia em português
Piazza del Comune em direção à Basílica Superior, 
com a direita o Templo de Minerva, do séc. I d.C. 
e a Torre del Popolo (a Torre do Povo), séc. XIII 

Como toda colônia romana que se preze (a antiga Asisum foi conquistada pelos romanos no ano de 399 a.C.), temos um pequeno museu arqueológico, assim, pequeno, no meio do caminho...

Viagem à Assis com guia em português
Centro-histórico de Assis

Enfim chegamos na Basílica Superior de São Francisco, que no tempo do santo era o lugar onde matavam os condenados à morte, que foi onde o santo escolheu para ser enterrado.

Basílica de São Francisco de Assis com guia em português
A Basílica Superior de São Francisco

O programa completo "Lugares Franciscanos" também leva você à Basílica de Santa Maria dos Anjos, São Daniel e a gruta onde santo viveu.

Depois de ir à Assis, você nunca mais será o mesmo, palavra de honra - confira a recensão do grupo da Lílian no Trip Advisor!

Para saber mais sobre o nosso passeio com guia em português "Lugares Franciscanos", por favor leia o post http://guiaderoma.blogspot.it/2017/04/assis-de-sao-francisco.html

De brasileiros para brasileiros na Itália:
reserve aqui a sua guia de turismo que fala português

2 comentários:

  1. Olá,
    Fiquei interessada por este passeio, você sabe me dizer qual o valor por pessoa? :)
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor, para solicitar orçamentos, por favor escreva um email para patcarmobaltazar arroba gmail.com com o número de pessoas que deseja partecipar ao passeio. Obrigada, Patricia

      Excluir