sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Bate-e-volta à Capri

Adiciono mais uma excursão bate-e-volta para quem vem com tempo à Roma (ou está hospedado em Nápoles): Capri.

Capri é uma ilha onde podemos chegar através de vários portos: de Nápoles, Sorrento, etc. Ideal é fazer esta excursão a partir de Nápoles, para quem está conhecendo a magnífica "Campania", que é como se chama a região das cidades de Nápoles, Pompéia, Capri, Amalfi, Sorrento, Herculano, Paestum, Campi Flegrei...
A partir de Roma é uma excursão aconselhada para grupos ou famílias jovens, com muita vontade de passar 3h de estrada para ir e o mesmo para voltar - que, para nós que moramos aqui são várias horas, considerando que a partir do porto de Nápoles pega-se o hidrofoil para chegar em Capri e tudo isso envolve uma logística que envolve bastante tempo. Dito isso, vou mostrar aqui as fotos de um bate e volta com um grupo de meninas super-animadas de Vitória que fizemos em 2014.

Fretei um microônibus particular pras amigas da Catarina, e lá fomos! 

Vista do mar em Capri
                                            foto de David Pritchard                                                      

Primeiramente vale a pena esclarecer que Capri não é uma praia, mas uma ilha! Não é realístico pensar e fazer um tour "rapidinho" à Capri e depois fazer a Costiera Amalfitana, etc. Para chegar  à Capri é necessário contar com o hidrofoil que parte do porto de Nápoles, com horários mais ou menos regulares, e o mesmo para o retorno!


Onde fica Capri: mapa.
Veja a distância da ilha de Capri em relação à Nápoles

Para quem está em Roma, é passeio que dura o dia inteiro, para curtir.

O nosso percurso em português oferece uma panorâmica do centro histórico a partir da Piazzetta, Jardins de Augusto, o jardim do monastério de São Tiago, e o mirante de Tragara


Propomos também um passeio de barco que dura uma hora para admirar a paisagem marinha maravilhosa desta região, onde vemos a gruta branca, gruta verde e a gruta do coral



Capri com guia em portugues
Eu e o grandioso capitão que nos levou para o passeio ao redor da ilha!

Saindo com o nosso capitão!
A habilidade do capitão nos permite de entrar em marcha ré dentro das grutas para apreciar as formações rochosas e apreciar a cor da água


Nosso grupo em barco, passeando em Capri
Obviamente as meninas adoraram!

Os famosos "faraglioni" em Capri
O famoso Faraglione, foto de Birnardo dos Jardins de Augusto

Vista de gruta em Capri, com o mar azul!
Passeio de barco para ver as grutas, foto de Pablo Monteagudo

Espuma do nosso barco no mar de Capri
A espuma do nosso motor deixando os rochedos maciços para trás!

Mais uma gruta visitada no nosso passeio de barco à Capri
Gruta do coral, foto de Gema Merina

Quem tiver a possibilidade de passar um ou dois dias na ilha e nadar (como na foto aqui embaixo), pode se considerar uma pessoa de muita sorte! Ver toda essa água é muito inspirador, o primeiro instinto é cair nela na hora, coisa que não podemos fazer num passeio de um dia, infelizmente!

Capri com guia em portugues
Duas crianças nadando atrás de rochedos


Jardins de Augusto, passeio em Capri
Jardins de Augusto, de ho visto Nina volare

Nosso grupo e eu em Capri
Foto do nosso grupo super-feliz dos Jardins de Augusto, com vista para os "Faraglioni"

A visita à Capri pode ser feita a partir de Nápoles, cruzeiros estacionados no porto, ou Roma (naturalmente é muito prático visitar Capri a partir de Sorrento e Amalfi).

O ideal é reservar um dia inteiro para esta excursão, pois com o hydrofoil o horário da excursão é muito elástico, pois depende de várias condições: se têm muitos cruzeiros estacionados, se é alta estação...  Pompei/Capri é um clássico, mas eu, pessoalmente desaconselho esta correria - não é pensável conhecer tudo em uma ou duas viagens, por isso a melhor coisa é tranquilizar-se em relação ao tempo e escolher sabendo que vai ter que voltar pra ver o resto!

A maior parte dos passeios na Itália não são feitos para ser vistos correndo, pois são como a maravilhosa comida mediterrânea, devem ser sa-bo-re-a-dos.


Vista do mar de Capri
Foto de Luca Di Ciaccio

A ilha é famosa por várias razões. A característica mais peculiar à ela são as cavernas que se formaram no seu perímetro, sobretudo pela sua diversidade.
Os imperadores Tibério e Augusto passaram muito tempo aqui, até Calígola veio à ilha quando era jovem.

Muitas vezes a famosa Gruta Azul está fechada, seja pelo vento, seja pelo mar bravo. Não se desanime, pois o passeio ao redor da ilha é maravilhoso, e voce vai ficar super  satisfeito  de ter vindo até aqui mesmo assim.

Ruas de comércio em Capri

Reserve tempo para comer com vista! A baía de Nápoles é encantadora, com Sorrento à direita e Procida à esquerda, por isso aconselho aproveitar cada minuto! Se você comer peixe, vai se sentir em casa; se for vegetariano, vai ter alternativas como a famosa salada grega, com queijo de cabra e cebola de Tropea, ou as verduras grelhadas que salvam os vegetarianos em várias ocasiões!

Aconselho a focaccia antes de iniciar; um branco "della casa" pode dar conta do recado, se não entender de vinhos ou não quiser gastar tanto.

Eu trouxe um monóculo e confesso que apesar do peso na (enorme) bolsa também é  recompensado cada minuto, pois chegar nos Jardins de Augusto (onde a entrada custa €1) e observar os rochedos, a vegetação e a água com ele é um luxo!

Hotel em Capri, centro histórico

Até os gatos da ilha são dóceis, e famosos pelo seu caráter. São lindos de verdade!

Gato em rua de comércio , passeio em Capri
Gato maravilhoso e simpático!

Eu comi no Capris, e achei muito boa a salada, além da vista privilegiada!

Restaurante em Capri com vista
Focaccia típica napoletana 

Passeio e almoço em restaurante com a gente em Capri
Meus colegas foram de Isalata di Mare


Opção vegetariana em Capri, passeio com guia
Eu fiquei com a opção vegetariana: Isalata Greca

Uma coisa muito especial de Capri são os perfumes da Carthusia, que existe desde 1948, com uma lenda que volta ao tempo, no ano de 1380, quando Giovanna D'Angiò veio à ilha e um padre preparou perfumes com flores da ilha para recebê-la - vale um pulo e umas comprinhas um lugar tão especial!

Perfume de Capri
Entrada da Carthusia

Uma outra coisa típica da ilha são os limões, que quando crescem podem atingir o tamanho de uma romã que a gente tem que segurar com duas mãos! Todos os produtos da ilha que contém limão são genuínos, sem agrotóxicos e deliciosos! Experimente a granita... e com esta vista maravilhosa, quero ver se no dia seguinte não vai acordar pensado que tudo o que viveu foi um sonho!

Eu, tomando granita de Limão em Capri!
Eu e minha granita de limão.

De brasileiros para brasileiros na Itália: reserve aqui a sua guia de turismo que fala português.

Restaurante Capris
Via Roma, 38 - 80073 Capri
Tel +39 081.837.7108

Carthusia, perfumaria histórica de Capri
Factory: Viale Matteotti, 2d - Capri
Showroom: Via Federico Serena, 28 - Capri
Via Camerelle, 10 - Capri
Anacapri: Viale Axel Munthe, 26
Sorrento: Corso Italia, 117
Aeroporto Capodichino - Napoli
Via della Tartana SNC - Positano

Nenhum comentário:

Postar um comentário