terça-feira, 26 de novembro de 2013

Exposição "Augusto" em Roma

"Recebi uma cidade de tijolos, vos devolvo uma de mármore."
(citado em Svetonio, Vida dos Césares, Aug., XXVIII,3)
fotos de MMarftrejo

Até dia 9 de Fevereiro de 2014 , quem estiver em Roma poderá ver a explêndida exposição organizada pelo bimilenário da morte do Imperador (19 de Agosto de 14 d.C.).

A expo apresenta etapas da deslumbrante história pessoal de Augusto, que representou também o nascimento de uma nova época histórica. Sobrinho e filho adotivo de César, Augusto foi um personagem de um carisma excepcional e grande intuição política. Este grande homem conseguiu colocar fim nos longos anos de lutas civis que estavam consumindo a República romana e inaugurar uma nova estação política: o Império.

O seu principado (termo que os historiadores utilizam para designar o Império Romano a partir de 27 a.C.) durou mais de quarenta anos e é o mais longo na história de Roma. A extensão dos territórios dominados por Roma iam de todo o Mar Mediterrâneo: Da Espanha à Turquia, ao Magreb, à Grécia e à atual Alemanha.


O final das guerras civis levou a um período de paz, prosperidade e abundância. É nesta época em que conceitos como paz, piedade e concórdia foram cantadas por grandes poetas como Virgílio e Horácio, bem como por todos os intelectuais do grupo de Mecenas.

A expo na Scuderie del Quirinale  conta com uma seleção de obras de arte de imenso valor artístico e propõe um percurso que entrelaça  a vida e a carreira do principe com o nascimento de uma nova cultura e uma nova linguagem artística, que formou o húmus da sociedade ocidental.

Várias estátuas de Augusto foram colocadas pela primeira vez lado a lado, como o Augusto Pontifício Máximo de Via Labicana (do acervo do Museo Nazionale Romano), e o Augusto di Prima Porta (do acervo dos Museus Vaticanos). Esta última foi posicionada ao lado do famoso modelo clássico Doríforo (Policleto, ~450 a.C.), do acervo do Museo Archeologico de Nápoles.
Pela primeira vez na Itália, poderemos admirar uma estátua equestre do Imperador em bronze, devolvida pelo mar Egeu em 1979. Nós ficamos sempre muito felizes em ver estátuas em bronze, pois a maior parte delas não sobreviveu à sede de metais durante a Idade Média!

Além destas preciosidades, estão também presentes nesta exposição os rilievi Grimani: uma série de alto relevos com tema animais e seus filhotes, representações típicas da idade augústea, com o significado de paz, serenidade, prosperidade e renovamento.




Scuderie del Quirinale 
Via XXIV Maggio 16
Dom-5as feiras das 10h às 20h
Sextas e Sábados, das 10h às 22.30h
Tickets € 12 inteiro / € 9,50 meio

até dia 9 de Fevereiro de 2014

2 comentários:

  1. Oi, Patrícia!
    Estive em Roma algumas vezes e, por duas ocasiões, passei pelo Mausoléu de Augusto. Na primeira vez, há dez anos, fiquei decepcionada com seu estado de conservação. Dá pena olhar para aquele monumento grandioso e ver em que estado de abandono ele se encontra! Além disso, algo me chamou muito a atenção: haviam vários objetos colocados sobre as colunas (muretas) existentes entre as grades de proteção do Mausoléu. Era tudo muito estranho, pareciam oferendas! Havia de tudo: bonecos, cartas, pedras, talheres, cacarecos em geral. Fiquei curiosa, pesquisei na internet sobre o que seria aquilo tudo e não descobri nada!
    Voltei à Roma no ano passado e, mais uma vez, lá estavam os cacarecos sobre as coluninhas! Estava indo em direção ao "Ara Pacis" e o local estava meio ermo, fiquei com bastante medo (tinha umas cartas, uns desenhos estranhos!). Você já ouviu falar sobre essas coisas? Não encontrei nada sobre isso na internet. Será que você pode me ajudar a esclarecer esse mistério?
    Um abraço e obrigada!
    Flávia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Flavia, obrigada pelo comentário. Acho que você está falando de obras do Fausto delle Chiaie, um artista plástico romano se formou na Academia de Belas Artes de ROma e que utilizava o mausoléu de Augusto como palco para intervenções de seus trabalhos. Voce pode ver um pequeno documentário sobre o seu trabalho aqui no https://www.youtube.com/watch?v=R4aWcWxLzOE.

      Excluir